Data de Publicação: 08/09/2021

  • Por sete décadas, a Mercedes-Benz vem produzindo vários modelos de carros, vans, ônibus e caminhões na Argentina
  • Atualmente, a fábrica da Mercedes-Benz em Buenos Aires é a única do mundo que produz vans, caminhões e ônibus no mesmo lugar
  • Enquanto os caminhões (Accelo e Atego) e chassis de ônibus são produzidos para o mercado doméstico, a van Sprinter é voltada principalmente para a exportação

Ontem (6/9), a Mercedes-Benz comemorou os 70 anos do início da produção na Argentina, com o orgulho de ter sido a primeira fábrica da empresa fora da Alemanha. A primeira subsidiária produtiva significou o primeiro passo na expansão mundial da marca da estrela. Os veículos "fabricados na Argentina" são atualmente líderes de mercado em seus segmentos no país.

Vans, caminhões e ônibus - liderança em todos os campos de veículos comerciais

Este ano, a Mercedes-Benz Vans também comemora 25 anos do início da produção da van Sprinter na Argentina. Atualmente, a terceira geração da van Sprinter - que criou uma categoria própria na indústria automotiva e alcançou posição de liderança no mercado argentino - é produzida no Centro Industrial Juan Manuel Fangio. Lançada em 2019, a última geração de Large Vans se destaca pela alta versatilidade e adaptabilidade às necessidades do cliente. Mais equipamentos, uma nova dimensão em segurança e design interior e exterior renovados são apenas alguns de seus diferenciais.  Uma ampla gama de versões é oferecida, como van de passageiro, furgão vidrado e de carga e o chassi, que serve de base para praticamente quase todas as soluções de implementação. Muitas implementadoras certificadas seguem as demandas de qualidade e inovação das vans Sprinter com seus designs e realizam conversões especiais e personalizadas baseadas nas necessidades dos clientes. Dessa forma, a terceira geração oferece uma diversidade de aplicações, mostrando todos os seus atributos.

Além da Sprinter, os caminhões Atego e Accelo são produzidos na fábrica da Mercedes-Benz na Argentina, em suas versões manuais e automáticas, que estão no alto das estatísticas de vendas. Esses caminhões leves são voltados principalmente para entregas e outras tarefas de transporte urbano. A versão automática proporciona grande robustez, já que sua caixa de câmbio é projetada especialmente para uso urbano, com alta frequência de trocas de marchas. 

A liderança nas vendas também ocorre no segmento dos ônibus, que são totalmente fabricados na Argentina por parceiros comerciais. Os ônibus Mercedes-Benz têm trafegado nas ruas da Argentina por décadas e são protagonistas incontestáveis da paisagem urbana.

A linha de remanufatura de motores e câmbios para caminhões e ônibus (REMAN) também funciona no Centro Industrial, que atende aos mais altos níveis de qualidade e produz com a mais recente tecnologia. A Mercedes-Benz é a primeira empresa automotiva na Argentina a produzir e vender peças remanufaturadas genuínas. Desde março de 2021, a REMAN introduziu os motores Euro V. A aquisição dessas peças reduz o tempo de reparação e, simultaneamente, contribui positivamente para o meio-ambiente, reduzindo a poluição. A REMAN faz parte da "Economia Circular" proporcionada pela Divisão de Caminhões, que inclui a aquisição do caminhão 0km (à vista ou financiada pela Financeira Mercedes-Benz ou Plano de Poupança), contratos de manutenção, aquisição de peças e produtos de reposição da REMAN e a possibilidade de entregar o caminhão usado para a SelectTrucks para a compra de outro veículo novo ou usado.

Avançando para atender aos clientes

Sete décadas após sua fundação, mais de 700.000 unidades já deixaram a fábrica, incluindo vans Sprinter, caminhões, chassis de ônibus, eixos e componentes REMAN. O desempenho da empresa é uma fonte de orgulho, mas também um compromisso de continuar avançando. A Mercedes-Benz reafirma que seu envolvimento ininterrupto com a indústria nacional argentina, com novos produtos e grandes desafios para o futuro, para continuar crescendo e expandindo os mercados de destino.

