Data de Publicação: 12/05/2015

• O Freightliner Inspiration Truck, com piloto automático Highway Pilot, torna-se o primeiro caminhão autônomo do mundo a obter licença para uso em estrada no estado de Nevada
• Conclusões das pesquisas iniciais da Daimler Trucks demonstram que a condução autônoma reduz o estresse dos motoristas de caminhão
• Dr. Wolfgang Bernhard: “A licença para uso em estradas nos EUA consiste em um marco de progresso importante na história do caminhão autônomo”
• Martin Daum: “Após a apresentação bem sucedida de nosso estudo Super Truck, novamente sublinhamos nossa liderança em tecnologia apresentando o Freightliner Inspiration Truck, que demonstra como nossa sociedade, o meio ambiente e a economia podem se beneficiar com os caminhões de condução autônoma”

No último dia 5 de maio, a Daimler Trucks tornou-se a primeira fabricante do mundo a obter licença para uso em estradas de um caminhão pesado autônomo. A primeira viagem do chamado Freightliner Inspiration Truck, que ocorreu na estrada 15 em Las Vegas, nos EUA, foi feita por Brian Sandoval, governador do estado de Nevada, e pelo Dr. Wolfgang Bernhard, membro do Board da Daimler AG responsável pelas áreas de Caminhões e Ônibus.

O inovador caminhão é equipado com o sistema inteligente "Highway Pilot", piloto automático de estrada especialmente desenvolvido para a condução autônoma. O estado de Nevada concedeu licença a duas unidades do Freightliner Inspiration Truck para operação regular em estradas públicas. A Daimler Trucks é a fabricante líder mundial do segmento de caminhões e, com a marca Freightliner, é também a maior dos EUA.

“Nosso Freightliner Inspiration Truck é o primeiro veículo comercial autônomo do mundo a obter licença para uso em estradas. Essa conquista vem sublinhar novamente nosso pioneirismo tecnológico e demonstra a nossa dedicação consistente no desenvolvimento da tecnologia para condução autônoma de longo percurso no nível de produção em série. Estou orgulhoso dessa façanha extraordinária da equipe da Daimler Trucks”, afirmou o Dr. Wolfgang Bernhard.

"Highway Pilot", do desenvolvimento ao padrão de produção em série

O transporte no futuro precisará ser cada vez mais seguro, mais eficiente e mais interconectado – essa é a aspiração que a Daimler Trucks expressou com o Freightliner Inspiration Truck. Em julho do ano passado, a empresa deu a primeira demonstração mundial de um caminhão autônomo em ação quando o Mercedes-Benz Future Truck 2025 foi conduzido ao longo de um trecho isolado da estrada expressa A14, próximo a Magdeburg, na Alemanha. Agora, a primeira aparição do Inspiration Truck em estrada pública dos EUA registra o novo passo lógico na jornada rumo à produção em série. Nos últimos meses, a tecnologia foi testada em muitos milhares de quilômetros e configurada para uso no trânsito das estradas americanas.

“Estamos numa posição inigualável entre os fabricantes que conseguiram implementar tecnologias em todas as unidades de negócios e marcas. Transferimos o "Highway Pilot" à nossa marca norte-americana Freightliner dentro de um prazo muito curto e a desenvolvemos para o primeiro caminhão autônomo do mundo a obter licença para uso nas estradas”, destaca o Dr. Bernhard.

Estreia mundial próxima a Las Vegas

A estreia mundial do Freightliner Inspiration Truck ocorreu em local próximo a Las Vegas, na presença de políticos e de representantes da mídia, bem como do mundo dos negócios e das finanças. Os caminhões são, de longe, o meio de transporte mais importante dos EUA. Em 2012, eles responderam por cerca de 70% de toda a tonelagem de transporte de carga naquele país. Desse modo, um total de 9,4 bilhões de toneladas de carga foi transportado por caminhões. No mundo inteiro, entre 2015 e 2050, está previsto que o transporte de carga por rodovia deva triplicar. Os caminhões autônomos oferecem assim a oportunidade de fazer frente a esse crescimento de uma maneira que harmonize as necessidades econômicas e ambientais.

Tecnologia revolucionária será testada em estradas públicas

O Freightliner Inspiration Truck se baseia no Freightliner Cascadia Evolution, modelo produzido em série nos EUA, porém com a adição do “Highway Pilot”. Esta tecnologia compreende um radar dianteiro e uma câmera estéreo, além de sistemas de assistência já testados e aprovados, como o "Adaptive Cruise Control+" (piloto automático adaptável), já disponível também no Mercedes-Benz Actros.

Para obter licença de rodagem nas estradas públicas de Nevada, essa tecnologia foi aprimorada ainda mais e a excelência da interação dos componentes foi exaustivamente testada. Na chamada "viagem maratona" do caminhão, o Freightliner Inspiration Truck cobriu mais de 10.000 milhas (mais de 16.000 quilômetros) no circuito de teste na Alemanha.

