Data de Publicação: 12/08/2022

  • Novidades são lançadas na Lat.Bus Transpúblico, em São Paulo, maior evento de mobilidade do Brasil e da América Latina
  • Sistema de frenagem de emergência ABA 5, assistente de ponto cego e controle inteligente do farol alto são destaques entre 10 novos recursos disponíveis para a linha O 500 de chassis para ônibus rodoviários
  • Pacote com 21 itens tecnológicos amplia ainda mais o alto nível de assistência à condução para o motorista e de segurança para os passageiros e demais veículos e pedestres nas vias e estradas
  • O 500 RSDD com novas tecnologias de segurança e com o novo motor Euro 6 está disponível para demonstração real do sistema de frenagem de emergência ABA5 e do assistente de ponto cego SGA
  • Avanços em tecnologia de segurança reafirmam o compromisso da Mercedes-Benz com o ecossistema do transporte responsável, seguindo os pilares ESG no Brasil
  • Clique aqui e confira as nossas tecnologias de segurança ativa em demonstração

Mercedes-Benz do Brasil tem consolidado os ônibus O 500 rodoviários como os mais completos em segurança no mercado. Reafirmando esse posicionamento do produto, a marca lança 10 novos recursos tecnológicos na Lat.Bus Transpúblico 2022 – Feira Latino-americana do Transporte. Juntamente com a 35ª edição do Seminário Nacional NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), este é o maior evento da mobilidade no Brasil e na América Latina, que ocorre, entre 9 e 11 de agosto, na São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, na capital paulista.

Entre as novidades destacam-se o ABA 5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência, o assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto.

O sistema de frenagem de emergência (ABA 5) intervém em caso de colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via, além de reconhecer ciclistas e pedestres em movimento, que é a grande novidade dessa tecnologia. Primeiramente, o ABA 5 emite um alerta visual e sonoro para o motorista. Se não há reação, o sistema automaticamente realiza uma leve intervenção nos freios ou pode chegar até a uma frenagem de emergência, se for o caso. Isso reduz o risco de colisões e minimiza efeitos de um eventual acidente. Além disso, os freios permanecerão acionados após a parada total do ônibus, até que o motorista efetue algum comando no pedal de freio ou acelerador.

No caso do assistente de ponto cego (SGA), o sistema identifica o que acontece do lado direito do ônibus, detectando carros, motos, veículos em geral, ciclistas e pedestres, parados ou em movimento. A atuação do SGA resulta em mais segurança nas vias e mais tranquilidade para o motorista.

Segurança e comodidade para o condutor do ônibus também são garantidas pelo controle inteligente de farol alto (IHC). O sistema opera de forma autônoma e assim o motorista pode se concentrar ainda mais na via e no tráfego. O sistema utiliza a câmera do LDWS, possibilitando total integração com o farol do encarroçador.

“Com esses dez novos itens, agora são 21 recursos tecnológicos de segurança disponíveis para os ônibus rodoviários da família O 500”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Ou seja, nós efetivamente oferecemos aos clientes os ônibus mais completos do mercado e é isso que estamos mostrando na Lat.Bus, tanto no nosso estande, quanto no test-drive para demonstração real do sistema de frenagem de emergência ABA5 no O 500 RSDD. Aliás, este modelo também se destaca pelo novo motor com tecnologia BlueTec 6, solução da marca para atendimento à legislação de emissões Proconve P8, equivalente ao Euro 6, que entra em vigor no Brasil em 2023”.

“Os avanços constantes em tecnologia de segurança para ônibus rodoviários reafirmam o compromisso da Mercedes-Benz com os motoristas e os passageiros e com todo o ecossistema do transporte responsável”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nossa Empresa sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento de ônibus. E só chegamos até aqui porque pensamos no coletivo”.

Pacote de segurança com 21 itens de avançadas tecnologias

A linha de chassis Mercedes-Benz O 500 para ônibus rodoviários inclui vários modelos para curtas, médias e longas distâncias, bem como para fretamento e turismo. A oferta inclui versões de tração 4x2, 6x2 e 8x2, tanto para carroçarias convencionais, como para High Decker e Double Decker.

O notável pacote de avançadas tecnologias dos ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 ganhou 10 novos recursos na linha 2023:

  • ABA5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência da Mercedes-Benz que detecta ciclistas e pedestres em movimento.
  • SGA, assistente de ponto cego, que alerta o motorista quanto à presença de obstáculos do lado direito do veículo.
  • IHC, controle inteligente de farol alto, o qual garante maior visibilidade e segurança para outros veículos na via.
  • Transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas.
  • Sistema auxiliar de freio Intarder, Retarder de última geração.
  • Freio de estacionamento com comando eletrônico.
  • ESS, sinalização de parada de emergência.
  • Aviso de atar cinto de segurança para o motorista.
  • Sistema de freio de porta aberta, que somente libera os freios com a porta de entrada fechada.
  • Preparação para inibidor de partida.

11 itens de segurança já disponíveis para chassis de ônibus O 500 rodoviários:

  • ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo.
  • LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa.
  • TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus.
  • Piloto automático de velocidade.
  • Sistema de auxílio em rampa.
  • Top-Brake – sistema auxiliar de freio.
  • Sistema anti-tombamento.
  • EBS – sistema eletrônico de freios.
  • ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente.
  • ESP – controle eletrônico de estabilidade.
  • Freio a disco ou tambor.