Data de Publicação: 19/09/2022

• O Actros L oferece uma vasta gama de funcionalidades para uma condução tranquila, uma vida confortável e um trabalho eficiente
  • O Actros L Edition 3, limitado a 400 unidades, se destaca ainda por cerca de 30 funcionalidades exclusivas e especiais.
  • Além das funcionalidades, o Actros F Plus aposta ainda mais no conforto e na eficiência do que o seu antecessor Actros F
  • A terceira geração do motor OM 471 para veículos comerciais pesados torna o Actros ainda mais dinâmico e reduz o consumo de combustível em até 4%
  • A segunda geração do MirrorCam pode fornecer ao motorista uma assistência ainda melhor em muitas situações de trânsito
  • Os sistemas de assistência ao condutor, como o Active Sideguard Assist (Assistente Ativo de Ponto Cego), o Active Drive Assist 2 (Assistente Ativo de Condução) e o Active Brake Assist 5 (ABA 5 - Assistente Ativo de Frenagem) com detecção de pedestres, podem garantir ainda mais segurança no tráfego rodoviário
  • Contratos de Serviços como o Mercedes-Benz Complete e o novo Mercedes-Benz CompleteMile, em combinação com o Mercedes-Benz Uptime e o portal Fleetboard, podem contribuir para otimizar o custo total de propriedade
  • Stina Fagerman, Head de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks: "A transição para o transporte rodoviário neutro em CO2 está em pleno andamento. Para a fase de transição, pretendemos otimizar ainda mais nossos caminhões premium com motores diesel convencionais, não apenas no interesse de nossos clientes, não apenas para reduzir de forma sustentável o Custo Operacional Total, mas também a pegada de CO2."

Stuttgart/Hannover – Com inovações pioneiras, a Mercedes-Benz Trucks tem, nos últimos anos, elevado os vários modelos da série Actros a um nível muito elevado em termos de eficiência, conforto e segurança para todos os usuários da estrada. No entanto, a Indústria de Veículos Comerciais não pode e não deve ficar parada, especialmente porque as empresas de transporte e fabricantes de caminhões enfrentam grandes desafios em um ambiente altamente competitivo, incluindo a descarbonização absolutamente necessária do transporte rodoviário de cargas. Portanto, é ainda mais importante fazer uso de todas as opções – também no contexto de caminhões a diesel testados e comprovados – para otimizar os veículos. A fabricante da estrela de três pontas mostrará na feira IAA Transportation 2022, em Hannover, quais soluções inovadoras a Mercedes-Benz Trucks pretende usar para expandir ainda mais sua forte posição de mercado neste segmento com a ajuda do Actros L, do Actros L Edition 3 e do Actros F Plus. Stina Fagerman, Head de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks: "A transição para o transporte rodoviário neutro em CO2 está em pleno andamento. Para a fase de transição, pretendemos otimizar ainda mais nossos caminhões premium com motores diesel convencionais, não apenas no interesse de nossos clientes, não apenas para reduzir de forma sustentável o Custo Operacional Total, mas também a pegada de CO2."

Actros L: carro-chefe estabelecido para o transporte tradicional de longa distância com eficiência de combustível ainda maior e mais dinâmica graças ao seu trem de força aprimorado

Mercedes-Benz Trucks estabeleceu mais uma vez novos padrões no segmento premium de caminhões a diesel tradicionais com o Actros L apresentado na feira IAA Transportation deste ano, em Hannover. O modelo top de linha da bem-sucedida série Actros, produzida desde novembro de 2021, reforça mais uma vez a afirmação da Mercedes-Benz Trucks de estar sempre focada nas necessidades dos seus clientes e dos seus motoristas. O fato de o Actros L proporcionar um elevado nível de conforto do motorista também é realçado pela cabina com 2,50 metros de largura, disponível nas versões StreamSpace, BigSpace e GigaSpace. O piso uniforme da cabina cria um ambiente aconchegante. O isolamento acústico e térmico aprimorado reduz o nível de ruído e torna o tempo passado na cabina ainda mais agradável – tanto durante a condução como durante as paradas para descanso.

