Data de Publicação: 19/05/2025

  • Modelo para longas distâncias, eActros 600 será oferecido para novas variantes de configuração do veículo

  • Os pontos fortes tecnológicos da segunda geração do eActros – como o eixo motriz elétrico, a tecnologia de células de bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) e o Cockpit Multimídia Interactive 2 – permanecem como características principais

  • Novidades: cavalos mecânicos e chassis plataforma com entre-eixos adicionais, diferentes variantes de pacotes de baterias e cabinas longas alternativas do consagrado design do Actros com diferentes formas de teto

  • Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks: "Nosso objetivo é impulsionar a descarbonização da indústria em alta velocidade, eletrificando cada vez mais as aplicações de transporte"

  • Novos modelos estarão disponíveis para encomenda a partir do outono europeu de 2025

A Mercedes-Benz Trucks expandirá seu portfólio de caminhões elétricos à bateria com novas variantes baseadas no Mercedes-Benz eActros 600. As novas versões manterão as principais características do caminhão elétrico de segunda geração projetado para o transporte de longas distâncias e alto desempenho, que se distingue particularmente pelo seu conceito inovador, composto por uma tecnologia de propulsão moderna com alta eficiência energética.

As tecnologias de destaque do eActros 600, lançado no mercado no ano passado com a nova cabina ProCabin, incluem o eixo motriz elétrico desenvolvido internamente, tecnologia de células de bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP), reconhecida por sua longa vida útil, e a tensão de bordo de 800 volts.  Destaque também para o novo Cockpit Multimídia Interactive 2 e para os sistemas de assistência completos e testados para maior conforto e segurança na condução.

Os primeiros novos modelos estarão disponíveis para encomenda no outono europeu e começarão a sair parcialmente da linha de produção da fábrica de Wörth am Rhein,a na Alemanha, ainda em 2025.

Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks: "Nosso objetivo é impulsionar a descarbonização da indústria em alta velocidade, eletrificando cada vez mais as aplicações de transporte. As áreas de aplicação – e, portanto, as necessidades dos nossos clientes – para caminhões elétricos à bateria são muito diversas, especialmente no que diz respeito à carga útil e à autonomia. Com as novas variantes, que se baseiam nos pontos fortes do eActros 600, queremos oferecer aos nossos clientes o melhor do sistema modular da Mercedes-Benz Trucks e apoiá-los na gestão de suas soluções de transporte com eletricidade de forma eficiente e econômica”.


Novas variantes incluem cavalos mecânicos e chassis plataforma

O portfólio expandido do eActros 600 incluirá cavalos mecânicos e chassis plataforma com entre-eixos adicionais, variantes com dois pacotes de baterias, bem como cabinas longas alternativas do consagrado design do Actros, com diferentes formatos de teto.

A Mercedes-Benz Trucks possui caminhões elétricos em seu portfólio desde 2021. Inicialmente, foi lançado o eActros 300/400 como o primeiro veículo elétrico à bateria para transporte pesado de distribuição. Um ano depois, foi a vez do eEconic, desenvolvido especialmente para coleta de resíduos urbanos.

A produção em série da segunda geração de modelos de caminhões elétricos da Mercedes-Benz Trucks, com o novo carro-chefe eActros 600, começou no final de 2024. A partir de 2026, será lançada uma pequena série do novo eArocs 400 para transporte urbano na construção civil, recentemente apresentado na feira Bauma 2025. O eArocs 400 também incorpora componentes essenciais do eActros 600,  incluindo, entre outros, o módulo frontal e as baterias LFP (fosfato de ferro-lítio).

Como parte da ampliação do portfólio de caminhões elétricos à bateria, a produção da primeira geração do eActros 300/400 será descontinuada até o final do ano. A produção do eEconic não será afetada por essa mudança e continuará normalmente.