Mercedes-Benz é a única empresa na Argentina que exporta veículos comerciais pesados para o Brasil e outros países da América Latina. A van Sprinter também é exportada para os Estados Unidos. 

Mercedes-Benz na Argentina

Para a Mercedes-Benz, o relacionamento com os clientes não termina com a compra do veículo: é aí que ele inicia. Com mais de 60 pontos de vendas e pós-venda, oficinas oficiais e móveis, a Mercedes-Benz garante uma presença nacional e o atendimento aos clientes.

Mercedes-Benz emprega diretamente 2.500 pessoas na Argentina. Uma equipe altamente treinada, motivada e profissional provê soluções de mobilidade a cada dia. Além disso, a Mercedes-Benz emprega indiretamente uma ampla rede de fornecedores, revendedores e implementadoras em todo o país. Milhares de pessoas fazem parte da cadeia de valores da marca na Argentina.

Declarações:

Marcus Breitschwerdt, Head da Mercedes-Benz Vans:

"Este é um ano muito importante para a Mercedes-Benz Argentina, por duas razões: a fábrica de Buenos Aires foi a primeira da empresa instalada fora da Alemanha e comemora hoje seu 70º aniversário. Além disso, faz exatos 25 anos que iniciamos a produção da van Sprinter. Desde o início, na metade do século passado, a equipe na Argentina tem trabalhado com paixão, produzindo e vendendo os veículos com a estrela de três pontas com excelente qualidade. Com essa experiência e perfeito espírito de equipe, a Mercedes-Benz tem superado alguns desafios. Em 2019, começamos a produzir a terceira geração de nosso best-seller, a van Sprinter, e essa continua sendo uma história de sucesso."

Karl Deppen, Presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina:

"Este é um ano de muitas comemorações. Estamos celebrando o 125º aniversário da invenção do primeiro caminhão do mundo pelo Grupo Daimler. Também comemoramos 75 anos do Unimog e 25 anos do Actros. Conheço a dedicação e esforço dispendidos pelos funcionários na Argentina. Tenho muito orgulho de toda essa equipe. A América Latina é um mercado chave para o Grupo Daimler para caminhões e ônibus, pois uma grande parte das unidades vendidas se destinam aos países da região. Estou confiante de que a Mercedes-Benz Argentina continuará trabalhando para atingir seus objetivos."

Jefferson Ferrarez, Presidente & CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil:

Parabenizo a Mercedes-Benz Argentina por esse marco histórico e espero que os próximos anos também sejam de muitas conquistas. A Sprinter produzida na Argentina é um grande sucesso de vendas aqui no Brasil. Vale destacar todos os esforços e dedicação dos colegas que compartilharam desses ótimos resultados. A Linha Sprinter sempre foi um produto com grandes inovações e se consolidou no mercado brasileiro pela numerosa oferta de soluções de mobilidade para pessoas, serviços e cargas.

Manuel Mantilla, Presidente & CEO da Mercedes-Benz na Argentina:

"A fundação da Mercedes-Benz, há 70 anos, foi um testemunho de confiança e esperança no futuro do país e da corporação mundial. As conquistas da empresa foram possíveis graças ao trabalho apaixonado de nossos funcionários. Também gostaria de destacar o papel das autoridades públicas e sindicatos, pois seu apoio foi de fundamental importância para nosso desenvolvimento na Argentina. Também agradeço à nossa matriz pelo apoio técnico e econômico. Por outro lado, quero mencionar especialmente os revendedores autorizados de oficinas Mercedes-Benz, os fornecedores de peças e serviços e as implementadoras. Formalmente, um grande obrigado aos clientes e amigos por sua confiança e lealdade. Vocês têm nossa promessa de contar com os melhores produtos e serviços também no futuro. Tenho a certeza de que somos uma força de produção e crescimento. Somos a tecnologia que está à frente. Somos a inovação que leva a uma mobilidade mais sustentável. Este é o caminho a seguir. Nós somos o futuro, há 70 anos."