O motor OM 471 de 12,8 litros de terceira geração para veículos comerciais pesados é um exemplo de eficiência quanto ao consumo de combustível ainda mais otimizado. O “novo” motor disponível no Mercedes-Benz Actros L a partir de outubro de 2022 apresenta uma vasta gama de inovações técnicas que visam consistentemente a redução do Custo Operacional Total (TCO) no que diz respeito à economia de combustível, redução das emissões de CO2, menor custos operacionais e margens mais altas, sem afetar o desempenho, a dinâmica do veículo ou o conforto de condução. Pelo contrário:

Como um exemplo entre muitos possíveis, a terceira geração do motor OM 471 apresenta um turbo compressor de consumo otimizado que, juntamente com o sistema de pós-tratamento dos gases de escape revisado, permite uma economia máxima de combustível de até 4% em comparação com a geração anterior. Outro destaque da terceira geração do motor OM 471 é o programa Top Torque estendido, proporcionando mais desempenho exatamente quando é realmente necessário – por exemplo, ao dirigir em uma estrada ou ao ultrapassar. Para uma dinâmica ainda maior do veículo, a Mercedes-Benz Trucks também se concentrou em todo o trem de força: por exemplo, o novo controle de transmissão automatizada PowerShift Advanced permite deslocamentos e acelerações mais rápidos e suaves em muitos cenários, graças à seleção de marchas precisa.

O novo trem de força está disponível para todas as séries de caminhões pesados da Mercedes-Benz: do Actros, Actros F ao Actros L e Arocs.

Clique AQUI para mais informações sobre a 3ª Geração do Motor OM 471.

Sistemas de assistência ao motorista e segunda geração do MirrorCam

Além disso, os sistemas de assistência à segurança, como o Active Brake Assist 5 (ABA 5 - Assistente Ativo de Frenagem) de quinta geração com detecção de pedestres, o Lane Keeping Assist (Sensor de Faixa de Rolagem) e a segunda geração do MirrorCam, ou as opções de equipamento do Active Drive Assist 2 (ADA 2 - Assistente Ativo de Condução) de segunda geração para sistemas parcialmente automatizados de Nível 2 de direção ou o Active Sideguard Assist (ASGA - (Assistente Ativo de Ponto Cego), também proporcionam contribuições importantes para aumentar a segurança.

Sob certas circunstâncias, o ADA 2 pode apoiar ativamente o motorista com orientação longitudinal e lateral do veículo e manter automaticamente uma distância, acelerar e virar se as condições necessárias do sistema, como um raio de curva adequado ou marcações de estrada claramente visíveis, estiverem presentes. Além disso, a subfunção Emergency Stop Assist (Assistente de Parada Emergencial) incluída no ADA 2 é capaz de iniciar uma parada de emergência (dentro dos limites do sistema) se, apesar dos avisos visuais e sonoros, o volante não estiver mais sendo segurado pelo motorista.

O ASGA não só é capaz de alertar o motorista sobre ciclistas ou pedestres em movimento no lado do passageiro da frente, mas também pode iniciar a frenagem automática até a velocidade de 20 km/h até que o veículo pare se o motorista deixar de reagir a tempo.

O Active Sideguard Assist usa a tela do MirrorCam no lado do passageiro dianteiro para fornecer avisos visuais. A segunda geração do MirrorCam está em uso desde abril de 2022 e agora pode fornecer ao motorista um suporte ainda melhor em muitas situações no tráfego rodoviário, graças aos braços da câmera dez centímetros mais curtos e aos novos parâmetros de imagem. Um dos benefícios de encurtar os braços da câmera é que os motoristas agora podem andar em ré em linha reta com mais facilidade do que com a primeira geração. Isso se deve principalmente ao fato de que a perspectiva do MirrorCam agora é ainda mais semelhante à do retrovisor comum.

A evolução na coordenação de cores e brilho do sistema de câmeras, que foi originalmente projetado para ser muito brilhante, significa que os monitores, por exemplo, ao dar ré em um corredor escuro ou mal iluminado, retratam a área relevante para a situação de direção com ainda mais precisão. Graças ao seu efeito de suporte, o sistema MirrorCam aprimorado agora consegue ajudar também no gerenciamento de situações como ultrapassagens, manobras, condução com pouca visibilidade e escuridão, curvas e espaços estreitos com ainda mais segurança e sem estresse.

Os faróis de LED disponíveis como opcionais oferecem segurança adicional – especialmente na escuridão ou má visibilidade: graças à sua maior intensidade de luz em comparação com os faróis de xenônio e à boa iluminação da estrada.

Clique AQUI para mais informações sobre a 2ª Geração do MirrorCam.

