Data de Publicação: 22/04/2025

  • Em parceria com a Daimler Latina, volume de venda foi acumulado em cerca de dois anos, desde o lançamento do Novo O 500 RS e RSD
  • Chile e Peru são os maiores compradores, principalmente no Peru onde este modelo foi testado sob condições extremas de altitude e temperatura nos Andes
  • Motor OM 460 LA acoplado à transmissão automatizada ZF Traxon é destaque pela robustez e economia
  • Chassis de ônibus rodoviários Mercedes-Benz Novo O 500 são referência de mercado em tecnologias de segurança
  • Clique aqui e veja o O500 El Más Potente em desenvolvimento

Mercedes-Benz do Brasil e a Daimler Latina, unidade regional da Daimler Buses, celebram a conquista de um marco expressivo de venda da linha de ônibus rodoviário Novo O 500. A Empresa alcançou o volume acumulado de 1.000 unidades exportadas dos modelo O 500 RS 4x2 de 450 cavalos e do O500 RSD 6x4 de 480 cavalos, “el más potente”, para a América Latina em cerca de dois anos.

“Lançado em julho de 2023, o sucesso comercial desse Novo O 500 RS e RSD teve início com uma venda discreta para clientes do Chile, Peru e Guatemala. A performance excelente e a rentabilidade do veículo foram reconhecidas rapidamente pelos operadores. Como decorrência, os volumes superaram as expectativas iniciais em mais de 150%, com mais de 370 unidades exportadas no ano de sua chegada àquela região”, destaca Jens Burger, diretor geral do Regional Center Daimler Latina.

“Com o êxito do produto, alcançamos 1.000 unidades exportadas em 2025 e expandimos horizontes. Além de Chile e Peru, os maiores compradores do Novo O 500 RS e RSD, e da Guatemala, já comercializamos esses chassis de ônibus para Colômbia, Costa Rica, Uruguai, Argentina, México, Egito, Singapura e Indonésia”, afirma Jens Burger.

Os chassis Novo O 500 RS e RSD “el más potente” chegou ao mercado latino-americano nas versões RS 1945 4x2 de 450 cavalos e 2448 6x2 de 480 cavalos. Ambos passaram a integrar o portfólio Mercedes-Benz para países da região andina, além de outros mercados da América Latina.

Nessa região, os ônibus rodoviários Novo O 500 atendem aos segmentos de turismo, transporte intermunicipal e fretamento, e em severas rotas de mineração. Robustos e resistentes, com eficiência, conforto e segurança, ele supera os desafios mais adversos da Cordilheira dos Andes como temperaturas abaixo de zero e altitudes acima de 5.000 metros.

Um ônibus desenvolvido para diversos segmentos de operações

“Esse veículo de grande sucesso é fruto do desenvolvimento conduzido pela Mercedes-Benz do Brasil com foco numa solução para necessidades de operadores da América Latina, especialmente de regiões Andinas”, diz Mauricio Yamamoto, managing director de Ônibus do Regional Center Daimler Latina. “Essa nova configuração do veículo atende a um perfil de cliente e de operação que vinha mudando. Para isso, precisávamos de um motor mais potente, uma transmissão e eixos mais robustos além de novos sistemas de segurança atualmente exigidos pelas companhias de mineração e compatíveis com exigências internacionais. Com estes modelos equalizamos as tecnologias entre os veículos produzidos na matriz na Alemanha e os produzidos no Brasil”.

Segundo Mauricio Yamamoto, um grande desafio do desenvolvimento era ter um produto de excelência para condições extremas de aplicação. “Todo o nosso time atuou para isso, contando com as parcerias de equipes da fábrica, dos representantes e até dos clientes. Diante desse cenário, quero destacar a capacidade da Engenharia e da Linha de Produção da planta da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo (SP), onde são fabricados os chassis Novo O 500 para atender vários países, de acordo com suas respectivas legislações de emissões, sejam Euro 3, 5 ou 6”.

Mais potentes, mais robustos e mais completos

Além dos consagrados modelos Euro 5, disponibilizamos também o Novo O 500 RS 1936 4x2 de 360 cavalos e o Novo O 500 RSD 2445 6x2 de 450 cavalos, ambos com tecnologia Euro 3 para atender os países com este estândar de emissão.

Com isso, completamos a família do Novo O500 desde Euro 3 até Euro 6 com motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 6 cilindros e 12,9 litros, similar à versão consagrada do caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros.

