Data de Publicação: 20/06/2023

  • Mais de 120 unidades receberão carroçarias Double Deck, fazendo do cliente o maior operador desses ônibus rodoviários de dois andares
  • Novos ônibus se destacam pela tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz para atendimento à legislação de emissões Euro 6
  • Novas tecnologias ampliam ainda mais o já elevado padrão de segurança para os passageiros e motoristas
  • Clique aqui e assista ao vídeo da entrega dos novos ônibus

O Grupo JCA adquiriu 485 ônibus Mercedes-Benz para renovação de frota, a serem encarroçados pela Marcopolo. Mais de 120 unidades receberão carroçaria Double Deck, fazendo do cliente o maior operador de Double Deck do País, com cerca de 500 unidades. Os novos ônibus começam a ser entregues a partir deste mês de junho.

O Grupo JCA é composto pelas empresas de transporte rodoviário de passageiros Catarinense, Cometa, 1001, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão; Opção Turismo e Fretamento; e Rápido Macaense de transporte urbano e rodoviário.

“Esta expressiva venda para o Grupo JCA nos traz dupla satisfação. Em primeiro lugar, por nos dar a oportunidade de novamente atender um grupo de empresas que são referências no transporte rodoviário e urbano de passageiros no Brasil e que atestam, mais uma vez, sua confiabilidade nos produtos da nossa marca”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Em segundo lugar, porque a escolha dos nossos ônibus para essa grande renovação de frota reafirma o alto padrão de qualidade que entregamos aos nossos clientes. Destaco especialmente a tecnologia BlueTec 6 para atendimento à rigorosa norma Euro 6 de controle de emissões e o pacote cada vez mais completo de segurança ativa, que reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental e com o ecossistema do transporte responsável”.

Grupo JCA optou pela renovação com veículos Euro 6

“Segurança e conforto aliados à sustentabilidade são pilares das operações do Grupo JCA. Havíamos planejado parte desta renovação para o ano passado, mas decidimos aguardar a implantação do padrão Euro 6 e optamos nessa compra pelos chassis da Mercedes-Benz, já equipados com a nova motorização, capaz de oferecer uma redução significativa em emissões, com a mesma confiabilidade, robustez e desempenho, para oferecermos o que há de mais inovador em nossas viagens”, diz Marcelo Antunes, Conselheiro do Grupo JCA.

O diretor-presidente do Grupo JCA, Gustavo Rodrigues, ressalta que o investimento de cerca de R$ 500 milhões foi feito mesmo com o mercado ainda se recuperando dos tempos de pandemia. “Consideramos essencial esse investimento para aprimorar a experiência dos nossos clientes. Ainda não alcançamos os patamares pré-pandemia, mas esse investimento na frota vai ser refletido na satisfação dos passageiros”.

Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais MI & Marketing da Marcopolo, celebra a aquisição e destaca que “estamos em um período positivo e acompanhamos a expansão dos negócios de empresas focadas no transporte de passageiros. O aumento da procura por viagens rodoviárias, o retorno das pessoas às atividades presenciais e o otimismo gerado pelo fim do isolamento, são oportunidades para compra de novos ônibus e a renovação das frotas para garantir o conforto e segurança dos passageiros”.

Tecnologia BlueTec reduz as emissões de poluentes

A linha 2023 de chassis de ônibus Mercedes-Benz se destaca no mercado pela exclusiva tecnologia BlueTec 6 de pós-tratamento de emissões, que atende à nova legislação Proconve P8 (Euro 6). Esta solução robusta, eficiente e confiável da marca assegura redução de 80% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio e de 50% nas de Material Particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5). 

O BlueTec 6 é uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz que resulta numa solução robusta de pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva). É a atuação conjunta desses três componentes que permite atender aos requisitos do Euro 6, reduzindo drasticamente as emissões de poluentes.

Pacote de segurança com 21 itens de avançadas tecnologias

A linha Mercedes-Benz O 500 de chassis de ônibus rodoviários inclui vários modelos para curtas, médias e longas distâncias, bem como para operações de fretamento e turismo. A oferta inclui versões de tração 4x2, 6x2 e 8x2, tanto para carroçarias convencionais, como para High Decker e Double Decker.

O notável pacote de avançadas tecnologias dos ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 ganhou 10 novos recursos na linha 2023:

  • ABA5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência da Mercedes-Benz que detecta ciclistas e pedestres em movimento.
  • SGA, assistente de ponto cego, que alerta o motorista quanto à presença de obstáculos do lado direito do veículo.
  • IHC, controle inteligente de farol alto, o qual garante maior visibilidade e segurança para outros veículos na via.
  • Transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas.
  • Sistema auxiliar de freio Intarder, Retarder de última geração.
  • Freio de estacionamento com comando eletrônico.
  • ESS, sinalização de parada de emergência.
  • Aviso de atar cinto de segurança para o motorista.
  • Sistema de freio de porta aberta, que somente libera os freios com a porta de entrada fechada.
  • Preparação para inibidor de partida.

11 itens de segurança já disponíveis para O 500 rodoviários:

  • ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo.
  • LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa.
  • TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus.
  • Piloto automático de velocidade.
  • Sistema de auxílio em rampa.
  • Top-Brake – sistema auxiliar de freio.
  • Sistema anti-tombamento.
  • EBS – sistema eletrônico de freios.
  • ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente.
  • ESP – controle eletrônico de estabilidade.
  • Freio a disco ou tambor.