Data de Publicação: 30/06/2021

  • Autonomia de até 400 quilômetros[1], capacidade da bateria em torno de 420 kWh[2]
  • Eixo elétrico com dois motores elétricos potentes que disponibilizam uma potência máxima de 400 kW
  • Dinâmica de direção impressionante e alto conforto de direção graças a uma transmissão de duas marchas realmente responsiva
  • Soluções de recarga prontas para o uso sob medida, graças a ampla oferta de consultoria e serviços
  • Soluções e aplicativos digitais inteligentes para uma eficiência ainda maior e benefícios para o cliente
  • Equipado de série com produtos básicos comprovados e inovadores, como o MirrorCam e o sistema multimídia interativo do cockpit
  • Segurança com alto valor agregado graças a recursos de série, como o Acoustic Vehicle Alerting System (Sistema de Alerta Acústico de Veículos), o Sideguard Assist S1R (Assistente de Ponto Cego) e a a quinta geração do Active Brake Assist (ABA 5 – Assistente Ativo de Frenagem) com detecção de pedestres

Hoje (30/6), a Mercedes-Benz Trucks celebrou a estreia mundial de seu eActros elétrico movido a bateria para transporte pesado em serviços de distribuição em curtas distâncias. Com o primeiro caminhão elétrico produzido em série que leva a estrela de três pontas, a Mercedes-Benz Trucks está entrando em uma nova era e, ao mesmo tempo, destacando seu desejo claro de chegar ao transporte rodoviário de carga livre de emissões de CO2. O modelo de série do eActros está planejado para começar a sair da linha de produção em Wörth am Rhein (Alemanha) a partir do outono europeu de 2021. Os resultados da "Frota de Inovação do eActros", que começou em 2018, e a estreita colaboração com os clientes foram incorporados ao desenvolvimento do modelo de produção em série. Além disso, recursos comprovados como o MirrorCam e sistema multimídia interativo do cockpit foram adotados na especificação de série. O eActros está agora pronto para ajudar os clientes da Mercedes-Benz Trucks nas estradas para serviços de transporte livres de emissões de CO2.

Grande autonomia

A bateria do modelo de produção de série do eActros está equipada com três ou quatro grupos de baterias, cada um com uma capacidade energética de cerca de 105 kWh[3]. A capacidade máxima da bateria, com 420 kWh, permite autonomia de até 400 quilômetros. A peça central tecnológica do caminhão elétrico é a unidade de tração - um eixo elétrico rígido com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas velocidades. Ambos os motores refrigerados a líquido geram uma potência contínua de 330 kW, bem como um desempenho superior de 400 kW. Além disso, se o veículo for dirigido de maneira especialmente previdente, a recuperação permite que o veículo recupere a energia elétrica. A energia assim obtida durante a frenagem é reenviada para as baterias do eActros e volta a ser disponibilizada para utilização pelo sistema de propulsão.

Desempenho impressionante

Os dois motores elétricos integrados oferecem grande eficiência e entrega constante de potência com alto torque de partida. Ao proporcionarem torque imediato, os motores elétricos que são acoplados a uma transmissão de duas velocidades garantem uma aceleração potente, um conforto de direção impressionante e uma dinâmica de direção que permite conduzir de maneira mais relaxada e com baixo estresse do que um caminhão convencional a diesel. Além disso, o baixo centro de gravidade também é umas vantagens quando se trata de fazer curvas. Em operações de carga total, os motoristas podem desfrutar de uma agradável redução de ruído de 10 dB dentro da cabine, o que corresponde aproximadamente à metade do volume de ruído perceptível. Graças ao baixo nível de ruído, entregas noturnas também são possíveis. Ao contrário de um caminhão a diesel, também há visivelmente menos vibrações. O eActros pode ser recarregado com até 160 kW: quando conectado a uma estação de recarga normal de 400A DC, as três baterias precisam de um pouco mais de 1 hora para carregar de 20 a 80 por cento[4].

