Data de Publicação: 05/01/2015

• Foram emplacados em 2014 aproximadamente 56.900 veículos da marca, entre caminhões, chassis de ônibus e comerciais leves
• Philipp Schiemer: “Mesmo num contexto geral de queda nas vendas de veículos comerciais no Brasil, a Mercedes-Benz foi a marca que menos caiu, obtendo crescimento de market share em todos os segmentos”
• Novidades como os caminhões ECONFORT, lançamento de ônibus urbano e rodoviário e van Sprinter para nove passageiros ampliaram a competitividade da marca no mercado brasileiro

A Mercedes-Benz é a Empresa que mais vendeu veículos comerciais no Brasil em 2014. No acumulado de janeiro a dezembro foram emplacados 56.880 unidades, sendo 34.311 caminhões (acima de 6 ton), 13.006 ônibus no segmento de 8 toneladas e 9.563 comerciais leves Sprinter.

“Com muito trabalho e determinação, alcançamos um aumento de participação em todos os segmentos em 2014, especialmente porque este foi um ano de queda de vendas para o nosso setor em comparação com 2013. O tímido desempenho da economia brasileira provocou uma redução na comercialização de caminhões, ônibus e comerciais leves, afetando praticamente todas as marcas”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina. “Porém, mesmo num contexto geral de queda nas vendas de veículos comerciais, a Mercedes-Benz foi a marca que menos caiu, obtendo crescimento de market share em todos os segmentos”.

No acumulado de janeiro a dezembro, a Mercedes-Benz atingiu quase 26% de participação em caminhões, cerca de 50% em ônibus no segmento acima de 8 toneladas e aproximadamente 22% em comerciais leves.

De acordo com Philipp Schiemer, novidades introduzidas pela Mercedes-Benz ao longo de 2014 – como os caminhões ECONFORT, os ônibus urbanos e a van Sprinter para 9 passageiros – ampliaram a competitividade da marca no País. “Em todos os segmentos, agregamos mais valor aos nossos produtos, assegurando melhor desempenho, menor consumo, reduzido custo operacional e mais conforto para o motorista. Isso resulta em mais produtividade e rentabilidade para os clientes”, diz ele.

Caminhões ECONFORT trouxeram mais de 40 novidades ao mercado

No acumulado de janeiro a dezembro, a Mercedes-Benz alcançou o número de 34.311 caminhões emplacados no País em 2014, o que leva aos 25,8% de market share num mercado total de 133.086 unidades. Isso significa 1,2 ponto percentual sobre os 24,6% de 2013 para a marca.

Mercedes-Benz mantém liderança em ônibus

Com o crescimento do market share de ônibus em 2014 para 50% no segmento acima de 8 toneladas de PBT (frente a 43,5% no ano passado), a Mercedes-Benz ampliou ainda mais sua liderança nas vendas de ônibus no Brasil. Em volume de vendas foram emplacados, no acumulado do ano até dezembro, 13.006 chassis da marca, num mercado total de 26.158 unidades.

“Ao longo do ano, nossa marca foi a escolhida para ampliação e renovação de frota em várias capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Vitória, Fortaleza e Goiânia, entre outras”, afirma Philipp Schiemer. “Isso se deve a atributos como reduzido consumo, baixo custo operacional, robustez e resistência para o trabalho severo do transporte urbano de passageiros”.

O presidente da Empresa destaca especialmente o sucesso dos ônibus da marca em sistemas de transporte coletivo urbano, como BRT e corredores exclusivos. O superarticulado O 500, por exemplo, acumula cerca de 720 unidades já comercializadas no Brasil desde seu lançamento em 2012.

Consolidação da unidade de negócios de comerciais leves

Com 9.563 unidades emplacadas em 2014, a linha de veículos comerciais leves Sprinter atingiu cerca de 22% de market share, num mercado total de 44.216 unidades. Essa participação é 0,5 ponto percentual a mais em relação ao ano passado (21,1%).

“Além de um portfólio amplo e abrangente, com veículos cada vez mais modernos, produtivos e rentáveis, estamos fortalecendo cada vez mais a nossa unidade de negócios de comerciais leves”, explica Philipp Schiemer.

De acordo com o executivo, o lançamento da van Sprinter 415 CDI 9+1 (9 assentos, mais o banco do motorista) foi um grande destaque do ano em termos de produto. Ela ampliou o portfólio da marca para o transporte de passageiros – que já conta com as versões 15+1, 17+1 e a exclusiva versão 20+1, a maior do segmento no País – trazendo todos os atributos e vantagens da Sprinter, que é referência de mercado em qualidade, conforto, segurança, agilidade, tecnologia e excelente custo operacional.