Data de Publicação: 21/11/2022

• “Montadora de Veículos Comerciais” – uma indústria cada vez mais 4.0 e alinhada aos princípios ESG
  • “Exportador” – presença histórica e marcante na América Latina e em outros continentes
  • “Liderança Empresarial” – Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais, eleito por sua atuação na Empresa e na Anfavea

Mercedes-Benz do Brasil conquistou tripla vitória no Prêmio AutoData 2022, que chegou à sua 23ª edição consolidado como uma das principais iniciativas de reconhecimento à indústria automotiva. Em evento realizado no dia 17 de novembro, que marcou os 30 anos da Editora AutoData, a Empresa recebeu dois troféus, tendo sido eleita vencedora nas categorias “Montadora de Veículos Comerciais” e “Exportador/Montadoras”. A terceira premiação foi entregue a Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil, eleito vencedor na categoria “Liderança Empresarial/Montadoras” também por sua atuação à frente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automores) no período de abril de 2019 a abril de 2022.

Este ano, 96 cases foram escolhidos pelos jornalistas da AutoData dentre mais de 300 concorrentes, a partir de reportagens publicadas na revista e na agência de notícias nos últimos 12 meses. Foram mais de três meses de eleição aberta no site da AutoData e também no Congresso Perspectivas 2023, quase 10 mil votos e mais de 20 vencedores, entre montadoras, fornecedores e personalidades do setor.

“As premiações deste ano têm um significado muito especial para nossa Empresa, afinal, seguimos lidando com uma das fases mais desafiadoras do mundo e da indústria, que é a pandemia da Covid-19. Isso resultou em paralisações de atividades, novos protocolos de saúde, falta de peças e componentes, entre vários fatores. Enfrentamos esses obstáculos com responsabilidade social e econômica, mantendo a Mercedes-Benz do Brasil competitiva como fabricante e exportadora de caminhões e ônibus”, diz Luiz Carlos Moraes. “Portanto, divido a conquista desses troféus com todos os colaboradores da Empresa, concessionários, fornecedores e parceiros”.

“Com relação à minha premiação em Liderança Empresarial, meu orgulho e alegria são imensos”, destaca Luiz Carlos Moraes. “Porém, para alcançar essa significativa vitória contei com o apoio e o comprometimento tanto do time da Mercedes-Benz como da Anfavea, que, durante meus três anos de gestão à frente da entidade, não mediram esforços para compatibilizar as atividades e as demandas do nosso dia a dia”.

Segundo o executivo, o Prêmio AutoData tem um significado muito especial porque é resultado da avaliação e indicação de jornalistas especializados juntamente com a votação de leitores e congressistas da AutoData. “Ou seja, um público que conhece profundamente o setor e que escolheu a Mercedes-Benz como referência em três categorias este ano, o que demonstra que estamos no caminho certo quando avançamos em conceitos como a Indústria 4.0 e em atendimento a diversos mercados de exportação, tanto da América Latina como de outros continentes”, diz Luiz Carlos Moraes. “Essa premiação nos motiva a valorizar ainda mais o apoio dos clientes, para quem trabalhamos diariamente a fim de entregar as melhores soluções”.

Uma indústria cada vez mais 4.0 e alinhada aos princípios ESG

Presente no País há 66 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e ônibus da América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros.

A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP).

A planta de São Bernardo do Campo abriga também o Centro Regional América Latina, que representa as marcas da Daimler Truck & Buses, e o CDT (Centro de Desenvolvimento Tecnológico), o maior da Daimler Truck fora da Alemanha para caminhões e chassis de ônibus, e o maior do segmento no Brasil. A unidade do ABC também é o Centro Mundial de Competência para desenvolvimento de chassis de ônibus, além de um player global do desenvolvimento de caminhões.

