Data de Publicação: 07/11/2022

  • Cavalo mecânico Actros 2651 recebeu itens exclusivos de design e configuração, tanto na cabina quanto no chassi do caminhão, atendendo sugestões de caminhoneiras e cristais
  • Iniciativa faz parte do Movimento A Voz Delas, criado pela Mercedes-Benz para conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte
  • Caminhão, que será utilizado em eventos, está em exposição em um espaço representativo e inclusivo para mulheres na Fenatran
  • Clique AQUI e acesse o conteúdo completo da Mercedes-Benz do Brasil na Fenatran 2022 – incluindo fotos e vídeos do Actros 2651 “Estrela Delas”

O cavalo mecânico Actros 2651 do Movimento A Voz Delas – iniciativa criada pela Mercedes-Benz para conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte – recebeu itens exclusivos de design e configuração, tanto na cabina quanto no chassi do caminhão. Dessa forma, atende a sugestões captadas numa pesquisa com caminhoneiras e cristais (companheiras dos caminhoneiros), realizada pela Empresa a fim de verificar qual o caminhão ideal paras as mulheres nas estradas.

Totalmente customizado e batizado de “Estrela Delas”, nome também apurado na pesquisa, esse Actros especial é destaque da marca em um espaço representativo e inclusivo para mulheres na Fenatran, maior feira do transporte da América Latina, que ocorre, de 7 a 11 de novembro, na cidade de São Paulo.

Iniciado em 2019, o Movimento A Voz Delas vem ganhando cada vez mais espaço junto a transportadores, instituições e parceiros, contribuindo com a melhoria das condições de trabalho para mulheres no transporte rodoviário, além de reforçar o empoderamento e equidade de gênero nessa atividade.

A campanha “Caminhão A Voz Delas”

Lançada pela Mercedes-Benz em 8 de março deste ano, no Dia Internacional da Mulher, a campanha “Caminhão A Voz Delas” foi uma ação especial que buscou homenagear caminhoneiras e cristais (companheiras dos motoristas), que viajam Brasil afora e conhecem muito bem a realidade e os desafios das estradas. Como decorrência, elas foram convidadas a interagir com as redes sociais da marca, votando em enquetes para escolher itens, nome e visual de um Actros especialmente desenvolvido para o público feminino.

“Com essa ação, resolvemos homenagear essas mulheres inspiradoras, que podem chegar a qualquer lugar com o seu talento e sua garra, superando o que vier pela frente”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Surgiu então a ideia de criar um Actros feito por elas e para elas, daí o convite para que caminhoneiras e cristais nos ajudassem a compor um modelo ideal para as mulheres”.

“Esse Actros, agora já oficialmente chamado de Estrela Delas, irá percorrer o País, em diversos eventos, levando saúde, conhecimento e conscientização, a fim de facilitar a vida das caminhoneiras e cristais nas estradas”, afirma Roberto Leoncini. “Tudo em total sintonia com o ecossistema do transporte responsável, enfatizando os princípios ESG na nossa Empresa, especialmente o pilar Social”.

Mais de 260 itens e de 90 nomes sugeridos

Na pesquisa realizada pela Mercedes-Benz, foram mais de 260 itens sugeridos por caminhoneiras e cristais, com mais de 90 nomes sugeridos. Após uma campanha de escolha de nomes pelo público, o caminhão foi oficialmente batizado de Estrela Delas.

“É uma satisfação apresentar esse Actros customizado no maior evento do setor na América Latina e, o que é mais importante, no espaço Com Elas Na Fenatran, que busca dar visibilidade ao trabalho e à inclusão de mulheres no transporte e logística”, ressalta Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.  “Tudo a ver, portanto, com os mesmos objetivos do Movimento A Voz Delas. Estamos juntos nesse espaço, fortalecendo uma ação em parceria”.

Cor rosa magnólia é exclusiva do Actros Estrela Delas

Na parte externa do caminhão, chamam a atenção as pinturas customizadas com componentes na cor rosa magnólia no para-choque dianteiro, nas laterais de acesso à cabina e nos paralamas traseiros. Já o cinza grafite predomina em todos os pontos de contato com os pés, como degraus dianteiros e laterais e sobre o chassi.

Esse Actros recebe ainda defletor de teto, saias laterais, teto solar elétrico e ainda uma bicicleta personalizada acomodada no lado externo da parede traseira da cabina.

As rodas do caminhão foram customizadas com pintura de alta temperatura em tom metalizado e os pneus passaram por um processo manual de customização, com letras em borracha cortadas a laser e aplicadas artesanalmente formando o nome “Estrela Delas”.

Um “motorhome” no interior da cabina

No interior da cabina, a montagem do “quarto” recebeu uma rede elétrica 100% independente, o que permite o uso de secador de cabelo e chapinha, que estão acomodados em um armário próprio. Do outro lado da cama, foi instalada uma penteadeira com espelho iluminado.

Todo o interior foi customizado, com componentes pintados em rosa e forrações que remetem ao luxo, misturando materiais sintéticos e veludo. O tapete felpudo, mais um pedido das mulheres, amplia a sensação de aconchego.

Além de geladeira, foi instalado um fogão por indução, para que as mulheres possam preparar a comida dentro da própria cabina.

Atendendo solicitação de muitas mulheres, um dos pontos altos desse Actros especial é o banheiro interno. Isso permite que a mulher não tenha de sair do caminhão à noite. O funcionamento é similar ao de um ônibus rodoviário, embutido embaixo da cama, que é bipartida. A cama inferior, também por solicitação das mulheres, recebeu ampliação na parte central.

Ainda no que se refere ao acabamento, o caminhão recebeu sua assinatura no centro do painel traseiro da cabina, com o nome Estrela Delas iluminado.

O Actros Estrela Delas vem equipado ainda com pratos, talheres, maquiagem, toalhas e outros detalhes para que a viagem da mulher seja mais confortável e segura. O caminhão, aliás, foi concebido para duas pessoas, que viajam em bancos com massageadores automáticos, customizados na cor rosa. No quarto, há duas camas e uma SmartTV que pode ser direcionada para ser assistida por ambas as camas.

Mulheres na equipe de customização

O trabalho de customização do Actros Estrela Delas durou 150 dias e envolveu mais de 25 pessoas em todas as frentes, muitas delas mulheres, entre colaboradores da Mercedes-Benz Caminhões e da oficina de customizações do Planeta Caminhão. Foi um trabalho de profunda reestruturação do veículo, com um extenso time de especialistas, para construir um modelo com estrutura de motorhome e padrões de customização interna ainda não vistos no Brasil.