“Para obter mais potência e eficiência, lançamos os chassis do Novo O 500 com o motor OM 460 para atender principalmente os países andinos e outros mercados latino-americanos. Entre suas características estão o aumento da capacidade volumétrica para 12,9 litros, o novo turbocompressor com pressão de 2.4 bar e a nova pressão de injeção de diesel de 2.200 bar para garantir uma melhor pulverização do combustível e uma queima de combustível mais efetiva”, diz Augusto França, gerente de Vendas e Marketing de Ônibus do Regional Center Daimler Latina. “Além disso, os veículos contam com uma nova arquitetura eletrônica e com um sistema de arrefecimento inteligente que possibilita uma redução real de consumo de combustível”.

Economia de até 10% no consumo em elevadas altitudes

“Os testes na Cordilheira dos Andes, no Peru, nos trouxeram um excelente resultado: os ônibus Novo O 500 chegaram a economizar até 10% de combustível, em comparação ao portfólio anterior, conforme as condições da estrada e o estilo de condução do motorista. Isso se deve à harmonia do trem de força, que se destaca pelo novo motor Mercedes-Benz OM 460 LA, pela transmissão automatizada ZF Traxon e os eixos traseiros mais robustos”, afirma Augusto França. “Nos testes da região andina peruana, este conjunto motriz reafirmou sua robustez e resistência, chegando a operar com folga em subida constante por 3 a 4 horas, condição bastante comum nessa topografia. Além disso, é importante destacar que as avançadas tecnologias dos Novos O 500 oferecem um alto padrão de conforto e segurança para os passageiros e de condução para o motorista”.

Transmissão automatizada ZF Traxon 12 marchas

Além do motor OM 460, o trem de força desses ônibus rodoviários Novo O 500 contam com a robusta transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com Over Drive e Direct Drive e com possibilidade de receber Intarder, sistema de freio auxiliar Retarder.

Entre as principais características da Traxon incluem-se uma estratégia de mudanças de marcha que prioriza a economia de combustível, funcionamento silencioso, alto torque de entrada, menor volume de óleo lubrificante e menor custo de manutenção.

Essa transmissão vem equipada ainda com EcoMode (maior eficiência no consumo de combustível), EcoRoll (utiliza a inércia do veículo para economizar combustível), PowerMode (mudanças de marcha em rotações mais altas que asseguram maior agilidade nas subidas e nas ultrapassagens) e Holder (sistema de auxílio de partidas em rampas).

Referência em tecnologias de segurança avançada

Mercedes-Benz do Brasil tem consolidado os ônibus Novos O 500 como os mais completos em tecnologias de segurança. Entre os seus diferenciais incluem-se o ABA 5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência, assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto, além de vários itens já consagrados no mercado.

O sistema de frenagem de emergência (ABA 5) intervém em caso de colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via, além de reconhecer ciclistas e pedestres, que é um grande diferencial dessa tecnologia. Em uma situação emergencial, o ABA 5 emite um alerta visual e sonoro para o motorista. Se não há reação, o sistema automaticamente realiza uma leve intervenção nos freios ou pode chegar até a uma frenagem de emergência completa, se for o caso. Isso reduz o risco de colisões e minimiza efeitos de um eventual acidente. Além disso, os freios permanecerão acionados após a parada total do ônibus, até que o motorista efetue algum comando no pedal de freio ou acelerador. Esse sistema de segurança contribui para a redução de sinistros e aumento da disponibilidade e segurança do veículo, passageiro e condutor, comenta Harley Barbieri, Gerente de Produto e Pós-Vendas de Ônibus do Regional Center Daimler Latina.

No caso do assistente de ponto cego (SGA), o sistema identifica o que acontece do lado direito do ônibus local onde se faz necessário maior atenção para o motorista, detectando pedestres, ciclistas e automóveis na via, parados ou em movimento. A atuação do SGA resulta em mais segurança nas vias e mais tranquilidade para o motorista.

Segurança e comodidade para o condutor do ônibus também são garantidas pelo controle inteligente de farol alto (IHC). O sistema opera de forma autônoma, reduzindo o farol alto quando a câmera detecta luminosidade contraria, e assim o motorista pode se concentrar ainda mais na via e no tráfego. O sistema utiliza a câmera do LDWS, possibilitando total integração com o farol do encarroçador.

Mais itens de segurança disponíveis para chassis de ônibus rodoviários Novo O 500:

  • LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa.
  • Assistente de Atenção – monitora o nível de atenção do motorista durante a condução do veículo.
  • ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo.
  • TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus.
  • Piloto automático de velocidade.
  • ESS – sinalização de parada de emergência.
  • Sistema de auxílio em rampa.
  • Top-Brake – sistema auxiliar de freio.
  • Sistema anti-tombamento.
  • EBS – sistema eletrônico de freios.
  • ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente.
  • ESP – controle eletrônico de estabilidade.
  • Freio a disco ou tambor.