Com Mercedes-Benz Actros, ASG Motorsport conquista duas vitórias na Copa Truck em Interlagos
Data de Publicação: 19/05/2025
Pedro Perdoncini (#117) venceu a corrida 1 e Arthur Scherer (#116) foi o primeiro colocado na corrida 2, ambos na categoria Super Truck Elite
Pontuando nas duas corridas, Raphael Abbate (#26) é agora o vice-líder geral da categoria Super Truck Pro
Com dois títulos, ASG e Mercedes-Benz celebram três anos de parceria na competição
Com a força e o excelente desempenho dos caminhões Mercedes-Benz Actros, a ASG Motorsport conquistou ótimos resultados nas duas provas da 3ª etapa da Copa Truck 2025, realizada ontem, 18 de maio, no Autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo.
Pedro Perdoncini (#117) foi o vencedor da corrida 1 na categoria Super Truck Elite. Além da pole, ele liderou a prova de ponta a ponta, chegando ao segundo triunfo na atual temporada. Por sua vez, seu companheiro de equipe, Arthur Scherer (#116), repetiu a façanha na corrida 2 e conquistou sua primeira vitória na Copa Truck, passando a ocupar a vice-liderança da Super Truck Elite, com 89 pontos, apenas 4 pontos atrás do líder.
Mantendo sua regularidade em 2025 e conquistando pontos importantes nas duas provas do dia, Raphael Abbate (#26) chegou a 87 pontos na classificação da Super Truck Pro, posicionando-se em segundo lugar, a 5 pontos da liderança.
As duas corridas da 4ª etapa da Copa Truck 2025 serão realizadas no dia 15 de junho, no Autódromo de Tarumã, em Viamão, Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
“Com excelente performance de seus pilotos, a bordo dos nossos Actros, a ASG Motorsport novamente mostrou-se muito à vontade em Interlagos, um autódromo que sempre proporciona grandes conquistas para a equipe”, ressalta Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Parabéns especialmente ao Pedro Perdoncini e ao Arthur Scherer por mais duas vitórias para a ASG no templo do automobilismo brasileiro, assim como à equipe, que dá todo suporte no box”.
ASG e Mercedes-Benz celebram três anos de sucesso com 2 títulos
Sete pilotos representam a ASG Motorsport na Copa Truck deste ano. Na categoria Super Truck Pro: Roberval Andrade (#15), Raphael Abbate (#26), Jaidson Zini (#25), Luiz Lopes (#99) e Bia Figueiredo (#111), primeira mulher campeã da Copa Truck no Brasil ao vencer a Super Truck Elite em 2024. Na Super Truck Elite, Pedro Perdoncini (#117) ganhou a companhia de Arthur Scherer (#116), novo integrante da equipe.
A ASG Motorsport celebra três anos de parceria com a Mercedes-Benz, com uma trajetória marcante na Copa Truck, consolidando-se como uma das principais equipes da categoria. Fundada em 2022, nasceu com a proposta de modernizar o ambiente da competição, oferecer experiências diferenciadas para os patrocinadores e implementar conceitos ESG, algo até então inédito no campeonato.
Depois de três anos, os números comprovam o sucesso da ASG. Dentro das pistas, ela soma dois títulos – 2022 com Wellington Cirino e 2024 com Bia Figueiredo –, além de 32 vitórias, 100 pódios e 14 pole positions. Fora delas, a equipe não apenas se tornou a maior da categoria, como também impactou positivamente o setor de transporte e as comunidades por onde passou. Foram 52 toneladas de carbono compensadas, diversas ações sociais realizadas e mais de 2.500 convidados recebidos em sua exclusiva carreta rooftop nos autódromos. Além disso, o evento "Empresas que Movem o Brasil" consolidou-se como um sucesso em suas três edições realizadas em São Paulo.
Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam Roberval Andrade e Bia Figueiredo estão: FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club, Movimento “A Voz Delas” e Consórcio Mercedes-Benz. Em 2025, o Banco Mercedes-Benz juntou-se aos patrocinadores de Roberval e Bia.
A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.
Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck
A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor Mercedes-Benz do Actros nas pistas da Copa Truck é quase três vezes maior em relação a um caminhão de série utilizado no transporte de carga. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro frente aos modelos dos clientes. Dessa forma, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas dos autódromos, que podem chegar a mais de 200 km/h, e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que é essencial para os pilotos da Copa Truck.
Telemetria dos caminhões de transporte para os caminhões de corrida
Entre as soluções digitais da Mercedes-Benz disponíveis para caminhões destaca-se o sistema de telemetria Fleetboard, ferramenta que proporciona benefícios aos clientes na gestão da frota e de seus motoristas. Esse serviço também oferece mais segurança para o veículo e a carga, monitoramento em tempo real, apoio à recuperação no caso de roubo e bloqueio com as modalidades Fleetboard Security e Security Sat.
Os recursos da telemetria são aplicados também nos caminhões de corrida, ajudando a equipe de box a monitorar dados essenciais do Actros durante os treinos classificatórios e as corridas. Suas informações são vitais para o melhor desempenho dos caminhões e dos pilotos no comando de seus veículos.
MirrorCam é inovação pioneira da Mercedes-Benz na Copa Truck
Apresentado nos caminhões Actros da ASG desde 2023, a Mercedes-Benz novamente leva para a Copa Truck deste ano o MirrorCam, inovadora solução da marca que utiliza duas câmeras no alto da cabina, uma de cada lado, que captam e transmitem as imagens externas para duas telas digitais internas. Este moderno sistema substitui os retrovisores convencionais.
Disponível como opcional para o Actros de transporte, o MirrorCam recebe adaptações mecânicas e eletrônicas para uso em corridas. Este trabalho é executado para a ASG pelo Custom Tailored Center (CTC), área de customização de veículos da Mercedes-Benz do Brasil.
“Algumas funcionalidades eletrônicas do MirrorCam não são necessárias para as pistas de corrida. No entanto, mantivemos vantagens em termos de aerodinâmica das câmeras compactas, o que pode trazer preciosos ganhos de segundos e metros de diferença em relação aos outros competidores”, diz Jefferson Ferrarez. “Outro ponto muito positivo para os pilotos do Actros é que o MirrorCam oferece um excelente padrão de imagem nas telas digitais, sem as vibrações oriundas das irregularidades das pistas e dos motores de alta potência, muito comuns nos espelhos retrovisores. E mais, o MirrorCam oferece uma imagem excelente mesmo nos dias de chuva, livrando-se dos efeitos de respingos nos retrovisores comuns”.