Data de Publicação: 18/09/2022

  • Novidade no portfólio elétrico no segundo semestre de 2023: o eActros 300 como cavalo mecânico é especialmente adequado para uso flexível no transporte de distribuição pesada
  • O eActros 300/400 com soluções basculantes eletrificadas da MEILLER e PALFINGER e com baú refrigerado da Kiesling destaca as opções flexíveis de carroceria do caminhão movido à bateria
  • Mercedes-Benz Trucks oferece aos clientes uma solução de transporte holística para o eActros e o eEconic que consiste em tecnologia veicular, serviços de consultoria, infraestrutura de recarga e serviços customizados
  • O eActros impressiona na estrada com aceleração potente, recuperação de autonomia aprimorada e manuseio silencioso
  • Desde abril de 2022, o eActros 300/400 já vem equipado com MirrorCam de segunda geração com braços de câmera mais curtos e parâmetros de imagem otimizados
  • Recursos como o Acoustic Vehicle Alerting System (Sistema de Alerta Acústico de Veículos), o Turn Assist S1R (Assistente para Viradas) e o Emergency Brake Assist (Assistente de Frenagem Emergencial) de quinta geração proporcionam ao eActros um alto nível de segurança

Stuttgart/Hannover – Após o lançamento no mercado do eActros 300/400 para distribuição pesada em 2021, a Mercedes-Benz Trucks não apenas está avançando consistentemente com a introdução de outros modelos elétricos de bateria para este e os próximos anos, mas também focando em ainda mais diversidade e flexibilidade nas aplicações para o próprio eActros. No IAA Transportation deste ano, em Hannover, a Mercedes-Benz Trucks apresentará, portanto, uma ampla gama de novas aplicações para o eActros. Como o cavalo mecânico para transporte de distribuição pesada, por exemplo, que está disponível com uma solução de tomada de força elétrica para guindastes e equipamentos de carga com ganchos.

eActros 300 como cavalo mecânico para transporte de distribuição pesada

A forma pela qual a Mercedes-Benz Trucks está expandindo consistentemente as versões de aplicação do eActros é demonstrada, por exemplo, pelo eActros 300 como cavalo mecânico. O lançamento da produção em série está previsto para o segundo semestre de 2023. Especialmente adequado para uso flexível no transporte de distribuição pesada, o caminhão elétrico é baseado na mesma tecnologia do eActros 300 como veículo independente ou composição articulada. O veículo com cabina M pode tracionar todos os semirreboques europeus comuns, tendo em conta o comprimento total máximo permitido para tracionar.

Assim como no eActros 300, que já foi lançado, a peça central tecnológica é o trem de força, um eixo rígido elétrico com dois motores elétricos integrados e transmissão de duas marchas. Os dois motores montados centralmente no eixo traseiro geram uma potência contínua de 330 kW e uma potência máxima de 400 kW. O fornecimento direto de torque dos motores elétricos, aliado à transmissão de duas marchas, garante uma aceleração potente, um conforto de condução impressionante e uma dinâmica que permite uma condução mais relaxada e sem estresse em comparação com os caminhões convencionais a diesel. Três baterias estão instaladas, cada uma com capacidade instalada de 112 kWh1. A autonomia é de até 220 quilômetros2. Ao dirigir de maneira prudente, a recuperação pode recuperar energia elétrica e aumentar a autonomia. O cavalo mecânico alimentado por bateria pode ser carregado com até 160 kW: Os três conjuntos de baterias levam pouco mais de uma hora para recarregarem de 20% a 80% em uma estação de carregamento rápido CC padrão com corrente de carregamento de 400 A3.

Tal como acontece com todos os modelos eActros, o equipamento de segurança inclui o Acoustic Vehicle Alerting System (Sistema de Alerta Acústico de Veículos) externo de acordo com os requisitos legais; o Active Brake Assist 5 (ABA 5 - Assistente Ativo de Frenagem) de quinta geração com detecção de pedestres; e o Turn Assist S1R (Assistente para Viradas). Para os avisos visuais, o Assistente para Viradas utiliza o visor MirrorCam, que está instalado no eActros no lugar dos retrovisores convencionais. O sistema MirrorCam de segunda geração, disponível desde abril de 2022, agora é ainda mais capaz de apoiar o motorista em muitas situações no trânsito rodoviário, graças, entre outras coisas, a braços de câmera dez centímetros mais curtos de cada lado e novos parâmetros de imagem para uma representação ainda mais realista do ambiente.

