Data de Publicação: 16/08/2021

• Com a força e excelente performance dos caminhões Actros, André Marques e Wellington Cirino, da AM Motorsport, foram os ganhadores da Corrida 1 ontem no tradicional autódromo gaúcho
  • Ainda na Corrida 1, Giuliano Losacco venceu a SuperTruck, categoria dos pilotos estreantes na competição
  • Mercedes-Benz amplia para 80 pontos a vantagem sobre o segundo colocado entre as marcas

Com o caminhão Actros Mercedes-Benz, a AM Motorsport foi o grande destaque da 5ª etapa da Copa Truck 2021, realizada, ontem, no tradicional Autódromo de Tarumã, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS).

Na Corrida 1, André Marques (#77) conquistou sua terceira vitória no ano e o seu segundo Grand Chelem (pole, vitória, melhor tempo e todas as voltas lideradas), tendo mais uma vez Wellington Cirino (#6) em segundo lugar, ou seja, nova dobradinha da Mercedes-Benz. Na Corrida 2, Cirino ficou com a 4ª colocação e André com a  5ª.

Com esse resultado, a AM Motorsport mantém-se na liderança da categoria Principal entre os pilotos, tendo Wellington Cirino como primeiro colocado, com 159 pontos, seguido bem de perto por André Marques, com 157.

A equipe AM Motorsport teve mais motivos para comemorar em Tarumã: Giuliano Losacco (#90) venceu a Corrida 1 da SuperTruck, que reúne os pilotos novatos na Copa Truck. Ele agora ocupa a segunda posição geral da categoria SuperTruck no campeonato.

Mercedes-Benz abre 80 pontos de vantagem na liderança de marcas

Encerradas as cinco primeiras etapas do ano (uma em Goiânia, uma em Interlagos, duas em Cascavel e uma em Tarumã), a Mercedes-Benz mantém ótima liderança entre as marcas, com 341 pontos, 80 a mais em relação ao vice. A 6ª e a 7ª etapas ds Copa Truck 2021 estão previstas para os dias 4 e 5 de setembro em Curitiba (PR).

“Agradeço demais a toda equipe da AM Motorsport, à Mercedes-Benz Caminhões, à Engenharia da Mercedes-Benz e aos demais parceiros que fazem nosso sonho de título estar cada dia mais próximo”, afirma André Marques.

“Vamos continuar trabalhando para levar a Mercedes-Benz à classificação que ela merece. Parabéns à AM Motorsport pelo belo trabalho, obrigado pelo caminhão sensacional”, destaca Wellington Cirino.

Potência para altas velocidades e alto torque para ultrapassagens

“A equipe AM Motorsport e seus pilotos merecem todo nosso aplauso pelo excelente desempenho a bordo dos caminhões Actros ao longo da Copa Truck 2021. Isso reforça o atributo de alta competividade que é típico dos veículos da estrela de três pontas em várias competições do automobilismo por todo o mundo”, afirma Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor Mercedes-Benz do Actros 2646 nas pistas da Copa Truck é quase três vezes maior em relação aos 460 cv a 1.900 rpm do Actros 2646 de série. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro dos 2.300 Nm a 1.100 rpm dos modelos dos clientes. “Dessa forma, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas dos autódromos e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que é essencial para os pilotos da Copa Truck”, diz Ari de Carvalho.