Data de Publicação: 07/11/2022

  • Com essa novidade, Empresa cria um novo modelo de negócio, que consiste numa consultoria especializada no ecossistema de veículos autônomos, com a entrega de soluções customizadas para cada demanda individual dos clientes
  • Inovação no mercado brasileiro é fruto de uma parceria entre a Mercedes-Benz do Brasil e a Lume Robotics, startup brasileira de mobilidade autônoma
  • Atego 1730 autônomo está sendo apresentado ao público na Fenatran
  • Modelo é solução específica de automação para operação dedicada na fábrica da Ypê na cidade de Amparo (SP)
  • Mercedes-Benz já vendeu quatro caminhões Atego 1730 autônomos para Ypê, o primeiro deles será entregue nesse mês e os outros três no início do ano que vem
  • Ypê é a primeira indústria no Brasil a adquirir essa tecnologia e operar com caminhões autônomos em seu Centro de Distribuição
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É da Mercedes-Benz do Brasil o primeiro caminhão com Nível 4 (SAE) de automação em operação em uma planta industrial no País. Esta inovação é fruto de uma parceria da Empresa com a startup Lume Robotics, responsável pela tecnologia de automação agregada ao veículo.

Por meio de um processo de configuração e parametrização, o modelo em questão, o cavalo mecânico Atego 1730 autônomo, foi especificamente adaptado para um negócio exclusivo do Brasil: a operação na Ypê, empresa 100% brasileira, atuante no segmento de higiene e limpeza, localizada na cidade de Amparo (SP). Este caminhão está sendo apresentado ao público na Fenatran 2022, maior evento do setor de transporte na América Latina, entre 7 e 11 de novembro, na cidade de São Paulo.

“Nossa Empresa é uma das fabricantes de veículos que mais interagem com startups no País e essa iniciativa nos traz novas e ótimas experiências, além de muito conhecimento junto com a Lume Robotics, que é referência em automação no Brasil. Temos pensado fora da caixa, olhando para além dos portões da nossa fábrica e unido expertises com outros especialistas. Este é o caso do caminhão autônomo Nível 4 em parceria com a Lume Robotics, uma tecnologia sem precedentes em nosso país”, destaca Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Ou seja, juntamos nossa expertise em caminhões com a da Lume Robotics em mobilidade autônoma e com a Ypê, que tem um dos centros de distribuição mais modernos do país. Nosso foco é entregar o melhor produto de tecnologia mais recente para o nosso cliente, seja qual for sua necessidade e especificidade”.

Caminhão autônomo impulsiona um novo modelo de negócio no Brasil

“Além de desenvolver uma avançada solução tecnológica para novas demandas dos clientes e novas tendências do mercado, a Mercedes-Benz vai mais longe, chegando a um novo modelo de negócio no Brasil”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Passamos a oferecer consultoria especializada no ecossistema de veículos autônomos, com entrega de soluções customizadas aos clientes. Ou seja, mais do que a venda técnica de um produto, oferecemos uma venda consultiva para os clientes. O grande diferencial é que cada operação com caminhão autônomo tem suas características e necessidades específicas. Nossas equipes fazem levantamentos caso a caso, propondo as soluções de automação mais assertivas e indicadas”.

Neste caso específico de condução autônoma de Nível 4 o caminhão se movimenta em áreas confinadas e controladas, a baixa velocidade e com alta precisão nas manobras. “Devido à atuação de diversos sensores e câmeras, o sistema da Lume Robotics reconhece todos os obstáculos que foram mapeados, incluindo pedestres. Com inteligência artificial, o caminhão memoriza todas as características do local onde atua”, diz Roberto Leoncini. “É importante ressaltar que o motorista segue presente na logística da operação, acompanhando o processo e podendo até realizar outras tarefas”.

O executivo informa que a Ypê aprovou essa ideia e foi a primeira a adquirir o Atego autônomo, que está, então, sendo preparado para operar, durante 24 horas por dia, para carregamento e descarregamento automáticos no interior da fábrica de Amparo, transferindo produtos entre as linhas de produção e o centro de distribuição, que também são interligados por um sistema de automação industrial. “A Mercedes-Benz já vendeu quatro caminhões Atego 1730 autônomos para Ypê, o primeiro deles será entregue nesse mês e os outros três no início do ano que vem. Dessa forma, nossa solução com a Lume Robotics otimiza a produtividade da operação de transporte e logística interna da Ypê, assegurando eficiência, precisão e segurança”.

“A Ypê é uma empresa que sempre foi inovadora e este projeto confirma nossa visão de futuro. A aquisição do Atego Autônomo vem ao encontro da nossa estratégia, que alia crescimento a tecnologia para o nosso novo Centro de Distribuição 4.0, em Amparo (SP). Nosso CD foi transformado em um dos mais modernos e tecnológicos CDs do Brasil e de toda a América Latina, com o objetivo de evoluirmos ainda mais na qualidade do serviço prestado aos nossos clientes. Ao nos tornarmos a primeira empresa brasileira a adotar o veículo autônomo na sua logística interna, reforçamos o nosso compromisso com a inovação dos processos, o que trará ganhos ainda mais significativos de produtividade no transporte de cargas entre as unidades produtivas e o CD de maneira ágil e precisa”, afirma Jorge Eduardo Beira, Vice-Presidente de Operações da Ypê. 

