Data de Publicação: 16/06/2023

  • Baseada no Dia D Cliente, realizado há pouco mais de quatro anos pela Mercedes-Benz do Brasil, ação tem o objetivo de ouvir clientes de caminhões e ônibus, refletir sobre suas demandas e implementar soluções
  • 2º Customer Focus Day global mobilizou cerca de 15.000 colaboradores da Europa, Turquia e Brasil, sendo aproximadamente 3.300 funcionários da unidade brasileira
  • Sete empresas de transporte do Brasil participam do evento, transmitido  diretamente da fábrica de São Bernardo do Campo, assim como diversos clientes de outros países em unidades da Daimler Truck

Nesta terça-feira, 13 de junho, a Mercedes-Benz do Brasil, a partir de sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP), realizou o 2º Customer Focus Day da Daimler Truck. Esta ação global conecta, de forma presencial e online, cerca de 15 mil colaboradores de unidades da Europa, Turquia e Brasil em torno do objetivo de ouvir clientes de caminhões e de ônibus, a fim de conhecer, refletir e implementar soluções para novas demandas de quem transporta cargas e passageiros.

“Esse evento é um grande marco para a Mercedes-Benz do Brasil já que foi aqui que tudo começou em 2019 e se tornou referência para a marca Mercdes-Benz Trucks no mundo. Mais uma vez reunirmos os mais de 3 mil colaboradores das nossas três fábricas, reafirmando o nosso compromisso em entregar os produtos, serviços e soluções mais adequados às operações dos nossos clientes”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Ou seja, nosso compromisso permanente de estar em campo para ouvir opiniões, sugestões e necessidades dos clientes, a fim de propor soluções assertivas, acabou por motivar a Companhia a expandir, globalmente, a escuta a clientes de outros mercados além do Brasil”.

O Customer Focus Day mundial reuniu mais de 20 clientes, sendo 7 do Brasil, e contou com momentos interativos envolvendo Europa, Turquia e Brasil, além de atividades específicas para cada um dos mercados. A fábrica de São Bernardo do Campo (SP) é a base da ação no Brasil, que envolve também, pessoal ou virtualmente, funcionários de Juiz de Fora (MG) e Campinas (SP), de todos os escritórios de vendas no País e do Banco Mercedes-Benz.

O cliente em primeiro lugar é um pilar da estratégia corporativa

Karin Rådström, membro do Conselho Administrativo da Daimler Truck AG, responsável pelas regiões Europa e América Latina e pela marca Mercedes-Benz Trucks, enviou mensagem aos participantes do Brasil. “Estou feliz e orgulhosa por realizarmos esse evento como iniciativa global pela segunda vez. O cliente em primeiro lugar é um pilar importante da nossa estratégia corporativa. Não se trata apenas de fornecer caminhões, mas sim entender os negócios dos clientes e os pontos de dor que eles estão enfrentando e o que podemos fazer para aliviar esses pontos. Tenho certeza que se pudermos ajudar nossos clientes a serem bem-sucedidos, eles terão mais rentabilidade e confiarão ainda mais em nós como parceiros no futuro. Quando eles ganham, nós também ganhamos”.

Importância do painel de ônibus nesse evento global

Till Oberwörder, Chefe da Daimler Buses, também enviou mensagem aos colaboradores brasileiros. “Este é um dia especial porque temos um painel totalmente dedicado aos nossos clientes de ônibus. A marca de chassis de ônibus da Mercedes-Benz é uma referência no Brasil e no mundo, essa é uma verdade há mais de 65 anos. Desde que chegamos ao País, somos líderes invictos em vendas. Isso nos orgulha e é prova da qualidade e confiabilidade dos nossos produtos e serviços. Ao mesmo tempo, sempre há espaço para melhoria e inovação e queremos falar sobre essas possibilidades, a partir da perspectiva do cliente, com os convidados para este dia. Clientes e passageiros sempre terão novas necessidades e cabe a nós estarmos atentos, ouvir e responder com agilidade e prontidão. Todo nosso portfólio de chassis de ônibus BlueTec 6 no Brasil, que são mais econômicos, eficientes, seguros e inovadores para nossos clientes, é prova de que estamos atendendo às necessidades da sociedade brasileira, que espera veículos mais modernos, menos poluentes e mais eficientes. Além disso, temos o chassi de ônibus elétrico eO500U, que coloca a Mercedes-Benz do Brasil na era da eletrificação e é também uma resposta às necessidades de nossos clientes por soluções mais sustentáveis”.

Buscar oportunidades de inovação

Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina: “Ter uma ação exclusiva para focarmos no cliente é a prova de que o colocamos em primeiro lugar, seguindo nossas metas corporativas. O Brasil é diverso e os clientes de cada região têm necessidades específicas. Por isso é importante ter uma Rede de Concessionários forte e consolidada em todo o País, como é o caso da nossa rede. Precisamos entender o que os clientes esperam do novo portfólio de veículos BlueTec 6. Portanto, precisamos atuar com muito comprometimento e sempre buscando oportunidades para inovar e atender às necessidades dos clientes. Temos de trabalhar pelas tecnologias sustentáveis do futuro, isso também deve ser nossa missão. Os clientes esperam isso de nós e o Customer Focus Day é uma grande oportunidade de inovação para todos nós”, diz Achim Puchert.

Clientes levam suas demandas e sugestões ao evento

Várias atividades são realizadas ao longo desse dia na Daimler Truck. No Brasil, são promovidas Imersões Temáticas contando com a participação de executivos de empresas brasileiras. Do segmento de caminhões estiveram presentes: Agricopel (distribuição de derivados de petróleo e acessórios automotivos), APK Transportes (logística e transporte), Grupo Tombini (transporte rodoviário de cargas) e Transportadora Veronese (transporte de líquidos a granel e fretamento de passageiros). Do segmento de ônibus participam o Grupo NIFF (transporte urbano), Barraqueiro Transportes (rodoviário) e Rouxinol Viagens e Turismo (fretamento).

A programação contou ainda com pitches globais, com a participação de colegas brasileiros apresentando cases de sucesso da Mercedes-Benz do Brasil com foco na experiência dos consumidores.

As melhores soluções dentro da realidade do Brasil

“Com base no compromisso ‘As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução’, frequentamos as operações dos clientes, conhecendo sua rotina e necessidades, dentro da realidade do transporte no Brasil, podendo assim entregar as melhores soluções para cada demanda”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Como One Team, vamos vivenciar juntos este momento de parar e ouvir. E ao ouvir, podemos refletir sobre como cada colaborador e equipe podem ajudar a trazer soluções e melhorias que vão facilitar a operação dos clientes. Vamos pensar juntos em ações e processos que podem ser implementados em cada área da Empresa”.

“A Mercedes-Benz reforça com este evento, mais uma vez, o seu compromisso com os clientes e com todo o ecossistema do transporte. Mas o trabalho não acaba ao final do evetno. Este foi um pit-stop para avaliarmos as prioridades, reconhecermos as dores e refletirmos. Vamos aproveitar as sugestões recebidas, carregar a nossa energia e continuarmos a nossa jornada, trabalhando para todos que movem o mundo”, conclui Roberto Leoncini.