Data de Publicação: 15/09/2022

• Declaração de intenção de testar o eActros LongHaul em operação “no mundo real”
  • Foco no sistema de recarga de megawatts (MCS) – Daimler Truck amplamente envolvida no desenvolvimento de um novo padrão de recarga
  • Michael Scheib, Head de Gerenciamento de Produtos da Mercedes-Benz Trucks: “Tal como acontece com todos os nossos caminhões elétricos, contaremos com os clientes para a realização dos primeiros testes de campo para nossos eActros LongHaul. Ao fazer isso, nossos engenheiros poderão incorporar o valioso conhecimento adquirido nas operações “no mundo real” diretamente no desenvolvimento do veículo de produção em série”.
  • Andreas Marschner, Vice-Presidente da Amazon Transportation Services: “A Amazon se comprometeu a se tornar um negócio de zero emissões até 2040 e o transporte é um elemento central nessa jornada. Construir soluções de recarga de alta velocidade é uma abordagem promissora e estamos entusiasmados em testar isso junto com nossos parceiros”.
  • Sascha Hähnke, Diretor Administrativo da Rhenus Transport: “Se quisermos usar significativamente mais caminhões elétricos em todo o país no futuro, teremos que usar todas as alternativas de recarga. Obviamente, isso inclui recarga de alto desempenho na estrada, idealmente durante os períodos de descanso. Esta é a única maneira de alcançar a utilização ideal da capacidade do caminhão”.

Stuttgart – A Mercedes-Benz Trucks começará os testes “no mundo real” de seu caminhão de longa distância elétrico à bateria em um estágio inicial. A Amazon e a Rhenus testarão o eActros LongHaul em operações “no mundo real” já em 2023. As duas empresas assinaram uma declaração de intenção com a Mercedes-Benz Trucks. A provedora de serviços de logística Rhenus usará o caminhão elétrico em muitas áreas de negócios diferentes para poder ganhar o máximo de experiência possível. Para tal, o veículo será testado, entre outras aplicações, no transporte de contêineres marítimos e com reboque de cobertura de lona, quanto à sua funcionalidade e adequação para utilização nas operações diárias. Os primeiros protótipos do caminhão elétrico já estão passando por testes intensivos. O eActros LongHaul também será testado em vias públicas ainda este ano. A produção em série está prevista para 2024.

O eActros LongHaul terá uma autonomia de cerca de 500 quilômetros com uma única recarga de bateria e é capaz de uma recarga de alto desempenho – a chamada recarga de megawatt. Um "protótipo conceito" do eActros LongHaul será o destaque da Mercedes-Benz Trucks no IAA Transportation deste ano, em setembro, em Hanover.

Michael Scheib, Head de Gerenciamento de Produtos da Mercedes-Benz Trucks: "Como em todos os nossos caminhões elétricos, contaremos com os primeiros testes práticos com clientes para nossos eActros LongHaul. Ao fazer isso, nossos engenheiros poderão incorporar o valioso conhecimento adquirido com operações “no mundo real” - especialmente no que diz respeito à recarga de alto desempenho - diretamente no desenvolvimento do veículo de produção em série. Estamos muito satisfeitos com as parcerias planejadas com a Amazon e a Rhenus."

Andreas Marschner, Vice-Presidente da Amazon Transportation Services: “A Amazon se comprometeu a se tornar neutra em carbono em toda a empresa até 2040, ou seja, zero emissões. O transporte é um elemento central nesta jornada. Devido às atuais limitações de alcance das baterias, a recarga é um desafio importante que precisamos enfrentar. Construir soluções de carregamento de alta potência é uma abordagem promissora e estamos entusiasmados em testá-la com nossos parceiros.”

Sascha Hähnke, Diretor Administrativo da Rhenus Transport: "É claro que a chamada ‘recarga na garagem’ constitui a base para o uso de veículos comerciais elétricos à bateria. No futuro e, acima de tudo, em distâncias mais longas, teremos que usar todas as alternativas de recarga. Obviamente, isso inclui recarga de alto desempenho na estrada e, idealmente, durante os períodos de descanso legais. Esta é a única maneira de obter a máxima capacidade de utilização de um caminhão."

Parte do projeto é a operação “no mundo real”: "Recarga de Alto Desempenho no Transporte de Caminhões de Longa Distância"

A Amazon e a Rhenus planejam testar o eActros LongHaul como parte do projeto “High Performance Charging in Long Distance Truck Transport” (HoLa - Recarga de Alto Desempenho no Transporte de Caminhões de Longa Distância), sob os auspícios da VDA. O objetivo da HoLa é o desenvolvimento, operação e suporte científico de uma infraestrutura de recarga de alto desempenho para transporte de longa distância alimentado por bateria. Além da Daimler Truck, outros parceiros do consórcio da indústria e pesquisa estão envolvidos no projeto. As estações de carregamento CCS serão inicialmente instaladas em vários locais ao longo da A2 entre Berlim e a Renânia do Norte-Vestfália. À medida que o projeto avança, os locais selecionados devem ser equipados com estações de carregamento que permitem o sistema de carregamento de megawatts (MCS). A Daimler Truck está amplamente envolvida no desenvolvimento do novo padrão de carregamento MCS como membro ativo da CharIN - a associação global para a padronização da infraestrutura de carregamento.

Os pontos de recarga HoLa devem ser instalados em vários locais ao longo da A2. Estes estão localizados diretamente na autoestrada e em centros logísticos. Dessa forma, o sistema pode ser testado em condições “no mundo real” e a experiência autêntica do usuário pode ser adquirida. Um dos focos dos testes é a recarga rápida de caminhões elétricos: os veículos elétricos à bateria devem poder ser recarregados em alta potência dentro do tempo de pausa estabelecido por lei, de 45 minutos.

Teste junto ao cliente é parte integrante do desenvolvimento de caminhões elétricos

Uma equipe da Mercedes-Benz Trucks especializada em testes de clientes acompanhará os clientes durante todo o período do projeto. Os motoristas de caminhões elétricos receberão instruções detalhadas sobre como usar o veículo e o sistema de recarga. O feedback dos motoristas será coletado na forma de entrevistas e questionários regulares para serem consolidados e avaliados para o desenvolvimento posterior dos protótipos e da tecnologia de recarga. Instrumentos de medição também são instalados nos caminhões elétricos, que coletam dados durante a condução e os transmitem para a avaliação da Mercedes-Benz Trucks. Os dados selecionados serão então disponibilizados às instituições de pesquisa envolvidas.

eActros LongHaul para transporte de longa distância neutro em CO2

As baterias usadas no eActros LongHaul empregam a tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio (LFP). Estes são caracterizados, acima de tudo, por uma longa vida útil e energia mais útil. As baterias podem ser carregadas de 20% a 80% em menos de 30 minutos em uma estação de recarga com uma potência de cerca de um megawatt. O longo alcance com uma única carga em combinação com a recarga de megawatts resulta em alcances gerais equivalentes aos caminhões convencionais e, portanto, permite operações em dois turnos. O veículo também é caracterizado por uma transmissão particularmente bem equilibrada para uma experiência de condução muito agradável. Além disso, o eActros LongHaul apresenta inúmeras inovações de segurança da fabricante. O núcleo do conceito Mercedes-Benz Trucks para transporte de longa distância com bateria elétrica é oferecer aos clientes uma solução holística que consiste em tecnologia veicular, serviços de consultoria, infraestrutura de recarga e serviços. O eActros LongHaul deve ser a escolha certa para os clientes em termos de rentabilidade, sustentabilidade e confiabilidade.