Em 2018, a Companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do País e lançou seu Campo de Provas, o maior do Hemisfério Sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, iniciou as operações em uma nova linha de cabinas. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Neste mesmo ano, estendeu os conceitos da Indústria 4.0 para sua linha de produção de motores em São Bernardo do Campo. Em 2023, a Empresa irá inaugurar, junto ao Campo de Provas de Iracemápolis, o Centro de Testes Veiculares que está sendo construído em parceria com a Bosch.

Mercedes-Benz é uma das empresas que mais se relacionam com startups, acreditando na potência dessas parcerias e trabalhando para construir um ecossistema dedicado à inovação. Dessa forma, segue as transformações digitais e a sociedade colaborativa e cooperativa, o que reafirma sua vocação para soluções inovadoras que agregam cada vez mais valor aos seus produtos, serviços e negócios.

Como exemplos de parcerias com startups, destacam-se a máquina inteligente com direção autônoma da Grunner para colheita da cana-de-açúcar e o caminhão Atego com Nível 4 (SAE) de automação, solução em parceria com a Lume Robotics para uso na fábrica da Ypê, fabricante de produtos de higiene e limpeza.

“Novos desafios surgem a toda hora aos usuários de veículos, ao meio ambiente, ao ecossistema do transporte responsável e à sociedade como um todo”, diz Luiz Carlos Moraes. “Nesse sentido, trabalhamos diariamente para equacionar eficiência com sustentabilidade e responsabilidade social, sem abrir mão da rentabilidade no transporte. É o que fazemos tendo como diretriz os pilares ESG na Mercedes-Benz do Brasil”.

Presença marcante na América Latina e em outros continentes

“A Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores exportadoras de veículos comerciais do País, reafirmando uma tradição de mais de 60 anos de vendas de seus ônibus e caminhões para o mercado internacional”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus. “Apesar dos desafios de abastecimento e logística, acentuados a partir da pandemia, sempre focamos no fortalecimento do nosso negócio de exportação. Isso é fruto do trabalho de equipes e parceiros de negócios altamente engajados, com forte dedicação e foco no cliente”.

A área de Exportações da Mercedes-Benz do Brasil responde pelo atendimento a mercados Overseas, como os países do MENA (Oriente Médio e África do Norte), Ásia e Oceania, além da Argentina.

Nos últimos dois anos, a área de Exportações realizou diversos eventos online com a participação de clientes de cerca de 30 países. Nessas oportunidades, foram reforçadas as características dos caminhões oferecidos pela marca e do amplo portfólio. Como resultado, a Empresa exportou caminhões extrapesados brasileiros para esses mercados. Além dos consagrados modelos Accelo e Atego, os clientes passaram a contar com toda a robustez e qualidade dos caminhões Axor.

Além de reconhecer a qualidade dos produtos, os clientes locais dão muito valor à confiabilidade da marca e ao suporte de atendimento e assistência técnica que a Mercedes-Benz oferece em qualquer lugar do mundo, em parceria com os concessionários, representantes e escritórios regionais da Daimler Truck.

A unidade da Empresa em São Bernardo do Campo também abriga o Centro Regional América Latina, criado com o propósito de expandir e desenvolver as marcas de veículos comerciais da Daimler Truck na região. A unidade disponibiliza serviço de vendas e de pós-venda totalmente dedicado e exclusivo, oferecendo aos clientes soluções inteligentes para o transporte de cargas e de passageiros por meio de inovação e tecnologia.

Essa unidade de negócios exporta caminhões e ônibus para mais de 40 países da América do Sul, América Central e Caribe.

O Centro Regional América Latina é responsável por triangular as relações, demandas e necessidades de cada mercado junto à Mercedes-Benz do Brasil e aos escritórios centrais da Daimler Trucks & Buses na Alemanha, EUA, Japão e Índia. Ele representa caminhões Mercedes-Benz fabricados no Brasil e na Alemanha, modelos da Freightliner dos EUA e México, Western Star dos EUA e caminhões FUSO produzidos no Japão e na Índia. Do mesmo modo, representa os chassis de ônibus produzidos no Brasil e em outras unidades globais da Daimler Truck.