Mercedes-Benz acredita no avanço de caminhões autônomos no Brasil

Roberto Leoncini diz que a parceria com a Lume Robotics reafirma a crença da Mercedes-Benz na expansão de veículos autônomos no Brasil. “Nossa expectativa é de sucesso do Atego 1730 com a Lume Robotics na fábrica da Ypê, repetindo o êxito da nossa parceria com a Grunner, startup que utiliza o nosso Axor como base de sua máquina inteligente de direção autônoma na colheita da cana-de-açúcar”.

Com base nessas iniciativas bem-sucedidas, o executivo aponta mais possibilidades para caminhões autônomos no País em diversas atividades, seja em operações confinadas em indústrias e galpões logísticos ou em severas aplicações fora de estrada. “Como, por exemplo, na mineração e em grandes obras de infraestrutura, em locais de condições extremas onde a operação autônoma do caminhão pode proporcionar mais segurança para os motoristas nas situações de risco. Neste caso, a máquina pode ajudar o homem, sendo um assistente confiável, eficiente, produtivo e seguro”, reforça Roberto Leoncini.

A tecnologia desenvolvida pela Lume Robotics

A tecnologia desenvolvida pela Lume Robotics de mobilidade autônoma consiste num sistema robótico avançado, composto por hardware e software, que confere a um veículo a capacidade de trafegar de modo totalmente autônomo em situações específicas. O sistema é capaz de criar mapas e rotas de uma determinada região, possibilitando que o veículo trafegue de forma autônoma, evitando obstáculos estáticos e dinâmicos, lidando com todos os elementos de trânsito e alcançando o destino predefinido.

"Com esta inovação, a Lume Robotics consolida um marco da tecnologia de veículos autônomos, implantando, junto à Mercedes-Benz do Brasil, a primeira operação efetiva de caminhões autônomos em planta fabril de todo o Hemisfério Sul. Isso promove o Brasil ao seleto grupo de mercados que dominam a tecnologia de veículos autônomos, segmento que movimentará sete trilhões de dólares até 2050, segundo a Pesquisa Strategy Analytics. Com esta iniciativa, a Mercedes-Benz do Brasil e a Ypê, nossas parceiras, dão um passo à frente na liderança de projetos inovadores da Indústria, com a adoção de uma tecnologia disruptiva que visa o aumento de segurança, eficiência e produtividade, alinhando-se às tendências mundiais da Indústria 4.0”, afirma Rânik Guidolini, Diretor Executivo da Lume Robotics.

Estratégia Autônoma da Daimler Truck: implantação hub a hub nos EUA

A Daimler Truck segue uma estratégia dupla quando se trata de direção autônoma. Por meio de sua subsidiária independente Torc Robotics, a Daimler Truck está conduzindo o desenvolvimento de caminhões autônomos SAE Nível 4 nos Estados Unidos. A solução desenvolvida a partir desta parceria é especializada e projetada para lidar com o tráfego entre centros de distribuição em rodovias --- este caso de uso hub a hub está estabelecendo a referência de segurança, confiabilidade e custo por milha. Ao mesmo tempo, a Daimler Truck está trabalhando com a Waymo. O objetivo: combinar a tecnologia de direção autônoma da Waymo com o Freightliner Cascadia, que deverá estar disponível nos EUA nos próximos anos.

Sobre a Ypê

Marca líder em importantes categorias no segmento de higiene e limpeza do Brasil, a Ypê possui uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais quatro unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO), e mais uma que está sendo construída em Itapissuma (PE). Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira, com mais de 6.300 colaboradores. A empresa é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, uma iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, e reconhecida como Empresa Pró-Ética 2020-2021 pela Controladoria Geral da União (CGU). Exporta para mais de 10 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio e ainda detém as marcas Atol, Assolan, Tixan, Perfex, Flor de Ypê e Action Ypê.

Sobre a Lume Robotics

A Lume Robotics é uma startup fundada em 2019 por pesquisadores participantes do Projeto IARA (Intelligent Autonomous Robotic Automobile) do Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), iniciado em 2009.

Em 2017, o Projeto IARA atingiu um marco na história dos carros autônomos ao realizar uma viagem do campus da UFES em Vitória até a cidade de Guarapari, um percurso de 74 km passando por três municípios em tráfego normal de ruas, avenidas, rodovias, pontes, praças de pedágio, semáforos, entre outras situações de trânsito.

Com expertise em tecnologias avançadas, como redes neurais profundas (Deep Learning), Inteligência Artificial, visão computacional e robótica autônoma, a Lume Robotics direciona seu conhecimento para desenvolver soluções que resolvam problemas práticos da indústria e da sociedade, colocando as pessoas em primeiro lugar.

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há 66 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e ônibus da América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP). Em 2018, a Companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do País e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a Empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Actros, caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Em 2021, foi apresentado o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil - o chassi de ônibus urbano eO500U, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. Dando continuidade aos investimentos, a Empresa está implementando aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022 no Brasil. Para mais informações acesse: www.mercedes-benz-trucks.com.br.