Sobre o eActros 600

A Mercedes-Benz Trucks celebrou o início da produção em série do eActros 600 no final de novembro do ano passado, na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth am Rhein. As entregas aos clientes começaram em dezembro de 2024. O modelo elétrico de referência da Mercedes-Benz Trucks já demonstrou diversas vezes seu desempenho em condições reais. Isso se deu em uso com clientes e como parte da “eActros 600 European Testing Tour 2024” – uma jornada totalmente elétrica de 15.000 quilômetros por 22 países – e da “European Testing Tour Winter 2025”, com cerca de 6.500 quilômetros pelo Norte da Europa. O caminhão operou em ambas as ocasiões com 40 toneladas de PBTC. Além disso, o e-truck foi eleito “Caminhão Internacional do Ano 2025”. Este prêmio é o mais importante da indústria e é concedido anualmente pela organização International Truck of the Year (IToY), formada por 24 jornalistas especializados em veículos comerciais da Europa. O conceito tecnológico geral – composto por um eixo motriz elétrico e a tecnologia de células LFP (fosfato de ferro-lítio) – foi decisivo para a conquista do prêmio.

A alta capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora – por isso a designação de modelo 600 – e um novo eixo de acionamento elétrico particularmente eficiente, desenvolvido internamente, permitem que o caminhão elétrico atinja uma autonomia de 500 quilômetros[1] sem carregamento intermediário. Essa autonomia é alcançada sob condições muito realistas e práticas, com PBTC de 40 toneladas, podendo também ser significativamente excedida, dependendo do estilo de condução e da rota. O eActros 600 será capaz até mesmo de cobrir bem mais de 1.000 quilômetros por dia. A recarga intermediária durante os intervalos legais de descanso dos motoristas possibilita esta marca, desde que as opções de recarga estejam disponíveis.

O eActros 600 possui três conjuntos de baterias, cada um com 207 kWh[2]. Elas oferecem uma capacidade total instalada de 621 kWh. As baterias se baseiam na tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio e se caracterizam por uma longa vida útil em serviço. Em contraste com outras tecnologias de células de baterias, mais de 95% da capacidade instalada ainda poderão ser utilizados com a tecnologia LFP. Isso permite uma maior autonomia com a mesma capacidade de bateria instalada. O veículo é projetado tecnicamente para um PBTC de até 44 toneladas. Com um semirreboque padrão, o eActros 600 tem uma carga útil aproximada de 22 toneladas na União Europeia. Em alguns casos, a legislação nacional permite uma carga útil mais elevada.


Sobre a necessidade de infraestrutura de recarga e as atividades da Daimler Truck

Para o aumento mais rápido possível do transporte rodoviário localmente neutro de CO2 com caminhões elétricos à bateria, a infraestrutura de carga e recarga constitui um dos pontos centrais. No entanto, ainda há muito a ser feito. Atualmente, há menos de 1.000 pontos de recarga para veículos comerciais pesados em toda a Europa. Para compensar o déficit existente, pelo menos parcialmente, a Daimler Truck anunciou, em março deste ano, um conceito para sua própria rede de recarga semipública. A previsão é que ela se estenda a mais de 3.000 pontos de recarga rápida na Europa até 2030, o que a torna a maior da Europa. A nova opção de recarga semipública para caminhões elétricos, como a solução da marca TruckCharge da Daimler Truck, visa permitir que os depósitos abram sua infraestrutura de recarga para uso pago por terceiros. Isso está planejado para ser um complemento aos serviços de cobrança pública oferecidos pela Milence, entre outros fornecedores.

A Milence foi fundada em julho de 2022 como uma joint venture entre a Daimler Truck, o GRUPO TRATON e o GRUPO Volvo e estabeleceu a meta de instalar e operar 1.700 pontos de recarga públicos de alto desempenho na Europa até 2027.

[1] A autonomia foi determinada internamente sob condições de teste específicas, após o pré-condicionamento com um cavalo mecânico 4x2 atrelado a um semirreboque, com 40 toneladas de PBTC a 20°C de temperatura externa, em operação de longa distância. Pode haver desvio dos valores determinados de acordo com a Regulamentação Europeia (EU) 2017/2400.

[2] Capacidade nominal de uma bateria nova com base nas condições de referência definidas internamente. Isso poderá variar dependendo da aplicação específica e das condições ambientais.