Data de Publicação: 13/10/2017

• A marca entrega 308 ônibus urbanos e rodoviários para o país neste ano

• Desse total, 237 ônibus atuarão no transporte urbano nas cidades de Guayaquil, Quito e Cuenca

• Os 71 ônibus rodoviários serão destinados às viagens turísticas no território equatoriano

• Exportações da Mercedes-Benz aumentam 26% no acumulado do ano

Mercedes-Benz participa da renovação de frota no Equador com 308 ônibus exportados esse ano. Esses veículos serão entregues até o final de 2017 aos empresários equatorianos. Desse total, 237 são chassis urbanos que irão realizar o transporte público nas cidades Guayaquil e Cuenca, além de a capital Quito. Só na capital são transportadas diariamente cerca de 700 mil pessoas em rotas urbanas. Os outros 71 modelos rodoviários negociados serão destinados para viagens turísticas no território equatoriano.

Entre os chassis exportados estão os modelos urbanos OF 1721 e OF 1723 para as linhas interurbanas do país. O lote inclui também o micro-ônibus LO 915 para operações bairro a bairro, produto que se destaca pela sua agilidade nas regiões urbanas com áreas de topografia com aclives, declives, rotas estreitas e de difícil acesso.

No caso dos ônibus rodoviários exportados, o modelo escolhido pelos clientes foi o O 500 RS, desenvolvido para atender as viagens de curta e longa distância. Um dos destaques desse modelo é o conforto garantido pela suspensão pneumática e o motor Mercedes-Benz que desenvolve velocidades médias elevadas nos trajetos rodoviários.

Das 308 unidades comercializadas, 170 já seguiram para os empresários equatorianos entre janeiro e setembro deste ano, sendo 137 modelos urbanos e 33 rodoviários. Os outros 138 ônibus serão entregues até o final do ano. “O Equador está ganhando uma posição de destaque em nossas vendas para a América Latina. No mesmo período do ano passado foram comercializados 10 chassis para o Equador, enquanto esse ano alcançamos o número de 170 veículos comercializados. Isso representa um aumento de mais de 1000%”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

Essa negociação foi realizada por intermédio do representante comercial da Mercedes-Benz no país, o Autolider, presente nas cidades Guayaquil, Quito e Cuenca. “Os ônibus da marca têm forte aceitação nesse país, uma vez que as características de transporte coletivo brasileiro e equatoriano têm várias similaridades, além do amplo suporte oferecido aos clientes por meio dos serviços e peças da marca”, completa Schiemer.

Exportações da Mercedes-Benz no acumulado do ano

Mercedes-Benz do Brasil exporta seus veículos comerciais para cerca de 60 países de vários continentes. As exportações da Empresa cresceram 26% no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, considerando caminhões e ônibus. Foram exportados 11.157 veículos, enquanto no mesmo período do ano passado o volume atingido foi de 8.860 unidades.

Entre os meses de janeiro e setembro, a Empresa aumentou em 8,5% as exportações de ônibus. “O volume entregue nesse período é de 4.729 unidades ante as 4.359 exportadas no mesmo período do ano anterior. No segmento de caminhões o aumento foi ainda mais significativo, com crescimento de 43% comparando a exportação de 6.428 veículos nos primeiros nove meses desse ano com os 4.501 no mesmo período de 2016”, explica Schiemer.

Mercedes-Benz produz caminhões para todos os segmentos, desde leves, médios e semipesados até os extrapesados. No caso de ônibus, a marca tem também uma linha completa para atender o transporte coletivo nas aplicações urbanas e rodoviárias. Toda essa linha de veículos comerciais também está disponível aos clientes do mercado externo.