Data de Publicação: 31/07/2018

  • Exposição de seis chassis – urbanos: O 500 U, superarticulado O 500 UDA e OF 1724 L; rodoviários: O 500 R, RSD e RSDD
  • Daimler Financial Services traz para o evento o “moovel”, plataforma integradora dos meios de transporte urbano
  • Serviços e parceiros de negócios, como o Banco Mercedes-Benz, também estarão no estande
  • Experiência Mercedes-Benz em combustiveis alternativos e veículos elétricos
  • Referência em ônibus, Mercedes-Benz participa do evento com o tema “Pensando no coletivo. Pensando no futuro
  • Clique no link abaixo e tenha acesso a todo material Mercedes-Benz na Lat.Bus & Transpúblico: http://m3midia.com/emk/mbb/n!rbv5/

Referência em ônibus, a Mercedes-Benz leva para a feira Lat.Bus & Transpúblico 2018 o mote “Pensando no coletivo. Pensando no futuro”. Num estande de mais de 1.400 m², estão expostos seis chassis da marca: os modelos urbanos O 500 U, superarticulado O 500 UDA e OF 1724 L e os rodoviários O 500 R, RSD 6x2 e RSDD 8x2.

Na área externa do pavilhão, ganham destaque, já encarroçados, um superarticulado e dois ônibus rodoviários da linha O 500. Além disso, no estande da Allison, está sendo apresentada uma versão do OF 1721 L com câmbio automático.

O lançamento do ACC, piloto automático adaptativo, é a grande atração tecnológica para ônibus rodoviários no estande da marca. Com essa novidade, a linha O 500 passa a oferecer 14 itens de segurança ativa, reduzindo o risco de acidentes e trazendo mais benefícios para os passageiros, motoristas e os outros veículos da via.

O estande da Mercedes-Benz no evento também traz as tecnologias EIS (sistema de desligamento automático do motor) e RKM (módulo de recuperação de energia elétrica). Esses sistemas reduzem o consumo de combustível, otimizando o custo operacional para as empresas, além de diminuir as emissões na atmosfera, melhorando a qualidade do ar.

Daimler Financial Services apresenta a “moovel” no evento

Também com foco em inovação tecnológica e conectividade, o estande da Mercedes-Benz contará com a participação da Daimler Financial Services – uma das divisões do Grupo Daimler que atua com dois pilares principais: serviços financeiros, como o Banco Mercedes-Benz no Brasil, e serviços de mobilidade – que irá demonstrar as características e potencialidades do inédito “moovel”, plataforma integradora dos meios de transporte urbano.

Líder de mercado na emissão de bilhetes móveis nos Estados Unidos, a “moovel” é uma solução de mobilidade do Grupo Daimler que oferece aos usuários a oportunidade de comparar vários meios de transporte, reservar e pagar diretamente por meio do aplicativo.

Um de cada dois veículos vendidos pela Daimler em todo o mundo estão sendo financiados ou alugados pela Daimler Financial Services. Ao longo dos últimos anos, a Daimler Financial Services criou um portfólio abrangente de novas soluções de mobilidade urbana, como car2go (compartilhamento de automóveis), plataforma integradora de meios de transporte urbano (moovel) e transporte por demanda (mytaxi). No total, mais de 23,5 milhões de clientes estão registrados nos diversos serviços de mobilidade em 110 cidades da Europa, América e China.

A Daimler Financial Services está presente na Lat.Bus & Transpúblico também com o portfólio de financiamentos e seguros oferecidos pelo                             Banco Mercedes-Benz para os clientes do segmento de ônibus. A instituição oferece um amplo portfolio de produtos financeiros, com o BNDES Finame, o Refrota (linha de crédito com recursos do FGTS da Caixa Econômica Federal para financiamento de ônibus urbanos), CDC e Leasing, além de seguros para ônibus rodoviários.

“O Banco Mercedes-Benz é um grande parceiro de negócios da Fábrica e da Rede de Concessionários”, afirma Walter Barbosa. “Atualmente, 7 de cada 10 ônibus Mercedes-Benz financiados são contratados pela instituição financeira da nossa própria marca”.

Alliance amplia oferta a frotistas de ônibus

Em termos de serviços, os principais destaques da marca no evento são as novidades da Alliance Truck Parts, os Planos de Manutenção para ônibus, o sistema de gestão de frota FleetBoard e suas ferramentas de telediagnose, o programa de fidelidade e recompensas Mercedes Club e ainda o Serviço Dedicado Conectado, pacote que reúne três serviços: Fleetboard, Planos de Manutenção e Oficina Dedicada.

