Data de Publicação: 07/11/2023

• Mercedes-Benz segue invicta nos 15 anos em que a categoria caminhão foi inserida no Folha Top of Mind, maior estudo de lembrança de marca do País
  • Escolha é feita por meio de votos de consumidores de todas as regiões do Brasil e de todas as classes sociais
  • Conquista demonstra o reconhecimento dos brasileiros e brasileiras ao compromisso “As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”

Mercedes-Benz novamente é a marca de caminhão mais lembrada por brasileiros e brasileiras de todo o País. Conforme resultado anunciado no último dia 31 de outubro, ela venceu esta categoria pela 15ª vez seguida no Folha Top of Mind, o maior estudo de lembrança de marca do Brasil. Esse tradicional levantamento feito pelo Datafolha chega a 33 edições.

“Assim como em 2021 e 2022, nossa marca obteve 22% das menções espontâneas dos entrevistados, mantendo-se invicta há 15 anos, desde que a categoria caminhão foi inserida no Folha Top of Mind. Isso é motivo de imensa satisfação e orgulho para nossa Empresa, seus colaboradores, concessionários, fornecedores e demais parceiros”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Essa vitória tem ainda mais valor porque é resultado de respostas espontâneas de consumidores. Isso nos motiva a trabalhar todos os dias com muita dedicação e paixão, a fim de entregar não só caminhões, como soluções completas para os clientes”.

De acordo como o executivo, essa significativa conquista demonstra o reconhecimento dos brasileiros e brasileiras ao compromisso As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução. “Estamos sempre atentos aos que nos pedem e sugerem, tanto as empresas de transporte, quanto os transportadores autônomos, os motoristas e as motoristas. Isso nos ajuda a aprimorar o maior portfólio de caminhões do País, bem como de peças e serviços, atendendo todas as demandas do mercado”.

“Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?” – essa pergunta foi feita presencial e individualmente pelo Datafolha entre os dias 31 de julho e 8 de agosto. A pesquisa avaliou, em 2023, cerca de 80 categorias de produtos e serviços. Foram ouvidas 7.597 pessoas de cerca de 170 cidades de vários portes e de todas as regiões do Brasil, com universo diversificado de público por idade, sexo, escolaridade e classe econômica.

Uma marca e uma empresa sintonizadas com a sustentabilidade

Os caminhões Mercedes-Benz são fabricados no Brasil há 67 anos, sendo referência em pioneirismo e inovação tecnológica, sempre em alinhamento com as tendências locais e globais do setor. Suas fábricas e linhas de montagem de caminhões e de chassis de ônibus no País foram convertidas em uma manufatura moderna por meio de conceitos da indústria 4.0, o que traz mais agilidade, produtividade e flexibilidade a partir dos benefícios de uma produção inteligente e digitalizada, tornando-a mais eficiente.

Os produtos da marca são totalmente compatíveis com a sustentabilidade ambiental. Isso está muito bem representado pela atual linha de caminhões com exclusiva tecnologia BlueTec 6, que reduz drasticamente a emissão de poluentes. E também pelo eO500U, primeiro chassi de ônibus elétrico da marca para uso urbano, modelo que registra a entrada da Empresa na era da eletromobilidade em veículos comerciais no Brasil, avançando no rumo da descarbonização do transporte.

Outras iniciativas da Empresa se destacam pelos conceitos do ESG, caso da Fazenda Urbana na fábrica de São Bernardo de Campo (SP) em parceria com a startup BeGreen. Trata-se da primeira Fazenda Urbana instalada dentro de uma indústria no mundo: sua produção de verduras é 100% livre de agrotóxicos para consumo nos restaurantes internos.

Dentro do contexto de economia circular, a linha de remanufaturados Renov também contribui com a proteção de recursos naturais. Antes de ser remanufaturada, a peça passa por processo de reciclagem em preparação ao seu reaproveitamento, reduzindo descartes. O portfólio Renov conta, hoje, com mais de 300 itens que atendem aos mercados de reposição de caminhões e ônibus da marca.

Outro exemplo marcante é o Prédio Verde na planta de Juiz de Fora (MG), que utiliza energia solar, captação de água da chuva, tratamento e reúso de água, além de coprocessamento de resíduos.

O foco nas questões sociais, outro pilar do ESG, também faz parte do dia a dia da Empresa. São os casos, por exemplo, da campanha Coletivo de Respeito, que busca sensibilizar a sociedade para uma mudança efetiva na realidade das mulheres no dia a dia dos transportes coletivos; das Unidades Móveis de Saúde, parcerias que oferecem atendimento médico e assistência a comunidades carentes por meio dos caminhões e ônibus da marca; e do Movimento a Voz Delas, que busca levantar as principais necessidades de caminhoneiras e esposas de caminhoneiros (chamadas de cristais), além de promover o engajamento de empresas, parceiros e da sociedade em geral para o tema.

Também com foco nos princípios ESG, a Mercedes-Benz, por meio de seus caminhões e ônibus, ajuda a resolver problemas da sociedade por meio da força da marca. Desde 2018, desenvolve um trabalho interno focado em diversidade e inclusão. Além de um Comitê que trabalha e direciona o tema estrategicamente na Companhia, conta com grupos de profissionais voluntários que olham para 4 temas: Pessoas com Deficiência, Gênero, Raça e LGBTI+. Por meio desses grupos, promove melhorias para estes quatro pilares, fazendo com que todos e todas sintam-se acolhidos e à vontade para serem quem realmente são, livres de qualquer julgamento ou preconceito.

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há 67 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadora de caminhões e chassis de ônibus da América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP). Também foi pioneira no País na instalação das primeiras linhas 4.0 de caminhões, cabinas e chassis de ônibus. Em 2018, a Companhia lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. No ano seguinte, a Empresa lançou o Actros, o caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País e em 2021, apresentou o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil, o chassi de ônibus urbano eO500U, que já teve suas entregas iniciadas na capital paulista, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. Em 2022, aconteceu o lançamento do portfólio de caminhões e chassis de ônibus com a nova tecnologia BlueTec 6, que reduz em 80% as emissões de Óxidos de Nitrogênio e 50% de Material Particulado. A empresa também é precursora da tecnologia autônoma para caminhões em ambientes controlados, atuando em operações no campo e no carregamento automático em linhas de produção e centros de distribuição de fábricas.