Data de Publicação: 30/06/2021

  • Mercedes-Benz Trucks está empenhada em concluir sua mudança para caminhões elétricos na Europa até 2039
  • Com o eActros, a Mercedes-Benz Trucks dá um passo importante para alcançar os objetivos do Acordo de Paris
  • O eActros está "Charged & Ready" (Carregado e Preparado) e faz parte integrante de um ecossistema orientado aos negócios
  • As descobertas feitas pela "Frota de Inovação eActros" e com a parceria com os clientes foram integradas no desenvolvimento do modelo de produção em série

O setor de logística enfrenta um enorme conjunto de desafios: de um lado, as regulamentações ambientais estão cada vez mais exigentes, enquanto, de outro, o volume de transporte global está aumentando. Esse volume de mercadorias precisa ser transportado da maneira mais sustentável e eficiente possível.

Em vista de sua responsabilidade social pela proteção do clima, a Mercedes-Benz Trucks está trabalhando duro para alcançar seu objetivo de transporte de carga livre de emissões de CO2 usando tecnologias de eletrificação por bateria e por meio de células de combustível à base de hidrogênio. A Empresa se identifica com o objetivo do Acordo de Paris quanto a descarbonizar o setor e deseja mudar completamente o seu portfólio de produtos europeus para caminhões elétricos até 2039.

O eActros da Mercedes-Benz Trucks é agora o primeiro caminhão de produção em série totalmente elétrico que leva a estrela de três pontas e, portanto, marca um passo importante rumo ao transporte de mercadorias livre de emissões de CO2. Outras etapas para o transporte de longa distância também estão em andamento: a produção em série do caminhão Mercedes-Benz eEconic de piso baixo está prevista para começar em 2022. Além disso, o eActros LongHaul elétrico a bateria está previsto para lançamento em 2024 e o GenH2 Truck com célula de combustível à base de hidrogênio chegará na segunda metade desta década.

Resposta inovadora à “sacudida” do setor de transportes

Especialmente desenvolvido para serviços de distribuição de cargas pesadas em curta distância, o eActros é sinônimo de sustentabilidade e, por sua natureza amigável em relação aos recursos, serve simultaneamente para melhorar a imagem das empresas de transporte, sem falar que torna mais atraente o trabalho dos caminhoneiros. Outra coisa que o eActros possibilita é a capacidade de repensar a distribuição regional e local de curta distância. Afinal, o caminhão elétrico também oferece uma série de outros benefícios para os clientes. Entre as vantagens estão, por exemplo, a possibilidade de fazer entregas noturnas ou de entrar em centros urbanos onde não é mais permitido o uso de veículos a diesel.

Mercedes-Benz Trucks oferece aos operadores de frotas uma solução completa e integrada

Naturalmente, a aquisição de um caminhão eletrificado também deve valer a pena financeiramente nas operações diárias das empresas de transporte. Além disso, as empresas de transporte terão, sem dúvida, uma série de perguntas: em quais rotas um veículo elétrico pode ser usado? E quanto à infraestrutura para recarga? Quais são as medidas de construção e investimentos que precisarão ser feitas na garagem?

Assim, torna-se ainda mais importante que o cliente não compre apenas um caminhão elétrico, mas também seja atendido durante todo o percurso até a eletrificação de sua frota. Afinal, a eMobility é mais do que apenas um novo sistema de acionamento. É precisamente por esta razão que a Mercedes-Benz Trucks integrou o eActros num ecossistema de negócios com o slogan "Charged & Ready" (Carregado e Preparado). Oferece assessoria em eConsulting, bem como soluções digitais quanto a eMobility e otimização do custo total de propriedade (TCO). O eActros integrado consiste em uma oferta de serviço completa que faz da Mercedes-Benz Trucks um parceiro confiável para seus clientes no que diz respeito à mobilidade sustentável no futuro.

Operações práticas de sucesso nas mãos do cliente como parte da "Frota de Inovação do eActros"

Após a Mercedes-Benz Trucks ter apresentado o veículo conceito de um caminhão de transporte de carga pesada para serviços de distribuição em curta distância em áreas urbanas no IAA 2016, em Hannover, os testes práticos de dez protótipos do eActros em parceria com clientes na Alemanha e outros países europeus começaram em 2018. O objetivo da "Frota de Inovação do eActros" era lançar no mercado um eActros pronto para a produção em série já em 2021. Nesse sentido, aspectos como as necessidades de energia nos diversos cenários de operação e a eficiência dos protótipos do eActros foram determinados. O desenvolvimento e teste dos protótipos da frota de inovação foram financiados como parte do projeto "Concept ELV²" em vários graus pelo Ministério Federal Alemão para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU), bem como pelo Ministério Federal Alemão para Assuntos Econômicos e Energia (BMWi).

Depois de funcionar por mais de dois anos, a principal descoberta do projeto piloto foi que o desempenho dos protótipos era impressionante. Os motoristas, por exemplo, ficaram especialmente satisfeitos com a disponibilidade contínua de torque em todas as marchas. Além do mais, eles também mencionaram em especial o funcionamento silencioso e a experiência agradável e suave de direção. As descobertas da “Frota de Inovação do eActros” feitas através da parceria com os clientes foram totalmente incorporadas ao desenvolvimento do modelo de produção em série. Em comparação com o protótipo, o veículo de produção em série foi drasticamente otimizado em algumas características importantes, incluindo a autonomia, a força motriz e a segurança. Foi uma co-criação com o cliente, em sua forma mais pura. Em uma etapa inicial, o modelo de produção em série do eActros estará disponível na Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega e Suécia. No momento oportuno, outros mercados serão contemplados.