O portfólio da Alliance foi incrementado para o segmento de ônibus. A oferta de itens para veículos multimarcas – que já conta com tambores e discos de freio, lonas e pastilhas de freio, filtros diversos, bombas d’agua, mangueiras de intercooler e turbinas – passará a incluir, ainda em 2018, baterias, terminais e barras de direção.

O custo atrativo das peças satisfaz os clientes que buscam mais economia na hora de fazer a manutenção de seus veículos, mas que não abrem mão da qualidade. Importante diferencial de mercado das peças Alliance é a garantia de 6 meses, sem limite de quilometragem, com cobertura em todo o território nacional.

Mercedes-Benz é referência em ônibus

“Pensando no coletivo. Pensando no futuro” – Com base nesse conceito, o estande da Mercedes-Benz no evento chama a atenção pelos elementos de design, inspirados num grafismo de árvores, com iluminação clean e moderna, enfatizando a evolução tecnológica, a conectividade com o futuro e as soluções em serviços.

“Não importa para onde vá a mobilidade, ela começa no nosso estande, com a Mercedes-Benz, que é referência em ônibus no Brasil e no mundo”, afirma Walter Barbosa. “Nossa marca está sempre inovando. Ela é o futuro da tecnologia, com qualidade, segurança, conforto, rentabilidade e confiabilidade”.

Para enfatizar essa Empresa que olha sempre para o futuro, nas mídias e informativos do estande vão conter o novo Mascote Robô da Mercedes que irá compor as novas Campanhas de Ônibus do Brasil. Esse robô reforça o conceito da avançada tecnologia, fazendo link com campanhas nas redes sociais, evidenciando a mobilidade, transporte coletivo e ônibus da marca.

Ainda no estande, os tótens informativos de tecnologias, peças e serviços serão interativos, eliminando, por exemplo, a distribuição de folhetos em papel e estimulando o uso digital e da conectividade. A loja da  Mercedes-Benz Collection complementa os atrativos para os visitantes.

Ampla experiência com combustíveis alternativos e veículos elétricos

Durante o evento, a Mercedes-Benz enfatiza também a ampla experiência da Empresa com o desenvolvimento de motores e ônibus para combustíveis alternativos e tração elétrica.

“Sabemos que o diesel, por sua tradição histórica e as grandes reservas existentes, é o combustível mais usado no Brasil e no mundo. Mas temos que investir em outras alternativas e o biocombustível de 2ª geração é um caminho a ser percorrido e bastante interessante”, ressalta Walter Barbosa. “Mas para que isso aconteça é necessário torná-lo economicamente viável no País”.

O Brasil é rico na oferta de produtos de origem vegetal e gordura animal, criando possibilidades para a produção de biocombustíveis, como, por exemplo, o HVO (Hydrotreated Vegetable Oil ou Óleo Vegetal Hidrotratado). “Se o País investir e mantiver a continuidade no desenvolvimento de alternativas como essa, terá mais opções de combustíveis no futuro, em especial para o transporte coletivo de massa. Além disso, é primordial que o Brasil invista em infraestrutura de produção para assegurar a utilização de biocombustíveis em grande escala”.  

Walter Barbosa informa ainda que, em relação à alternativa dos elétricos, a Mercedes-Benz do Brasil já participa de algumas iniciativas no País. “Temos parceria com a Eletra e vários ônibus da nossa marca, cerca de 70 trólebus em São Paulo, já rodam com a tecnologia elétrica”, diz ele. “Mas a maior utilização dessa alternativa ao diesel também terá que passar por infraestrutura adequada, ser economicamente viável para não onerar a população que utiliza transporte público e ter uma política de planejamento no País, a fim de garantir essa opção muito importante no futuro do nosso transporte coletivo”.  

O Grupo Daimler já detém essas tecnologias como alternativas à utilização do diesel. Por exemplo, movidos a GNV, Biodiesel HVO, Híbrido, células de combustível, de modo experimental, e os elétricos, que têm previsão de início de operação em 2019. Com a infraestrutura adequada e os custos operacionais compatíveis para o transporte público brasileiro, essas soluções podem ser trazidas para operação no Brasil, por meio da marca Mercedes-Benz.