Data de Publicação: 07/03/2022

  • Empresa segue estratégia da Política Global de ESG do Grupo Daimler Truck, com foco em ações de Responsabilidade Social e Diversidade & Inclusão
  • Objetivo é empoderar mulheres e contribuir com seu ingresso no mercado de trabalho e desenvolvimento de carreira

Mercedes-Benz do Brasil, baseada em seu compromisso com a inclusão social e a promoção da igualdade de gênero, tem desenvolvido e apoiado diversas iniciativas e programas que contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade mais equilibrada e sustentável e, acima de tudo, mais respeitosa.

Seguindo os pilares da estratégia global de ESG (sigla em inglês para Environment, Social and Governance) da Daimler Truck, as ações apoiadas pela Mercedes-Benz no Brasil abrangem o público feminino nos mais diferentes momentos de sua jornada profissional e em várias faixas etárias. Essa narrativa de valorização está inserida em um plano amplo de atuação que se desdobra tanto em ações internas quanto externas apresentadas por meio da campanha Caminhos para um Novo Mundo, que visa demonstrar a série de transformações que têm molodado o negócio de forma sustentável, contemplando também a integridade e a diversidade dos seus talentos.

“A equidade de gênero é um grande desafio do mundo atual e as empresas precisam se posicionar e investir em iniciativas que contribuam para a preparação e inserção de mais mulheres em diversos níveis hierárquicos. Nesse sentido, as mulheres sempre tiveram papel fundamental em nossa Companhia e nós incentivamos e capacitamos para que essas profissionais possam conquistar cada vez mais oportunidades no Brasil e mundo afora”, afirma Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil. “Diversidade e inclusão são essenciais para a própria sustentabilidade empresarial, pois, além de promoverem o respeito e experiências plurais dentro e fora da Companhia, contribuem positivamente para o desempenho dos negócios na medida que criamos vantagens competitivas”, finaliza.

Programas incentivam conquistas profissionais e pessoais

Sejam ações desenvolvidas a partir das necessidades identificadas internamente na Empresa ou apoiando parceiros, a Mercedes-Benz do Brasil assumiu um compromisso com o avanço da integração das mulheres do mercado de trabalho, criando um espaço de oportunidades e auxiliando em questões não apenas profissionais, mas também comportamentais e financeiras.

“Há alguns anos, não tínhamos mulheres no nosso programa de aprendizagem industrial e hoje estamos aumentando cada vez mais a participação delas. Atualmente, temos muitas profissionais em diferentes cargos, lembrando que pela primeira vez temos uma CFO aqui na Mercedes-Benz do Brasil, Kathrin Pfeffer, além de nossa CEO mundial para Mercedes-Benz Trucks, Karin Rådström, que também é uma mulher. Percebemos esses avanços e estamos focados em iniciativas internas junto ao grupo de Afinidade de Gênero, do nosso Comitê de Diversidade, a partir de indicadores qualitativos e quantitativos, que vão nos ajudar a estabelecer mais ações afirmativas e metas para reforçar ainda mais as perspectivas para as mulheres em nossa Empresa”, reforça Elineide Castro, gerente de RH e coordenadora do Comitê de Diversidade na Mercedes-Benz do Brasil.

Conheça algumas ações e programas incentivados pela Mercedes-Benz do Brasil:

Desperte sua Estrela

Em parceria com a ONG Cruzando Histórias, o Desperte sua Estrela é uma iniciativa inédita que está proporcionando a 65 mulheres desempregadas e sem fonte de renda uma jornada de capacitação profissional entre fevereiro e março deste ano, com orientações nos âmbitos profissional e comportamental. O programa tem como objetivo munir essas mulheres de ferramentas e conhecimento para que possam se reestruturar e retornar ao mercado de trabalho.

O programa tem como foco o público feminino – o mais afetado pelo desemprego durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. Diante deste cenário, a Mercedes-Benz estruturou o programa junto à ONG parceira de forma que pudesse também contar com o apoio de seus colaboradores para a realização das diversas etapas da jornada de capacitação. Entre elas, os colaboradores voluntários ajudam ministrando palestras sobre saúde mental e educação financeira, além de contribuir em mentoria coletiva e proporcionar até mesmo um encontro com representante do RH para apresentar às participantes os canais de banco de talentos e processos seletivos da Companhia, para que possam se candidatar às vagas existentes e futuras.

O número de benecifiadas é uma alusão à própria história da Empresa no Brasil, que teve início em 1956, e representa o desejo de deixar um legado e retribuir de alguma forma o sucesso alcançado ao longo desse período no mercado brasileiro.

Futebol Feminino Bilíngue

Pensando no desenvolvimento de uma nova geração, a Mercedes-Benz do Brasil, em parceria com o Instituto Seci, localizado no bairro Capuava, em Santo André (SP), apoia o Futebol Feminino Bilíngue, projeto que promove atividade educativa-esportiva com aulas teóricas de inglês e aulas práticas de futebol, aplicando o idioma em campo. Atualmente, 54 meninas participam da iniciativa, tornando realidade o sonho de se tornarem atletas.

