Data de Publicação: 20/08/2021

  • Passeio reuniu modelos atuais e históricos
  • Mercedes-Benz do Brasil comemora 65 anos de operação
  • Clique aqui e assista ao vídeo com os melhores momentos do passeio

Mercedes-Benz do Brasil prestou uma homenagem aos 468 anos de São Bernardo do Campo com um passeio dos seus veículos pelas principais ruas e avenidas da cidade, nesta sexta-feira, 20 de agosto.

O passeio contou com os caminhões Novo Actros, Atego e Accelo, o ônibus O 321 H, primeiro ônibus monobloco feito no Brasil, e o Papamóvel, veículo derivado do Classe G; usado pelo Papa João Paulo II; durante visita ao Brasil, em 1980. Partindo da portaria central da fábrica, no bairro da Paulicéia, os veículos passaram pelos bairros Demarchi, Ruge Ramos, Jardim do Mar e Centro, em um trajeto de aproximadamente 2 horas.

Decorados em homenagem ao aniversário da cidade e aos 65 anos da inauguração da primeira fábrica da Mercedes-Benz no Brasil, os veículos ainda fizeram paradas estratégicas o que atraiu pedestres para tirarem fotos com os modelos icônicos da marca.

65 anos da Mercedes-Benz no Brasil

Neste ano, a Mercedes-Benz celebra 65 anos de sua operação brasileira, sendo a sua fábrica são bernardense a primeira das 3 unidades que possui atualmente no País.

O primeiro caminhão (L 312, o “torpedo”) e o primeiro ônibus (chassi LP 312) produzidos no Brasil, em 1956, eram da marca Mercedes-Benz. Esse pioneirismo é ainda mais significativo, por se tratar também dos primeiros veículos comerciais com motores a diesel, conceito trazido pela Empresa ao País.

O L 312 e o LP 312 saíram da linha de montagem da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, dando impulso extraordinário ao desenvolvimento e à história da indústria automobilística nacional. Próxima dos 65 anos de atividades no País, a Mercedes-Benz é hoje a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. E, dessa mesma fábrica, sai hoje o Novo Actros, primeiro produto da marca na era 4.0 e o caminhão mais inteligente, eficiente, conectado e seguro do mercado, agregando ainda mais eficiência e valor às operações dos nossos clientes.

A inauguração oficial da primeira fábrica da Mercedes-Benz do Brasil ocorreu em 28 de setembro de 1956, contando com a presença de muitos convidados e autoridades, entre elas o então presidente da República, Juscelino Kubitschek. Desde este período, a Companhia de origem alemã tornou-se uma referência na produção e na liderança de vendas e de serviços no segmento de veículos comerciais no País e para exportações, como também no desenvolvimento tecnológico e na geração de soluções para as demandas do transporte de cargas e de passageiros. Com base em seu espírito pioneiro e inovador, a Empresa sempre esteve à frente do desenvolvimento, ditando tendências de mercado e atendendo às necessidades de transporte dos seus clientes.