Data de Publicação: 10/09/2021

• Empresa promoveu webinars para apresentar as instituições apoiadas;
  • Campanha de atividades físicas com os colaboradores gerou 6.531 quilômetros, convertidos em doações por meio do aplicativo Km Solidário;
  • Postagens realizadas sobre o tema nas redes sociais da Mercedes-Benz do Brasil alcançaram mais de 250 mil pessoas

Mercedes-Benz do Brasil, comprometida com a Responsabilidade Social e suas estratégias de ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança), tem implementado uma série de iniciativas para fortalecer o pilar social, entre elas o voluntariado. E para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto, a Empresa realizou diversas atividades para incentivar a todos sobre o tema. Em suas redes sociais, por exemplo, as postagens sobre o Mês do Voluntariado atraíram mais 2,5 mil pessoas, sobretudo colaboradores e seus familiares.

Ao longo do mês, foram realizados webinars ao vivo, que apresentaram aos potenciais voluntários as instituições apoiadas pela companhia. Além disso, os colaboradores que já atuam como voluntários tiveram suas histórias compartilhadas. Para cada conteúdo, foi divulgado um convite aos seguidores da Mercedes-Benz em suas redes sociais para que também pudesse engajar ainda mais pessoas em um desafio solidário.

De olho no futuro, a Empresa também lançou uma pesquisa interna sobre o tema para planejar os próximos passos do voluntariado corporativo. Tudo isso resultou em um grande movimento em prol de uma causa cada vez mais necessária na sociedade.

As redes sociais representaram um diferencial na campanha e contaram com conteúdos nas páginas da Mercedes-Benz no Instagram e no Linkedin, que renderam um total de 2.567 interações e alcançando mais de 257 mil pessoas.

O resultado também pode ser percebido pelas cinco instituições que participaram dos webinars, que atraíram uma plateia virtual com uma média de 100 pessoas por apresentação.

“Trabalhar a temática do voluntariado é um aspecto muito importante da nossa política ESG, pois reforça a nossa cultura de Responsabilidade Social. Por meio dessas ações, incentivamos todos e todas a compartilharem o que há de melhor em cada um, seja nosso tempo ou nossa expertise para uma causa realmente transformadora. Desta forma, contribuímos para uma mudança profunda em nosso mundo, para que seja cada vez mais justo e inovador”, diz Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

Destaques do mês do Mês do Voluntariado na Mercedes-Benz

Por meio de cinco webinars transmitidos ao vivo pelo canal da Mercedes-Benz no Youtube, uma plateia virtual de quase 500 pessoas pode conhecer um pouco mais sobre as instituições parceiras: Hamburgada do Bem, Projeto Guri, SBA Girassol, Instituto SECI e Instituição Assistencial Meimei (IAM). Juntas, elas impactam e beneficiam, de forma direta e indireta, mais de 750 mil pessoas em seus entornos, sendo crianças e adolescentes o principal público.

As histórias contadas por colaboradores e colaboradoras que já são voluntários também foram compartilhadas internamente, sendo cinco depoimentos por semana. Essa foi uma maneira de ajudar a divulgar as causas das quais os funcionários fazem parte. No fim de cada relato, todos se dispuseram a deixar seus contatos para que os colegas interessados pudessem saber como ajudar ou como se tornar novos voluntários, gerando um círculo virtuoso de colaboração.

Outra iniciativa uniu a saúde e o voluntariado: a Empresa lançou para seus colaboradores a campanha do KM Solidário, um aplicativo que converte em doações os quilômetros percorridos durante a prática de exercícios físicos. Juntos, os mercedianos e mercedianas geraram mais de 6,5 mil quilômetros, que foram doados às instituições disponíveis no app. Ente os mercedianos que participaram, a maior parte do apoio foi dado ao GRAAC, hospital especializado no tratamento de crianças com câncer.

Ao longo do mês, foi realizada uma pesquisa interna com participação facultativa para que os colaboradores também pudessem compartilhar suas percepções sobre a temática do voluntariado. No total, 400 mercedianos responderam o questionário e seus resultados vão ajudar a mapear as melhores formas e práticas de trabalhar o tema, além de contribuir para a estratégia de Responsabilidade Social.

“A pesquisa interna nos indica que há muito espaço e oportunidades para trabalhar o voluntariado. Mais de 60% dos funcionários que responderam o estudo já atuaram como voluntários e outros 31% têm interesse no tema. Isso nos indica que há uma cultura muito forte de solidariedade na Mercedes-Benz e nosso papel será reforçar essa corrente do bem com ações adequadas em que todos e todas possam participar de uma forma segura e humanizada”, comenta Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação, Relações Institucionais e responsável pela área de Responsabilidade Social da Mercedes-Benz do Brasil.

Estratégia de Responsabilidade Social

As ações do mês do voluntariado estão alinhadas com as estratégias de Responsabilidade Social, um dos pilares da política global de ESG do Grupo Daimler. No Brasil, a Mercedes-Benz tem divulgado essas ações por meio da campanha “Caminhos para um Novo Mundo”, lançada em junho de 2021 e que reforça os pilares da sustentabilidade na Daimler: a redução de emissões, contribuir para a mobilidade e qualidade de vida para as cidades, promover a segurança no trânsito, fazer uso da economia circular e promover o respeito aos direitos humanos.

Além das atividades realizadas em agosto, ao longo de todo o ano de 2021 a Empresa vem desenvolvendo diversas outras ações de incentivo ao voluntariado, como a arrecadação de alimentos feita em abril para ajudar a minimizar os efeitos da pandemia. Na ocasião, foram doadas mais de 12 toneladas de alimentos, distribuídos para as prefeituras de São Bernardo do Campo e Campinas (SP) e em Juiz de Fora (MG), locais onde a Mercedes-Benz mantém suas operações.

A tradicional campanha do agasalho feita em parceria com o Clube Mercedes-Benz também envolveu as três fábricas e neste ano contou com a participação dos concessionários por meio da Assobens, Associação Brasileira de Concessionários Mercedes-Benz, que tornou cada revenda no Brasil um ponto de arrecadação.

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. É também líder no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros.

A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP).

Em 2018, a Companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do País e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a Empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Novo Actros, caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Dando continuidade aos investimentos no Brasil, a Empresa está implementando aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022.

Para mais informações sobre a Mercedes-Benz, acesse: http://www.mercedes-benz.com.br/