Data de Publicação: 24/11/2016

  • Pacote tecnológico para linha rodoviária O 500 traz itens inéditos e exclusivos

  • Novo O 500 MDA para mais de 220 passageiros é o maior superarticulado do mundo para BRT

  • Sistema de gestão de frota FleetBoard já disponível para ônibus

  • Consórcio Mercedes-Benz tem plano específico para ônibus

  • “Service24h” é novidade para ônibus rodoviários, com vantagens exclusivas aos clientes

  • Empresa expõe seis modelos de sua linha de chassis de ônibus num dos maiores estandes da FetransRio

  • Mercedes-Benz é líder destacada nas vendas de ônibus no Brasil

 

Com base no conceito “Pensando no coletivo. Pensando do Futuro”, a Mercedes-Benz participa de forma bastante intensa da 11ª FetransRio, feira paralela à 17ª edição do Congresso Etransport. Juntos, eles formam o maior evento do setor no País, organizado pela Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro), que acontece entre os dias 23 e 25 de novembro, no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro.

“Referência no segmento de ônibus, tanto em vendas e liderança de mercado, como em pioneirismo e inovação tecnológica, nossa Empresa terá uma participação à altura da marca e da importância da FetransRio”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Vamos ressaltar que o ônibus é o parceiro de todo dia das pessoas e um transporte para tudo. Seja o próprio ônibus ou para levar as pessoas para o trem, metrô ou qualquer outro modal. O ônibus é um exemplo perfeito de intermodalidade e de mobilidade e a Mercedes-Benz, com produtos e serviços, é uma parte muito atuante desse processo. Esse conceito será demonstrado na maior vitrine do setor no Brasil, que é a FetransRio”.

Segundo Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a forte presença da Empresa na FetransRio reafirma a destacada liderança da marca na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. “Em 2016, até outubro, conquistamos cerca de 85% de participação de mercado nesta praça. Além da liderança em vendas, também estamos à frente em lançamentos, caso do novo superarticulado O 500 MDA para mais de 220 passageiros, que já circula no BRT da cidade desde agosto deste ano”, ressalta o executivo. “Esta solução foi desenvolvida a partir de demandas de empresas e operadores locais por maior capacidade de transporte de passageiros”.

Seis chassis em exposição e mais novidades

Num estande de 1.560 metros quadrados, um dos maiores da feira, a Mercedes-Benz apresenta lançamentos e novidades. “A grande atração é o novo chassi O 500 MDA para ônibus superarticulados com capacidade para mais de 220 passageiros, o maior do mundo para sistemas como o BRT, que é apresentado pela primeira vez no Brasil”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Ao lado do novo O 500 MDA estão expostos outros chassis da marca. Para o segmento urbano, estão em evidência os modelos O 500 U e OF 1721 L com suspensão pneumática, ambos equipados com o novo painel de instrumentos com diversas funções.

Para atendimento a clientes do segmento de transporte rodoviário estão em destaque os modelos O 500 R com caixa automática Ecolife, o O 500 RSD 6x2 com câmbio automatizado Mercedes PowerShift e o O 500 RSDD 8x2. Todos estes chassis rodoviários estão equipados com volante multifuncional com teclas. Além disso, o RSD apresenta avançadas tecnologias oferecidas pela Mercedes-Benz e que são atração no evento, como os inéditos e exclusivosAEBS – Advanced Emergency Braking System (Sistema de Frenagem de Emergência), LDWS – Lane Departure Warning System (Sistema de Aviso de Faixa) e TPMS – Tyre Pressure Monitoring System (Sistema de Monitoramento da Pressão e Temperatura dos Pneus).

Os chassis expostos no evento também estão equipados com outras novidades da marca para o segmento de ônibus, como novo painel de instrumentos com novas funções, volante multifuncional com teclas e tacógrafo digital.

Consórcio e FleetBoard para ônibus serão destaques no evento

Consórcio Mercedes-Benz para ônibus, como também o novo “Service24h” e o sistema de gestão de frota FleetBoard para ônibus rodoviários também ganham evidência na FetransRio, ampliando o mais abrangente portfólio de pré e de pós-venda que a marca oferece aos clientes. Isso demonstra, mais uma vez, que a Mercedes-Benz sempre traz novas soluções para o mercado, visando assegurar ainda mais produtividade, eficiência e rentabilidade para o transporte urbano e rodoviário de passageiros.

“Esses lançamentos e novidades da nossa marca asseguram mais ganhos para as empresas de transporte e mais conforto e segurança para os motoristas e os passageiros”, conclui Walter Barbosa. “Só a nossa marca tem uma solução tão completa para clientes do segmento”.

Mercedes-Benz é líder destacada nas vendas de ônibus no Brasil

Ao longo de 2016, a Mercedes-Benz não só vem confirmando sua liderança destacada nas vendas de ônibus no Brasil, como tem ampliado a vantagem em relação às demais marcas concorrentes. Considerando o mercado total, acima de 8 toneladas, a Empresa conquistou 59,3% de market share no período janeiro a outubro deste ano, com 5.438 unidades emplacadas.

“Isso significa 5,6 pontos percentuais a mais sobre o nosso market share no mesmo período do ano passado”, diz Roberto Leoncini. “São mais de 42 pontos percentuais sobre o segundo colocado, o que demonstra que os clientes confiam cada vez mais na nossa marca”.

Leoncini destaca o desempenho de vendas ainda mais expressivo no segmento de ônibus urbanos. “Com 4.146 unidades emplacadas, alcançamos 72,8% de participação no acumulado janeiro-outubro. São 2,8 pontos percentuais a mais sobre o nosso market share de 2015 no mesmo período e mais de 57 pontos percentuais sobre a marca vice”.

No segmento de ônibus rodoviários, a Mercedes-Benz obteve 50,5% de participação no acumulado de janeiro a outubro de 2016, com 661 unidades emplacadas. A Empresa manteve praticamente o mesmo desempenho do ano anterior. Além disso, são cerca de 35 pontos percentuais sobre três marcas concorrentes, que dividiram o mesmo índice de market share.

Na categoria de microônibus, a Mercedes-Benz alcançou 29,9% de market share, com 492 unidades emplacadas, o que representa mais 2,4 pontos percentuais sobre o resultado de 2015 no mesmo período. No segmento Caminho da Escola, na categoria de chassis OF, a Empresa superou 65% de participação, com 137 unidades emplacadas, 18 pontos percentuais a mais sobre o market share de 2015 no mesmo período.