Data de Publicação: 08/11/2022

• Wellington Cirino (#6), da ASG Motorsport, é o campeão de 2022, num ano de extrema competitividade entre os pilotos nas pistas de corrida
  • Roberval Andrade (#15) é o quarto colocado, a apenas 9 pontos de Cirino, confirmando uma ótima estreia da parceria da equipe com a Mercedes-Benz na Copa Truck
  • Actros novamente deu show nas pistas este ano, disputando sempre as primeiras posições, e também como Safety Truck

O caminhão Mercedes-Benz Actros repetiu a conquista do ano passado e novamente é o grande vencedor da Copa Truck 2022. O bicampeonato veio com a equipe ASG Motorsport, que estreou com pé direito a parceria com a marca da estrela de três pontas. No final, muita vibração na equipe e na torcida com o título de Wellington Cirino (#6), num ano de extrema competitividade entre os pilotos. Roberval Andrade (#15) ficou com a quarta colocação geral, a apenas 9 pontos de Cirino.

As duas corridas da 9ª e última etapa do ano foram realizadas ontem, 6 de novembro, no Autódromo Internacional Ayrton Senna em Goiânia (GO). E não faltaram emoção, adrenalina e alguns sustos no encerramento da Copa Truck. Roberval largou na pole e venceu a Corrida 1 de ponta a ponta. Na Corrida 2, logo no início, um acidente o tirou da prova e eliminou sua chance de título.

Já Wellington Cirino fez uma prova espetacular de recuperação. Na Corrida 1, após uma punição, cruzou a reta de chegada em 17º lugar. Na Corrida 2, largou do box, foi ganhando posições e chegou em 5º lugar. Com isso, alcançou 255 pontos no ano, o que lhe garantiu o título entre os pilotos. O excelente desempenho da equipe contribuiu para a segunda posição da Mercedes-Benz entre as marcas.

Novo show do Actros na Copa Truck

Mercedes-Benz Actros novamente deu show nas pistas da Copa Truck. Cirino venceu 6 das 18 corridas em 2022 e Roberval venceu 5. E devido à robustez, resistência e confiabilidade, o Actros da ASG Motorsport sempre disputou as primeiras posições ao longo do ano.

O show do cavalo mecânico extrapesado da estrela de três pontas nas pistas da competição também se estendeu à atuação do Actros como o Safety Truck oficial pelo terceiro ano seguido.

Aplausos para o desempenho e a regularidade dos pilotos da ASG

“O título do Cirino e a ótima colocação do Roberval reafirmam o excelente desempenho e a notável regularidade da ASG Motorsport no ano de estreia da nossa parceria na Copa Truck”, destaca Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Todo o time está de parabéns e merece aplausos e reconhecimento. Uma vitória que é dividida também com os demais parceiros que apoiaram a ASG ao longo de toda a temporada”.

“A Mercedes-Benz tem longa tradição e uma trajetória vitoriosa nas corridas de caminhão no Brasil. Por isso, participamos e apoiamos a Copa Truck, que reúne a paixão pelos brutos com a adrenalina e a emoção das acirradas disputas entre pilotos e marcas”, diz Jefferson. “Nesse ambiente esportivo, que reúne muitos fãs, o Actros atinge até 240 km/h nos circuitos e os pilotos podem perceber toda força, performance, robustez, resistência e confiabilidade que são reconhecidos pelos motoristas no dia a dia do transporte de cargas. Portanto, esta competição é uma vitrine muito especial. Além disso, o Actros como Safety Truck destaca ainda mais a imagem de inovação e de avançada tecnologia e segurança do caminhão Mercedes-Benz”.

Alinhamento com os pilares ESG

Capitaneada por Roberval Andrade (#15), campeão da Copa Truck em 2018, a equipe ASG conta com Wellington Cirino (#6), Jaidson Zini (#25), Glauco Barros (#43) e Daniel Kelemen (#45). Glauco e Daniel disputam a Super Truck, categoria dos iniciantes na competição.

“Além do excelente desempenho dos nossos pilotos nas pistas e do trabalho da equipe nos boxes, quero destacar o compromisso da ASG Motorsport de levar para a Copa Truck princípios ESG de compatibilidade ambiental, responsabilidade social e boa governança na gestão da equipe e nas ações ligadas à competição”, diz Rodrigo Machado, gestor da equipe. “Estamos mais motivados ainda porque a Mercedes-Benz, nosso parceiro, também utiliza esses conceitos em seu dia a dia. Assim, atuamos juntos para um mundo mais sustentável”.

Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam Roberval Andrade e Wellington Cirino estão o FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club, Movimento “A Voz Delas” e SelecTrucks, além do Consórcio Mercedes-Benz.

A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista

Na Copa Truck 2022, a Mercedes-Benz também apoia, individualmente, o piloto Danilo Dirani (#28), da PP Motorsport, por meio do fornecimento de peças.

Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck

A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor Mercedes-Benz do Actros nas pistas da Copa Truck é quase três vezes maior em relação a um caminhão de série utilizado no transporte de carga. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro frente aos modelos dos clientes. Dessa forma, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas dos autódromos, que chegam a mais de 200 km/h, e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que é essencial para os pilotos da Copa Truck.

Pelo terceiro ano consecutivo, Actros é o Safety Truck da competição

Pelo terceiro ano consecutivo, o Mercedes-Benz Actros é o Safety Truck da Copa Truck. Este inovador extrapesado da Mercedes-Benz se destaca no Brasil por avançadas tecnologias de segurança ativa que são de série, evitam acidentes e protegem vidas, como o Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5 – único do mercado que identifica veículos, pedestres e objetos à sua frente e freia sozinho, caso o motorista não tome a ação necessária), o de Ponto Cego, o de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade ESP. O modelo ainda oferece Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem.

O Actros é pioneiro no mercado brasileiro ao inovar com o MirrorCam, disponível opcionalmente para os clientes. Trata-se de um sistema de câmeras digitais que substitui os espelhos retrovisores convencionais do caminhão, trazendo ainda mais segurança nas estradas e nas manobras, tanto nas vias quanto nos pátios das empresas e das centrais de logística.