Mercedes-Benz vence sete categorias de campeão de vendas em ônibus e caminhões do Prêmio Lótus 2025
Data de Publicação: 06/02/2025
- Reafirmando sua tradicional liderança no segmento, a Mercedes-Benz novamente é a marca de chassi de ônibus do ano, como também de chassi urbano e chassi rodoviário
- Pela sexta vez consecutiva, a Linha Accelo conquista o título de marca de caminhão leve no Brasil
- Accelo 1017 foi o caminhão leve mais vendido no País em 2024
- Linha Atego é reconhecida com dois troféus em categorias de caminhões semipesado e pesado
A Mercedes-Benz do Brasil mais uma vez reafirma sua posição de uma das maiores ganhadoras do Prêmio Lótus Campeão de Vendas, iniciativa da Editora Frota & Cia. A Empresa venceu 7 categorias na edição 2025, sendo 3 de ônibus e 4 de caminhões. Esta premiação, que chega a 32 anos, tem como base os dados de emplacamento do Renavam 2024 informados por Anfavea e Fenabrave.
Reafirmando sua tradicional liderança nas vendas de ônibus no Brasil, a Mercedes-Benz, mais uma vez, conquistou a categoria “Marca de Chassi de Ônibus” no Prêmio Lótus 2025. Além disso, também foi vencedora em “Marca de Chassi Urbano” e “Marca de Chassi Rodoviário”.
Nas categorias de caminhões, a Mercedes-Benz venceu em “Marca de Caminhão Leve”, com a Linha Accelo; “Caminhão Leve”, com Accelo 1017; “Caminhão Semipesado 4x2”, com Atego 1719 e “Caminhão Pesado até 400 cv”, com Atego 2730 6x4.
“Estamos novamente muito orgulhosos e satisfeitos”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “A histórica preferência das empresas de transporte de passageiros por nossos chassis de ônibus, tanto urbanos como rodoviários, de fretamento e turismo, deve-se a atributos amplamente reconhecidos no mercado, como ótima performance, baixo consumo de combustível, excelente custo operacional, disponibilidade e confiabilidade nas mais variadas demandas da mobilidade. Além disso, oferecem alto valor de revenda e uma de Rede de Concessionários dedicada, onde o cliente tem facilidade para encontrar peças de reposição e um amplo portfólio de serviços especializados”.
“Além das consagradas famílias de micro-ônibus LO, urbanos e rodoviários OF e O 500, agregamos ao nosso portfólio o eO500U, chassi de ônibus elétrico urbano a baterias, que já tem mais de 200 unidades circulando na cidade de São Paulo, que é referência para o País”, diz Walter Barbosa. “Ou seja, sempre trazemos produtos para as novas demandas e tendências de mercado, o que é o caso da eletromobilidade no transporte coletivo”.
Mercedes-Benz mantém liderança histórica nas vendas de ônibus
Em 2024, a Mercedes-Benz manteve sua histórica liderança de 68 anos nas vendas de ônibus no Brasil, conquistando 41% de participação de mercado no segmento acima de 8 toneladas de PBT – peso bruto total. No acumulado do ano, a marca emplacou 9.158 unidades.
No segmento urbano, essa liderança é ainda mais expressiva: foram 5.831 ônibus Mercedes-Benz emplacados em 2024, alcançando a liderança com cerca de 56% de market share. No segmento rodoviário, o 1º lugar foi consolidado com quase 59% de participação e emplacamento de 2.425 unidades.
Ouvindo as estradas e entregando soluções
“Essa premiação nos motiva a seguir em frente atendendo aos desejos dos clientes e às demandas do mercado. Em 2024, mantivemos a nossa marca entre os líderes de vendas e de participação, o que ressalta o excelente desempenho, comprometimento e determinação das equipes da Fábrica e da Rede de Concessionários”, destaca Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso se deve também ao compromisso com os clientes e com suas necessidades. Sempre estaremos ao lado de quem transporta carga por esse imenso País. Não deixamos de ampliar e modernizar nosso portfólio de produtos e serviços, o que fortalece ainda mais a confiança que os clientes têm na nossa marca e em tudo o que entregamos a eles. Afinal, As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”.
Accelo e Atego repetem premiações em caminhões
Importante destaque da Mercedes-Benz no Prêmio Lótus deste ano é a conquista do Accelo, pela sexta vez consecutiva, como “Marca de Caminhão Leve”. Foram 6.237 unidades da Linha Accelo emplacadas em 2024, o que resulta em mais de 60% de market share nesse segmento no ano passado. Com 4.576 unidades emplacadas em 2024, o Accelo 1017 conquistou o prêmio de “Caminhão Leve” do ano.
A linha Atego venceu duas categorias, com dois modelos que repetiram a conquista de 2024. O 1719 foi vitorioso entre os semipesados 4x2, com 2.922 caminhões emplacados. Já o Atego 2730 6x4, com 1.602 unidades emplacadas, foi o pesado do ano até 400 cv.
Accelo é solução de mobilidade e sustentabilidade
“A nova premiação como marca de caminhão leve de 2024 consolida, cada vez mais, o Accelo como solução de mobilidade e sustentabilidade”, afirma Jefferson Ferrarez. “Nosso ágil e eficiente caminhão leve contribui para a otimização das operações de distribuição urbana, bem como de carga e descarregamento nas ruas das cidades e nas curtas distâncias rodoviárias e rurais. Com base na avançada tecnologia BlueTec 6, o Accelo reduz as emissões de poluentes, melhorando a qualidade do ar e preservando o meio ambiente”.