Componente integrante de um ecossistema orientado aos negócios

Visando auxiliar as empresas de transporte em todas as etapas do seu caminho rumo à eMobility, a Mercedes-Benz Trucks integrou o eActros em um ecossistema que também oferece consultoria e serviços, bem como uma gama de soluções digitais para aumentar a capacidade de utilização do veículo e para otimizar o custo total de propriedade. Por exemplo, usando os planos de rota já existentes de um cliente, é possível estabelecer um perfil de uso altamente realista e importante para os caminhões elétricos. A “eConsulting” não inclui apenas a eletrificação da garagem onde fica o veículo, mas - se o cliente quiser - também aborda questões de planejamento, solicitação e implementação de tudo o que diz respeito à infraestrutura de revarga e conexão à rede elétrica. Para tanto, a Mercedes-Benz Trucks também estabeleceu uma parceria estratégica com a Siemens Smart Infrastructure, ENGIE e o Grupo EVBox. Além disso, se necessário, a Mercedes-Benz Trucks pode fornecer mais ajuda para a identificação de quaisquer concessões públicas disponíveis para infraestrutura e veículos.

Soluções digitais inteligentes

Utilizando o sistema multimídia interativo do cockpit de série no eActros, o motorista se mantém em constante atualização quanto ao nível de carga das baterias e da autonomia restante, bem como quanto ao consumo atual e médio de energia. Além disso, os gerentes de frota podem usar as soluções digitais do portal do Fleetboard para controlar de forma eficiente sua frota. Isso inclui itens tais como um Sistema de Gerenciamento de Carga desenvolvido individualmente para a criação de perfis de carga e um diário de bordo contendo informações detalhadas sobre tempos de condução, paradas e intervalos de carga. Há também uma ferramenta de mapeamento que mostra a localização atual do veículo em tempo real, bem como se está em movimento, estacionado ou sendo recarregado, sem contar o quão alta é a carga da bateria.  Além disso, o eActros também está disponível com o “Mercedes-Benz Complete” - um contrato de serviços que inclui o “All-round Carefree Package” (Pacote de Manutenção Total) e o suporte intensivo ao cliente por meio do Mercedes-Benz Uptime. Como parte disso, o telediagnóstico totalmente automático monitora continuamente a situação de vários sistemas do veículo no caminhão em tempo real. Ao agrupar os requisitos de reparo e manutenção, o número de visitas não planejadas à oficina também pode ser reduzido.

Alto nível de segurança para o motorista e outros usuários da estrada

As inúmeras funcionalidades e sistemas do eActros garantem um elevado nível de segurança nas estradas para todos os envolvidos. Por exemplo, elementos especiais de proteção para as baterias para casos de impacto lateral por meio de um perfil de alumínio, enquanto os sensores integrados neles podem detectar um cenário de colisão. Nesse caso, a bateria HV é automaticamente isolada do resto do veículo. Além disso, o motorista sempre tem a opção de acionar o desligamento de alta voltagem a qualquer momento na cabine. Entretanto, para garantir que o veículo seja mais fácil de ouvir pelos usuários da estrada, como pedestres e ciclistas, o eActros vem de série com o Acoustic Vehicle Alerting System (AVAS - Sistema de Alerta Acústico Externo). Também garantindo segurança adicional há o Sideguard Assist (Assistente de Ponto Cego), que vem de série no eActros. Outro sistema que faz parte do escopo de série do equipamento é a quinta geração do Active Brake Assist (ABA 5 – Assistente Ativo de Frenagem) com detecção de pedestres. Ele pode ajudar a reduzir o risco de uma colisão na direção longitudinal em ruas urbanas, estradas ou rodovias.

Com todos os sistemas de assistência, a Mercedes-Benz Trucks visa ajudar o motorista tanto quanto possível dentro dos respectivos limites de cada sistema. No entanto, conforme prescreve a lei, o motorista continua a ser totalmente responsável por dirigir o veículo com segurança em todos os momentos.

[1] A autonomia foi determinada internamente em condições ideais, incluindo 4 conjuntos de baterias após o pré-condicionamento em tráfego de distribuição parcialmente carregado sem reboque a 20°C de temperatura externa.

[2] Isso corresponde aproximadamente ao conteúdo de energia das novas baterias instaladas, incluindo limites de segurança e desempenho para manter a operação do sistema.

[3] Isso corresponde aproximadamente ao conteúdo de energia de uma bateria nova, incluindo limites de segurança e desempenho para manter a operação do sistema.

[4] Com base em valores empíricos determinados internamente em condições ideais, incluindo uma temperatura ambiente de 20ºC.