Actros Edition 3: design único e conforto superior

Como um modelo especial limitado do Actros L com um efeito “uau!”, o Edition 3 também está sendo apresentado na feira IAA Transportation 2022, em Hannover. Até 30 recursos internos e externos adicionais, bem como elementos de design decorrentes do Edition 1 e do Edition 2, conferem ao caminhão limitado a 400 unidades um caráter inconfundível. O luxo do Edition 3 é marcado por toda uma gama de recursos de equipamentos. Em seu interior elegante, eles incluem o painel de instrumentos e as maçanetas em couro napa, várias partes internas com aparência de fibra de carbono, a escotilha do teto com iluminação ambiente e o canto do assento SoloStar com estofamento em couro bege amendoado. O emblema Edition 3 no lado do passageiro dianteiro e o emblema de entrada “Edition 3” iluminado no lado do motorista e do passageiro dianteiro também são atraentes. O beliche superior vem com roupa de cama e tem 900 milímetros de largura. Uma cortina a toda a volta – bege amendoado no interior, preto no exterior – garante uma privacidade elegante. O mesmo se aplica à cortina com a estrela da Mercedes-Benz na frente do beliche.

Os destaques no exterior incluem os decalques exclusivos na parede lateral, a inscrição “Edition 3” no para sol de alumínio branco com dois faróis LED adicionais, o emblema do Actros na frente em cromado escuro e as letras Actros na parte superior traseira da divisória da cabina. Os degraus de entrada em aço inoxidável são características marcantes na lateral do veículo. As tampas dos eixos dianteiro e traseiro também são feitas de aço inoxidável. O escopo de entrega também inclui a estrela iluminada da Mercedes-Benz em cromado escuro, várias aplicações de grade decorativa pintadas em aço inoxidável e os degraus de alumínio nos acabamentos laterais.

O Edition 3 está disponível para todos os modelos de 2 e 3 eixos da última geração do Actros L com cabinas GigaSpace e BigSpace nas versões com volante à esquerda e à direita. O acabamento da pintura da cabina é livremente selecionável e pode ser adaptado às pinturas da empresa dos clientes, enquanto a frente do veículo é sempre pintada em alumínio metálico branco para garantir um alto valor de reconhecimento. Quer seja pela potência de ponta com o motor OM 473 de 15,6 litros ou pelo consumo ainda mais reduzido com o novo motor OM 471 na sua 3ª geração: graças ao desempenho aprimorado da transmissão PowerShift Advanced para todos os trens de força disponíveis, o Actros L Edition 3 oferece a todos os motoristas impressionantes desempenho e um elevado nível de prazer em dirigir.

Actros F Plus: entrada conveniente no mundo da Mercedes-Benz Trucks

Lançado pela Mercedes-Benz Trucks em janeiro de 2021, o Actros F está predestinado às empresas de transporte que procuram um caminhão funcional para a sua frota. Um caminhão que é adequado para uso em transporte tradicional e regional de longa distância, mas acima de tudo como um veículo de baú fechado totalmente intercambiável, basculante de caçamba destacável ou porta silo. Com o Actros F Plus, a fabricante oferece agora uma atualização ao veículo, que se alia a um elevado valor acrescentado em termos de eficiência, comodidade e segurança para os frotistas e motoristas, graças às suas inúmeras outras funções.

Por exemplo, o Actros F Plus tem uma posição de assento aprimorada (base de assento baixa e coluna de direção confortável do Actros L), bem como a segunda geração do MirrorCam com seus braços de câmera encurtados e parâmetros de imagem otimizados, o piloto automático inteligente e o Predictive Powertrain Control (Controle Preditivo do Trem de Força), bem como o Cockpit Multimídia, interativo com todas as informações necessárias para o motorista como itens de série. Os novos faróis principais com luzes de condução diurna em LED e indicadores de direção em LED na assinatura luminosa contribuem para a aparência visual atraente do exterior do caminhão. Outra novidade do Actros F Plus é o farol principal LED opcional, que impressiona pela sua excelente emissão de luz. Também estão disponíveis vários acessórios especiais, como StyleLine, TrendLine, xtraLine Basic ou iluminação ambiente LED para um interior confortável e uma condução descontraída à noite. Para uma noite de sono ainda mais tranquila, estão disponíveis capas de colchão para o beliche conforto, mediante solicitação. Com uma largura de 2,5 metros e uma altura do túnel do motor de 120 milímetros, as versões StreamSpace ou BigSpace da cabina do motorista oferecem excelente espaço para esta classe e permitem entrada e saída baixas com apenas três degraus.