Mercedes-Benz Trucks continuará a expandir seu portfólio de veículos elétricos a bateria de médio porte para transporte de distribuição. A fabricante já está trabalhando intensamente no eAtego, que será lançado ao mercado nos próximos anos.

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eActros com solução de tomada de força totalmente elétrica e baú refrigerado

Além do cavalo mecânico eActros, outras aplicações do eActros também podem ser conhecidas no IAA Transportation 2022 deste ano. Por exemplo, a Mercedes-Benz Trucks apresenta a solução “tudo-em-um” eWorX desenvolvida pela ZF em um eActros em combinação com um guindaste de gancho da MEILLER e um da PALFINGER. O objetivo é eletrificar eficientemente as tomadas de força para operar equipamentos de trabalho hidráulicos, como carregadores de caçamba, guindastes de gancho, guindastes ou plataformas elevatórias. A vantagem: total neutralidade de CO2 local e geração de ruído bastante reduzida, o que facilita o uso em cidades e áreas residenciais em particular.

O sistema eWorX da ZF estabelece a conexão entre o sistema de gerenciamento de energia do veículo e a carroceria. Para permitir eficiência operacional otimizada, o eWorX integra componentes como o motor elétrico, inversor, unidade de controle eletrônico e módulos de software específicos da aplicação em uma solução tipo pacote plug-and-work (plugue e trabalhe). Funciona assim: a bateria de tração do eActros fornece energia elétrica ao sistema ZF eWorX por meio de uma interface CC. Por sua vez, o motor elétrico eWorX aciona, por exemplo, a bomba hidráulica para o guindaste de gancho ou guindaste de lança. Portanto, não é necessária uma conexão mecânica ao motor de tração. O eWorX garante uma comunicação suave entre o caminhão elétrico e a carroceria por meio de uma interface de barramento CAN.

Os dois motores elétricos refrigerados a líquido instalados no eActros geram uma potência contínua de 330 kW e uma potência de pico de 400 kW. As baterias consistem em três (eActros 300) ou quatro conjuntos de baterias (eActros 400), cada um com uma capacidade instalada de 112 kWh1 e uma capacidade útil de cerca de 97 kWh2. Com quatro baterias, o eActros 400 tem uma autonomia de até 400 quilômetros3.

O eActros também consegue demonstrar suas vantagens em outras versões de carroceria, como um baú refrigerado da Kiesling. Para maior eficiência, a carroceria refrigerada altamente isolada possui uma parede divisória de deslizamento frio, o que reduz a necessidade de energia da unidade de refrigeração alimentada pela tomada de força do eActros em até 40% e, assim, aumenta a autonomia do caminhão elétrico. Ao final do uso, a estrutura também pode ser separada em materiais recicláveis como aço, madeira, espuma de poliuretano e alumínio.

eEconic totalmente elétrico para uso em serviços públicos

O eEconic, também apresentado no IAA Transportation deste ano, é tecnologicamente baseado no eActros. Ele celebrou sua estreia no final de maio na IFAT 2022 em Munique e entrou em produção em série na fábrica de Wörth em julho. O eEconic destina-se a cobrir a grande maioria das rotas típicas do Econic em operação de turno único sem recargas intermediárias. A transmissão elétrica permite um piso nivelado da cabina, o que facilita a subida pela cabina – uma vantagem particular se o motorista quiser sair pela porta do lado do passageiro no lado oposto ao do tráfego de veículos. O moderno e intuitivo Cockpit Multimídia também representa uma atualização significativa em comparação com o Econic convencional. Outro destaque do veículo é o para-brisa panorâmico, assim como o Thermocontrol (Controle Térmico) revestido e aquecido, que evita que o para-brisa embace devido às intempéries e, assim, aumenta a visibilidade da área de tráfego. Além disso, o para-brisas reduz o aquecimento do interior devido à luz solar. Grande vantagem de segurança no trânsito urbano: o eEconic inclui o Turn-Off Assistant S1R (Assistente de Desligamento) e o Emergency Brake Assistant (Assistente de Frenagem Emergencial) de quinta geração Active Brake Assist 5 (ABA 5 - Assistente Ativo de Frenagem) com detecção de pedestres como equipamentos de série.