“O Freightliner Inspiration Truck relaciona-se, acima de tudo, a transportes mais sustentáveis, para benefício da economia, da sociedade e também dos consumidores. Continua sendo nossa meta poder oferecer o Highway Pilot em veículos de produção em série a partir de meados da próxima década. Com a obtenção da licença para uso nas estradas dos EUA atingimos um marco importante de progresso para a condução autônoma de caminhões”, enfatiza Martin Daum, presidente e CEO da Daimler Trucks North America (DTNA).

“A Daimler Trucks está ativamente incentivando o diálogo com políticos, autoridades e todas as outras partes envolvidas. Nossa próxima meta é testar a tecnologia do Highway Pilot também nas estradas públicas da Alemanha. As preparações já estão ocorrendo”, diz o Dr. Bernhard.

A condução autônoma diminui o estresse dos caminhoneiros

A tecnologia “Highway Pilot” da Daimler Trucks resulta, comprovadamente, em motoristas de caminhão mais concentrados e, portanto, mais eficientes. Esta é a conclusão de estudos conduzidos em uma pista de testes isolada durante o estágio piloto da tecnologia. As medições das correntes cerebrais das pessoas estudadas demonstraram que a sonolência dos motoristas diminui cerca de 25% quando o caminhão está sendo operado no modo autônomo e o motorista fica, nesse tempo, executando outras operações necessárias.

Os estudos também demonstraram a elevada aceitação da tecnologia do “Highway Pilot” e uma fase de adaptação rápida das pessoas analisadas. O alívio do estresse do motorista na condução autônoma do caminhão leva a uma maior segurança nas estradas.

Continuidade da estratégia de tecnologia da Freightliner Trucks

Com a Daimler Trucks North America e as marcas Freightliner, Western Star e Thomas Built Buses, a empresa é claramente líder de mercado nos Estados Unidos. Este sucesso pode ser fortemente atribuído às vantagens tecnológicas da Daimler Trucks, que garantem ótimos custos operacionais, confiabilidade e ampla oferta de serviços para os clientes.

A Daimler Trucks foca tanto globalmente, quanto na América do Norte, nos aspectos vitais estratégicos da eficiência, segurança e conectividade. Por exemplo, o Freightliner Cascadia Evolution de longo percurso é o caminhão mais econômico quanto a consumo de combustível no mercado do NAFTA.

O Cascadia Evolution pode ser equipado com o trem de força integrado Detroit, incluindo a transmissão automatizada DT12. Quando comparado com seu predecessor EPA 2010 Cascadia, o Evolution é até 7% mais eficiente quanto ao consumo de combustível. Ele é equipado, de série, com o sistema de telemática Detroit Connect, que inclui um sistema de diagnóstico de bordo e um sistema de monitoramento de frota.

O Detroit Connect pode determinar causas de falhas durante a viagem. Por exemplo, um relatório em tempo real sobre a situação técnica do motor é transmitida ao Centro de Serviços ao Cliente da Detroit, onde os dados são analisados e as medidas corretivas são recomendadas e enviadas por e-mail ao motorista. O Detroit Connect pode reduzir significativamente os custos de reparo e aumentar os tempos de operação em até 6%.

Martin Daum: “Estamos concentrando nossos esforços quando se trata de eficiência, segurança e conectividade, garantindo, de forma sustentável, a nossa liderança tecnológica. Assim, continuamos sendo os melhores da categoria quando se trata de baixar o custo real de propriedade e somos altamente valorizados por nossos clientes.”

O presidente e CEO da DTNA acrescenta: “Com nosso inovador Super Truck, apresentamos recentemente um componente importante de nossa estratégia para fazer o transporte rodoviário no futuro tão ecologicamente correto e eficiente no que se refere ao combustível quanto possível. Com o Freightliner Inspiration Truck, demonstramos agora como nossa sociedade, meio ambiente e economia podem se beneficiar com os caminhões de condução autônoma.”

Freightliner SuperTruck e a redução do consumo de combustível

O Freightliner SuperTruck fez sua estreia no final de março passado, na Mid-America Trucking Show, a maior feira de veículos comerciais dos Estados Unidos. Além dos veículos de produção em série, o SuperTruck mostra como as medidas focadas em aerodinâmica, gerenciamento de energia, uso de um trem de força inteligente e outros fatores adotados conseguem reduzir ainda mais o consumo de combustível. Por exemplo, o SuperTruck é equipado com a transmissão automatizada DT12 e com uma tecnologia preditiva que controla a velocidade do veículo usando GPS e mapas digitais em 3D.

Em test-drives, o SuperTruck com 29,5 toneladas (65.000 lbs) de PBT consumiu uma média de cerca de 19 litros de combustível a cada 100 quilômetros (12,2 mpg), a uma velocidade de cerca de 100 km/h (65 mph). Nessa categoria de peso, o consumo regular, até o momento, tem sido da ordem de cerca de 39 litros.