Em termos de potência do motor, o Actros F Plus também apresenta a terceira geração do motor OM 471 para veículos comerciais pesados. Também estão incluídos recursos relacionados à segurança, como o Active Brake Assist (ABA 5) de quinta geração e o Lane Keeping Assist. Mediante solicitação, o Actros F Plus também pode ser equipado com Sideguard Assist.

Soluções digitais inteligentes para uso ainda mais eficiente

Para maximizar a utilização de todos os modelos Actros e poupar tempo e esforço administrativo, a Mercedes-Benz Trucks disponibiliza aos seus clientes uma gama completa de soluções digitais no portal Fleetboard. Outra solução digital é fornecida pela ferramenta de mapeamento, que permite que funcionários de back office em empresas de transporte reajam rapidamente ao status atual do veículo sempre que necessário. Isso ocorre porque a ferramenta mostra em tempo real onde um veículo está localizado e se está em movimento ou parado. Outra ferramenta é um diário de bordo com informações detalhadas sobre tempos de condução e tempos não operacionais, peso total, quilometragem percorrida, progresso da rota e topografia. Isso permite que os gerentes de frota rastreiem posteriormente cada Actros individual na empresa para que o uso possa ser otimizado em conversas com o motorista ou o despachante.

O aplicativo de logística HABBL se destaca entre os aplicativos porque orienta os motoristas passo a passo em suas ordens de serviço. O aplicativo pode ser utilizado em paralelo no Cockpit Multimídia do Actros e em qualquer dispositivo móvel Android para tarefas fora do veículo. Todos os envolvidos num processo de transporte – motoristas, despachantes e clientes finais – podem sempre obter a informação disponível de que necessitam. Isso aumenta a qualidade do processo e, ao mesmo tempo, cria um alto grau de transparência.

Mercedes-Benz Uptime: maior disponibilidade do veículo para o Actros

Mercedes-Benz Uptime combina a rede inteligente veicular com suporte intensivo ao cliente e, assim, oferece aos clientes da Mercedes-Benz Trucks um produto de serviço inovador. O objetivo é apoiar os clientes no cumprimento confiável de seus pedidos de transporte, garantindo que o caminhão passe o máximo de tempo possível na estrada. As visitas às oficinas devem ser minimizadas e planejadas de forma mais eficiente. Para reduzir avarias, os requisitos de reparo podem ser identificados o mais cedo possível e os clientes podem ser apoiados na organização do trabalho necessário em curto prazo – sempre levando em consideração seu planejamento de implantação. Os resultados: melhor planejamento das visitas às oficinas, maior disponibilidade de veículos e maior nível de segurança rodoviária.

O Truck Data Center é o coração do Mercedes-Benz Uptime e também a base para outras soluções de conectividade de veículos. O módulo de rede recebe dados dos sensores, câmeras e módulos de comando no caminhão e os avalia para diferentes aplicações. O Truck Data Center não é apenas a base para os vários serviços do Mercedes-Benz Uptime, mas também para o Fleetboard, o serviço para aumentar a disponibilidade do veículo de forma sustentável.

Mercedes-Benz Trucks também oferece aos seus clientes vários contratos de reparação e manutenção a custos mensais previsíveis para garantir a maior disponibilidade de veículos possível e o menor número possível de avarias. Neste processo, o Mercedes-Benz Complete é um pacote completo para tranquilidade: o pacote de serviços abrangente inclui todos os serviços de oficina, incluindo peças de desgaste. O Mercedes-Benz Select foi projetado para clientes particularmente sensíveis ao preço e complementa o contrato de reparação do trem de força (Mercedes-Benz Extend) com o serviço de manutenção.

Mercedes-Benz Uptime está disponível de série nos contratos de serviço Mercedes-Benz Complete e Mercedes-Benz CompleteMile (disponível em alguns mercados da União Europeia). O abrangente pacote de serviços inclui todos os serviços de oficina, incluindo manutenção e peças de desgaste. Começa com a coordenação dos agendamentos das visitas à oficina e estende-se à verificação de faturas. Isso significa que você pode contar com a proteção adicional abrangente para o seu veículo – para máxima retenção de valor e mobilidade.

TruckLive

O TruckLive oferece aos usuários do Actros L uma introdução gratuita às soluções de serviço digital da Mercedes-Benz Trucks. Vários serviços de conectividade simplificam todos os processos de trabalho. Eles podem ser usados em plataformas existentes, como MyTruckPoint. O Gerenciamento de Manutenção garante maior disponibilidade do veículo, enquanto o Live Traffic oferece suporte ao planejamento de rotas usando navegação com dados de tráfego em tempo real. Outros componentes já estão em andamento.