Data de Publicação: 04/04/2017

  • Cerca de 40 colaboradores da linha de produção participarão do programa “Engrenar” deste ano, que oferece oportunidades internas de desenvolvimento em áreas administrativa

  • Um dos objetivos dessa iniciativa é identificar talentos internos e oferecer novas possibilidades para ampliação do conhecimento

  • Candidatos com ensino superior completo ou em andamento, domínio de idiomas e conhecimento de informática podem concorrer a uma vaga no processo seletivo do programa

Incentivar os colaboradores e promover seu crescimento profissional são os principais objetivos do “Engrenar”, um dos programas de desenvolvimento de recursos humanos da Mercedes-Benz do Brasil. A iniciativa oferece aos trabalhadores horistas, ou seja, da área produtiva, uma oportunidade de atuação em áreas administrativas durante um período de seis meses, podendo assim desenvolver suas habilidades e criar novas possibilidades para suas carreiras dentro da Companhia.

O “Engrenar” proporciona aos colaboradores da Empresa a oportunidade de exercerem funções diferentes em outros departamentos. Isso valoriza os talentos internos e possibilita que os participantes evoluam profissionalmente na própria unidade em que já atuam. “O programa motiva constantemente nossos colaboradores e, por conta disso, aumentamos de 11 para 20 vagas disponibilizadas aos trabalhadores horistas, permitindo que cerca de 40 colaboradores por ano passem por essa valiosa experiência”, diz Fernando Garcia, vice-presidente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz do Brasil.

A escolha dos participantes é feita por meio de um processo seletivo que inclui diversas etapas. A primeira delas é se inscrever, dentro de sua área de interesse, no site de oportunidades divulgado a todos os colaboradores. Após essa etapa, os currículos enviados passam por uma triagem, a fim de verificar se os candidatos preenchem os requisitos necessários, o que inclui estar cursando ou ter concluído o ensino superior, ter conhecimentos de informática e idiomas.

Os perfis aprovados na etapa de triagem são enviados para os gestores das áreas participantes que, de acordo com as características de cada inscrito, selecionam os melhores perfis para a fase de entrevistas individuais, para que ao final do processo, seja possível encontrar quem mais se encaixa nas atividades do departamento.

Engajamento e oportunidade

As áreas que recebem os “engrenandos”, como são chamados os participantes do programa, também são selecionadas e devem oferecer aos colaboradores a oportunidade de se engajar em projetos específicos que estimulem seu desenvolvimento e que permitam a realização de atividades equivalentes aos seus conhecimentos.

Durante o período que passam nas áreas administrativas, os engrenandos recebem suporte constante, tendo a oportunidade de desenvolver suas habilidades já adquiridas tanto na formação acadêmica, quanto na vivência que tiveram na fábrica. “Participar do Engrenar é engrandecer a experiência profissional dos nossos colaboradores e contribuir para que novos talentos possam ser descobertos na Empresa”, complementa Fernando.

Atualmente, o projeto está em funcionamento na unidade de São Bernardo do Campo, SP, além de estar disponível para as demais fábricas da Empresa, ligadas diretamente à produção e serviços de veículos comerciais (caminhões e ônibus) localizadas em Campinas, SP e Juiz de Fora, MG.