O Accelo inovou no mercado com o conceito de cabina home office, com interior parecido ao de um automóvel. Isso inclui vários porta-objetos, encosto reclinável tipo mesa, volante similar ao de um automóvel, coluna de direção regulável, cintos de segurança de três pontos, painel com computador de bordo e sistema de diagnose, vidros elétricos, espelho com regulagem elétrica, ar condicionado e cobertura de degraus. Além ainda de oferecer a versão cabina estendida.
“Outro destaque do Accelo está no fato de que esta foi a primeira linha de caminhões leves a comercializar o câmbio automatizado”, diz Jefferson Ferrarez. “Por isso, esse caminhão da nossa marca está sempre à frente de seu tempo, cada vez mais atualizado para atender às necessidades do mercado e oferecer mais valor ao cliente”.
Os caminhões Accelo são equipados com o motor mais robusto do mercado, o que é muito importante nas severas operações de distribuição urbana e na circulação no interior dos bairros. O motor Mercedes-Benz OM 924 LA, de 4,8 litros, oferece potência de 163 cavalos a 2.200 rpm, com torque de 610 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm. Isso se traduz em melhor desempenho e mais agilidade no trânsito das cidades e nas rodovias.
O Accelo apresenta pouca manutenção e também é econômico, aliado a uma boa capacidade e excelente plataforma de carga. Outro destaque é sua manobrabilidade, o que o torna ágil para entrega de mercadorias nos centros urbanos. Além disso, é um caminhão premiado pelo seu ótimo valor de revenda.
Atego é destaque pela versatilidade de aplicação
“Com novo design, os caminhões médios, semipesados e extrapesados da Linha Atego ganharam, em 2024, ainda mais evidência nas estradas, nas ruas e também fora-de-estrada por sua modernidade, reforçando uma identidade visual alinhada às famílias de extrapesados Actros e Arocs. Além disso, asseguram maior robustez e menor custo de manutenção para os nossos clientes, valorizando sua frota e aumentando o valor de revenda do veículo”, ressalta Jefferson Ferrarez.
De acordo com o executivo, a renovação do Atego foi mais um resultado concreto do compromisso As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução. “Continuamos avançando sempre. A gente não para de evoluir e de inovar. Essas novidades chegaram ao mercado no momento especial em que o Atego completou 20 anos no Brasil, em 2024. Uma linha de caminhões com a estrela de três pontas, com permanente sucesso junto a frotisas, transportadores e autônomos pela versatilidade de aplicação e flexibilidade na oferta de modelos, versões e itens de configuração. Dessa forma, atende todas as demandas dos nossos clientes com qualidade e rentabilidade”.
A movimentação de carga nas cidades, em curtos trechos intercidades e até em operações de apoio na construção civil e no agronegócio, exige um caminhão versátil, robusto, com boa capacidade de carga e flexibilidade para atender uma extensa e variada gama de aplicações, que podem ir de um simples furgão de alumínio até um comboio de lubrificação para atender máquinas agrícolas. Este é o semipesado Atego 1719 versão plataforma, que conquistou novamente o Prêmio Lótus em 2025 e que está apto a receber diversos tipos de carroçarias e implementos, apresentando uma excelente relação custo/benefício.
O Atego 1719 também é oferecido numa versão especial para bebidas, especialmente desenvolvida para essa operação severa. Esse modelo vem equipado com diversos itens originais de fábrica que facilitam e reduzem o custo da instalação da carroçaria rebaixada, normalmente utilizada no transporte de bebidas.
Equipado com o consagrado motor OM 924 LA de 4,8 litros – de 185 cv de potência a 2.200 rom e de 700 Nm de torque entre 1.200 e 1.600 rpm – o Atego 1719 oferece opções de câmbio manual ou automatizado, proporcionando um execelente desempenho. O banco do motorista é um dos mais confortáveis do mercado, chegando até 11 regulagens. O cliente pode solicitar o para-choque robustez para as aplicações mais severas. Entre seus atributos destacam-se ainda baixo custo operacional e alto valor de revenda.
Premiado na categoria de pesados até 400 cv, o Mercedes-Benz Atego 2730 6x4 é um modelo vocacional para a construção civil, a mineração e o agronegócio, com versões para básculas, serviços e caminhões de apoio e betoneiras.
Entre os itens disponíveis do Atego 2730 para as aplicações vocacionais incluem-se tomada de força no câmbio ou no motor, escape vertical, molas reforçadas, bloqueios de diferencial e para-choque robustez de serie para as aplicações mais severas. Isso contribui para um baixo custo operacional e um alto valor de revenda.
Ao consagrado motor OM 926 LA de 7,2 litros, com potência de 286 cv a 2.200 rpm e torque de 1.100 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm, junta-se o câmbio automatizado PowerShift Advanced de 12 marchas de série. Isso resulta em robustez, força, desempenho, economia e segurança.
O interior da cabina do Atego 2730 foi modernizado, destacando-se por itens como novo painel, volante multifuncional, alavanca do câmbio automatizado integrada à coluna de direção e banco do motorista mais confortável, com até 11 regulagens.
Mercedes-Benz é a maior ganhadora do Prêmio Lótus
Com as sete conquistas deste ano, a Mercedes-Benz se consolida como a maior ganhadora da história do Prêmio Lótus, organizado pela Frota&Cia, uma das revistas mais tradicionais do segmento de veículos comerciais no País, o que confere qualidade e credibilidade a este levantamento anual de emplacamentos informados pela Anfavea e Fenabrave. São mais de 200 prêmios conquistados pela Mercedes-Benz em 32 anos, refletindo o êxito da Empresa em buscar a satisfação permanente dos seus clientes.