Data de Publicação: 11/10/2016

• Etapa paranaense deve indicar os pilotos que decidirão o campeonato em dezembro

• Paulista Arnaldo Diniz é o líder até aqui, mas enfrenta forte concorrência na CLA AMG Cup

• Atual campeão da C 250 Cup, Peter Michel Gottschalk sofre pressão do surpreendente Claudio Simão e da dupla Paioli/Gottschalk

Mercedes-Benz Challenge volta a competir no próximo domingo (16) com a realização da sexta etapa da temporada no Autódromo Internacional de Curitiba, na região metropolitana da capital paranaense. Restando três provas até o final do campeonato, a etapa paranaense será disputada em um momento no qual o torneio começa a identificar quem serão os principais candidatos ao título de 2016. A disputa está acirrada tanto na categoria CLA AMG Cup quanto na C 250 Cup, fazendo do próximo fim de semana decisivo para determinar que brigará pelo título até o fim do ano.

Na CLA AMG Cup, o líder Arnaldo Diniz vem embalado pela vitória na última etapa, realizada em São Paulo. Para aumentar ainda mais sua confiança, o paulista também conquistou sua primeira vitória neste ano justamente em Curitiba, na prova de abertura da temporada. Diniz soma 69 pontos e tem em seu encalço o conterrâneo Fernando Fortes. Com 54 pontos, Fortes tem surpreendido os pilotos mais experientes e lidera um grupo formado pelo gaúcho Luiz Ribeiro (52 pontos) e o cearense Adriano Rabelo (50), que também têm sérias pretensões ao título. Do trio, apenas Ribeiro ainda tenta a primeira vitória no ano.

Fôlego renovado

A briga na C 250 Cup apresenta um cenário mais volátil. Na etapa anterior, Interlagos, o catarinense Claudio Simão, que parecia ter perdido fôlego na briga pela liderança, cravou uma vitória sensacional. Para completar, o segundo lugar foi conquistado por Peter Michel Gottschalk, que acabou tomando a dianteira da pontuação da dupla Marcos Paioli/Peter Gottschalk – pai do líder do torneio. O atual primeiro colocado computa 76 pontos, contra 68 de Simão e 65 da dupla Paioli/Gottschalk. Curiosamente, entre eles apenas o líder ainda não conquistou duas vitórias na temporada – o que indica que vem sustentando sua campanha na base da regularidade nos resultados. Peter Michel, aliás, tenta o bicampeonato, já que é o atual detentor do título da C 250 Cup.

Paralelamente à disputa principal, as duas categorias realizam campeonatos para pilotos máster, os mais experientes do grid. Na CLA, a liderança é do paulista Betão Fonseca, que soma 66 pontos e é seguido de perto pelos gaúchos Fernando Poeta (60) e Carlos Kray (59). A briga na C 250 tem Claudio Simão em primeiro lugar (72 pontos), com a dupla Paioli/Gottschalk (70) em seguindo e, na terceira posição, o paulista Flavio Andrade (61).

Circuito Raul Boesel

Fundado em 1967, o Autódromo Internacional de Curitiba (AIC) é um circuito privado que começou sua história como um oval com três curvas e apenas 2,7 quilômetros de extensão. Só mais tarde foi construída a parte mista, totalizando os atuais 3.695 metros. Em 1995, o complexo passou por uma ampla modernização implementada pelo grupo empresarial que até hoje administra o autódromo. Antes, em 1987, o traçado foi renomeado como Circuito Raul Boesel, em homenagem ao curitibano que conquistou o então prestigioso título de campeão mundial de Protótipos FIA.

Atendendo aos padrões de segurança da entidade máxima do esporte a motor, a pista recebeu na última década algumas competições internacionais. Tecnicamente, oferece o desafio de mesclar uma longa reta (1 km) a dois esses (de baixa e alta velocidade), além de uma exigente curva “cega” de raio duplo, o chamado Pinheirinho.

A sexta etapa do Mercedes-Benz Challenge 2016 acontece às 11h do próximo domingo, com transmissão ao vivo do canal por assinatura Band Sports. Mais informações sobre a categoria estão disponíveis no sitewww.mbchallenge.com.br.

Confira a classificação:

Campeonato CLA AMG Cup