Equididade de gênero nas estradas brasileiras

Na ponta da cadeia do setor de transportes, as mulheres da estrada - caminhoneiras e cristais (companheiras dos caminhoneiros) - também contam com o apoio da Mercedes-Benz do Brasil. Desde 2019, o movimento A Voz Delas chama a atenção para a estrutura existente nas rodovias, nem sempre preparadas para esta crescente presença feminina. A ação tem como objetivo promover as melhorias necessárias, além de engajar empresas, parceiros e a sociedade em geral no tema.

As caminhoneiras e cristais também contam com um site oficial (avozdelas.com.br) para acompanhar as notícias do setor, vídeos explicativos sobre temas variados (saúde, bem-estar, segurança, dicas de condução etc.), além de compartilhar histórias inspiradoras de colegas da boleia. A iniciativa também já promoveu um concurso no qual a Mercedes-Benz premiou 30 mulheres com cursos de formação para habilitação profissional de condutores da categoria C.

Liderança e Inclusão

Seja investindo na capacitação inicial de jovens ou preparando as profissionais para a liderança, as ações apoiadas pela Mercedes-Benz estão focadas em tornar essas mulheres protagonistas da sua própria história.

Para contemplar o aumento da presença feminina no setor automotivo, a Empresa marcou presença no Industry4Her, iniciativa da VDI (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha), que visa reunir engenheiras motivadas a assumir posições de destaque no segmento, incluindo o processo de evolução da indústria 4.0. O programa, que realizou sua segunda edição em 2021, contou com a participação de 25 profissionais de diferentes empresas, incluindo colaboradoras da Mercedes-Benz.

O avanço das mulheres no setor tem aumentado também nas gerações mais jovens. Como forma de potencializar este processo, a Companhia mantém o projeto Estrelas do Amanhã, que oferece cursos profissionalizantes para jovens aprendizes na unidade do SENAI, que funciona dentro da fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Em 2021, com a conclusão de sua sétima turma, a Mercedes-Benz contratou seis de seus aprendizes recém-formados, sendo quatro mulheres.

Em outra frente também dedicada à inclusão, a Mercedes-Benz apoia o programa Mude com Elas, ação afirmativa da Câmara Brasil-Alemanha (AHK) que conta com o apoio de empresas para promover a formação profissional, cidadã e pessoal e acompanhamento da inserção de jovens mulheres negras no mercado de trabalho. Como forma de apoiar essas mulheres ativamente, a Empresa contratou três participantes, que seguem seu programa de aprendizado na unidade de São Bernardo do Campo (SP).

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. É também líder no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros.

A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP).

Em 2018, a Companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do País e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a Empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Novo Actros, caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Em 2021, foi apresentado o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil - o chassi de ônibus urbano eO500U, além de mais lançamentos, como o novo extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. Dando continuidade aos investimentos, a Empresa está implementando aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022 no Brasil.

Para mais informações acesse: https://www.mercedes-benz.com.br.

Sobre a Daimler Truck

A Daimler Truck Holding AG ("Daimler Truck") é uma das maiores fabricantes de veículos comerciais com mais de 40 fábricas e mais de 100.000 colaboradores no mundo. Os fundadores da Daimler Truck deram início à indústria dos transportes com seus caminhões e ônibus cerca de 125 anos atrás. Desde então, as ambições da empresa sempre estiveram voltadas ao objetivo de trabalhar para todos os que movem o mundo. Seus clientes viabilizam a mobilidade das pessoas e o transporte de mercadorias para seus destinos de forma confiável, pontual e segura. Para que isso seja possível, a Daimler Truck fornece tecnologias, produtos e serviços. Isso também se aplica à transformação rumo à condução neutra de emissões de CO2. A empresa busca sempre o sucesso do transporte sustentável, com profundo conhecimento tecnológico e visão clara das necessidades de seus clientes.

As atividades de negócios da Daimler Truck estão estruturadas em cinco segmentos: Trucks North America (TN) com as marcas de caminhões Freightliner e Western Star e a marca de ônibus escolar Thomas Built Buses; Trucks Asia (TA) com as marcas de veículos comerciais FUSO e BharatBenz; Mercedes-Benz (MB) com a marca de caminhões com o mesmo nome e Daimler Buses (DB) com as marcas de ônibus Mercedes-Benz e Setra. O novo negócio de Serviços Financeiros (DTFS) da Daimler Truck se constitui como o quinto segmento.

O portfólio de caminhões inclui os modelos leves, médios, semipesados e pesados que são utilizados para transporte de longa distância, assim como serviços de distribuição e canteiros de obras. A marca possui também veículos especiais usados principalmente no setor público e de serviços técnicos específicos. A gama de produtos de ônibus, por outro lado, abrange o segmento urbano, escolar, rodoviário, turismo e a fabricação de chassis de ônibus. Além da venda de veículos comerciais novos e usados, a empresa também oferece serviços de pós-venda e soluções de conectividade.