O Freightliner Inspiration Truck representa a terceira demonstração da maneira consistente pela qual a estratégia da tecnologia da Freightliner Trucks tem se desenvolvido nos EUA. Como fabricante global de veículos comerciais, a Daimler está demonstrando como as tecnologias inteligentes podem ser fabricadas pelas marcas do Grupo dentro do menor prazo. A estratégia da plataforma mundial da Daimler Trucks permite especialmente que se façam economias de escala.

A despeito das tecnologias comuns, o Freightliner Inspiration Truck,
o Mercedes-Benz Future Truck e os veículos padrão de ambas as marcas são conceitos independentes de veículos, que são adequados a cada mercado e ao conjunto de suas demandas.

Sucesso de início de ano e aumento nas vendas na região do NAFTA

No primeiro trimestre de 2015, a demanda por caminhões na região do NAFTA subiu, devido a um período de forte atividade econômica. Com 40.800 veículos vendidos, os resultados da Daimler Trucks foram muito significativos, 18% acima do trimestre anterior (34.600 unidades). Dessa forma, ela conseguiu aumentar sua participação de mercado em 1,2 ponto percentual, subindo para 41,4%, garantindo novamente a posição de líder do mercado nas categorias de peso 6-8. Um fator importante que está por trás desse sucesso em vendas é o Freightliner Cascadia Evolution.

Para 2015, acima de tudo, a Daimler Trucks espera um crescimento de mercado da ordem de 10 a 15% na região do NAFTA. Novos produtos – como o Western Star 5700XE e o campeão de vendas Freightliner Cascadia Evolution – deverão ajudar a reforçar ainda mais o domínio do mercado exercido pela empresa.

Sobre a Daimler Trucks North America

A Daimler Trucks North America LLC, com matriz em Portland, Oregon, é a fabricante líder de caminhões pesados da América do Norte. Ela produz e comercializa veículos das marcas Freightliner, Western Star e Thomas Built Buses. A rede de produção da DTNA compreende nove plantas. Além da matriz e fábrica de Portland (Oregon), possui quatro unidades na Carolina do Norte (Cleveland, Gastonia, High Point e Mount Holly), uma em Redford (Michigan) e uma em Gaffney (Carolina do Sul). A DTNA conta ainda com duas fábricas adicionais no México (Saltillo e Santiago Tianguistenco).

Sobre a Daimler AG

A Daimler AG é uma das empresas automotivas de maior sucesso do mundo. Com suas divisões Mercedes-Benz Cars, Daimler Trucks, Mercedes-Benz Vans, Daimler Buses e Daimler Financial Services, o Grupo Daimler é um dos maiores fabricantes de carros premium e a maior fabricante do mundo de veículos comerciais, com alcance mundial. A Daimler Financial Services presta serviços de financiamento, leasing, gerenciamento de frotas, seguros, investimentos financeiros, cartões de crédito e serviços de mobilidade inovadores.

Os fundadores da empresa, Gottlieb Daimler e Carl Benz, fizeram história com a invenção do automóvel no ano de 1886. Como pioneira da engenharia automotiva, a Daimler continua, ainda hoje, a moldar o futuro da mobilidade. O foco do Grupo está voltado a tecnologias inovadoras e ecologicamente corretas, bem como a automóveis seguros e superiores que encantem e fascinem. A Daimler consequentemente investe no desenvolvimento de trens de força alternativos, com a meta de longo prazo sendo a condução livre de emissões: desde veículos híbridos movidos à bateria ou célula de combustível.

Além disso, a empresa segue uma rota consistente rumo à condução livre de acidentes e à conectividade inteligente até a condução autônoma. Esse é somente um exemplo de como a Daimler aceita voluntariamente o desafio de cumprir sua responsabilidade com relação à sociedade e ao meio ambiente.

A Daimler vende seus veículos e serviços em quase todos os países do mundo e possui fábricas na Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e África. Seu portfólio atual inclui a marca automotiva mais valiosa do mundo, Mercedes-Benz, bem como Mercedes-AMG e Mercedes-Maybach, as marcas smart, Freightliner, Western Star, BharatBenz, FUSO, Setra e Thomas Built Buses, bem como as marcas da Daimler Financial Services: Mercedes-Benz Bank, Mercedes-Benz Financial, Daimler Truck Financial, moovel e car2go. A empresa está registrada nas bolsas de valores de Frankfurt e Stuttgart (sob o símbolo DAI). Em 2014, o Grupo comercializou mais de 2,5 milhões de veículos e detinha uma força de trabalho de 279.972 pessoas; a receita totalizou € 129,9 bilhões e o EBIT atingiu € 10,8 bilhões.

Para conferir mais fotos, acesse o link:
http://daimler-cv-pressmaterial.de/dir/Freightliner_Inspiration_Truck_USA_2015