Data de Publicação: 05/05/2022

  • Mercedes-Benz Trucks já está lançando a segunda geração do MirrorCam
  • “Braços” da câmera são dez centímetros mais curtos em cada lado e os novos parâmetros de imagem fornecem um suporte ainda melhor para os motoristas em várias situações no trânsito rodoviário
  • Borda de gotejamento no alojamento do espelho mantém a água da chuva longe da lente
  • Ilustração ainda mais realista do ambiente e ainda mais informações de imagem
  • Prof. Uwe Baake, Head de Desenvolvimento de Produto da Mercedes-Benz Trucks: “As discussões intensivas com nossos clientes e suas experiências no dia a dia das operações formaram as bases para fazermos ajustes adicionais aos parâmetros técnicos, gerando assim maior valor agregado, especialmente em termos de exibição e segurança”.

Mercedes-Benz Trucks apresentou um caminhão com câmeras em vez de retrovisores em 2014 com seu estudo intitulado “Mercedes-Benz Future Truck 2025”. Em 2018, fomos os primeiros na Indústria a introduzir a produção em série do MirrorCam – o primeiro sistema de retrovisores digitais por câmeras para caminhões. Um caminhão produzido em série equipado com MirrorCam não tinha mais os espelhos principais e grande angulares tradicionais. Em vez disso, ele tinha um sistema composto por duas câmeras conectadas à esquerda e à direita da estrutura do teto, bem como dois monitores em formato de retrato presos às colunas da cabina, juntamente com os controles correspondentes no cockpit do motorista. Foi tomada uma decisão consciente de usar dois monitores de 15 polegadas de tamanho igual nos lados do motorista e do passageiro da frente. Isso ocorre porque quanto maior a imagem de um objeto em movimento, mais fácil é julgar sua velocidade. Para que o motorista identifique as informações de imagem relevantes para a situação o mais rápido possível, uma visão complexa e multi-quadrante também foi substituída por uma única imagem.

Agora, a Mercedes-Benz Trucks atualizou o MirrorCam pela primeira vez: com a segunda geração, disponível para as séries Actros e Arocs, bem como eActros desde abril de 2022, a Mercedes-Benz Trucks evoluiu detalhes importantes do sistema, ganhando vários Prêmios de Inovação. “As discussões intensivas com nossos clientes e suas experiências no dia a dia das operações formaram as bases para fazermos ajustes adicionais aos parâmetros técnicos, gerando assim maior valor agregado, especialmente em termos de exibição e segurança”, diz o Prof. Uwe Baake, Head de Desenvolvimento de Produto da Mercedes-Benz Trucks.

Além de melhorar a aerodinâmica e, portanto, reduzir o consumo de combustível e os requisitos de energia, o MirrorCam também trouxe maior segurança na estrada, pois onde os retrovisores anteriormente ocultavam grandes áreas à direita e à esquerda das colunas, o MirrorCam não obstrui o campo de visão. Isso é particularmente benéfico em cruzamentos, manobras e curvas apertadas. Além disso, o sistema eletrônico usa funções como rastreamento de semirreboque ou vistas especiais para tarefas de manobras desafiadoras para facilitar as operações diárias dos motoristas profissionais.

Menos é mais: “braços” de câmera mais curtos são benéficos

O exterior da segunda geração MirrorCam se destaca porque os “braços” da câmera em ambos os lados foram encurtados em dez centímetros. Isso se aplica tanto à cabina mais estreita quanto à mais larga e tem a vantagem, entre outras coisas, de que os motoristas podem dar ré em linha reta mais facilmente do que com a primeira geração MirrorCam. Isso ocorre particularmente como resultado da perspectiva do MirrorCam agora ser ainda mais semelhante à dos retrovisores convencionais. Dimensões mais curtas trazem outra vantagem porque com a cabina de 2,50 metros de largura, o “braço” da câmera agora não se projeta além do espelho do meio-fio, que está à vista dos motoristas. Colisões com objetos na beira da estrada agora são praticamente impossíveis. Devido à largura do chassi ser idêntica, isso também se aplica à versão da cabina de 2,30 metros de largura.

F Parâmetros de imagem otimizados e borda de gotejamento no MirrorCam

Como parte da revisão do sistema baseado em câmeras, a Mercedes-Benz Trucks também desenvolveu outros recursos. Por exemplo, uma borda de gotejamento foi incorporada na parte inferior do MirrorCam para evitar que a água da chuva escorra para a lente e cause efeitos visuais indesejáveis. Além disso, os engenheiros da Mercedes-Benz Trucks otimizaram ainda mais o mapeamento de tons – o mapeamento de tons é um processo no qual uma imagem é adaptada para que uma grande variedade de tons seja exibida corretamente em um meio – refletido principalmente como uma exibição de contraste aprimorada. A evolução do sistema de câmeras na adaptação de cor e brilho, que já é muito brilhante por si só, significa que os displays mostram a área relevante para a situação de direção com ainda mais precisão ao dar ré em uma instalação escura ou mal iluminada, por exemplo.

Compromisso com a segurança e a praticidade para o motorista

As revisões implementadas resultam em um valor agregado ainda maior para o MirrorCam em geral. Graças ao seu efeito de suporte, o sistema aprimorado pode ajudar a gerenciar situações como ultrapassagens, manobras, condução com pouca visibilidade e escuridão, curvas e passagens estreitas com ainda mais segurança e sem causar estresse. As vantagens existentes ainda estão disponíveis, como modo grande angular ao manobrar para trás, linhas de distância no visor para melhor avaliar a distância de objetos atrás do veículo em movimento, panorâmica da imagem da câmera ao fazer curvas ou monitoramento do ambiente ao redor do veículo durante os períodos de descanso.

A interação entre MirrorCam e o Assistente de Curvas da Mercedes Benz Trucks já provou ser útil, especialmente em situações de trânsito complexas e em cruzamentos confusos. Se, contrariamente às expectativas, houver o risco de um motorista de caminhão não detectar um ciclista ou pedestre ao virar à direita, o sistema pode intervir dentro dos limites do sistema, avisar o motorista como parte de um processo de várias etapas e, no caso do Active Sideguard Assist (Assistente Ativo de Ponto Cego) opcionalmente disponível, inicie a travagem automática até uma velocidade de curva de 20 km/h. O Assistente de Curva continua a usar o visor MirrorCam para avisos visuais.