Soluções digitais inteligentes para uso ainda mais eficiente

Mercedes-Benz Trucks disponibiliza aos seus clientes uma gama completa de soluções digitais através do Portal Fleetboard para maximizar a utilização de todos os modelos do eActros e do eEconic, para integrar os caminhões elétricos no seu dia-a-dia da melhor forma possível, para poupar tempo e esforço e tornar a mudança para a mobilidade elétrica o mais fácil possível. Isso inclui, por exemplo, gerenciamento de recarga desenvolvido individualmente para a criação de perfis de recarga e um diário de bordo com informações detalhadas sobre os tempos de condução, parada e recarga. Além disso, uma ferramenta de mapeamento mostra em tempo real onde um veículo está localizado, se está em movimento, parado ou carregando e o nível de carga da bateria.

O contrato de serviço Mercedes-Benz Complete também está disponível para o eActros e o eEconic para garantir a implantação ideal do veículo. O abrangente pacote de serviços cobre a manutenção em oficina e o reparo do veículo completo, incluindo a transmissão e as peças de desgaste. O contrato de serviço sempre inclui suporte intensivo ao cliente pelo Mercedes-Benz Uptime. O sistema inteligente registra todos os dados relevantes do veículo, desde a pressão dos pneus e do motor até o status da bateria. Neste contexto, o Mercedes-Benz Uptime já foi ampliado por mais de 200 regras específicas que monitoram continuamente os processos de recarga ou curvas de tensão em conexão com a bateria de alta voltagem, por exemplo. As informações também estão disponíveis por meio do novo portal do cliente baseado em nuvem. Ao conectar veículos, serviços Mercedes-Benz e empresas de transporte, as visitas às oficinas tornam-se mais fáceis de planejar e as avarias imprevistas podem ser significativamente reduzidas.

Consultoria especializada para mobilidade elétrica customizada

Independentemente da tecnologia de propulsão, todo investimento em um veículo comercial deve valer a pena para as empresas de transporte. Além disso, toda uma série de questões deve ser esclarecida com antecedência, especialmente em relação aos caminhões totalmente elétricos: em quais rotas posso usar veículos elétricos? E a infraestrutura de recarga? Que medidas estruturais e investimentos podem ser esperados para a recarga na garagem? Isso torna ainda mais importante não apenas vender um caminhão elétrico aos clientes, mas também acompanhá-los no caminho para a eletrificação de sua frota. Afinal, a e-Mobility (Mobilidade Elétrica) é mais do que apenas uma nova tecnologia. É precisamente por isso que a Mercedes-Benz Trucks integrou o eActros em um ecossistema holístico, que também inclui serviços de consultoria para uso eficiente do veículo e otimização do Custo Operacional Total (TCO).

Por exemplo, as rotas existentes são usadas para determinar o perfil de uso mais realista e significativo de caminhões elétricos para o respectivo cliente, a fim de determinar rotas que podem ser conduzidas com caminhões elétricos. Para além da eletrificação da garagem, todas as questões relativas ao planejamento, modalidades de aplicação e implementação relativas à infraestrutura de recarga, bem como à ligação à rede necessária, fazem também parte da chamada eConsulting (Consultoria em Eletrificação), conforme as necessidades do cliente. Para a recarga na garagem, a Mercedes-Benz Trucks trabalha em conjunto com a Siemens Smart Infrastructure e a ENGIE para a realização dos serviços elétricos e de instalação. Mediante solicitação, há também assistência na identificação de possíveis subsídios públicos para infraestrutura e veículos nos diversos países, regiões e cidades.

Para consultoria em infraestrutura de recarga, a Mercedes-Benz Trucks e sua parceira de projeto Netze BW, Divisão de Serviços, inauguraram um pátio de recarga para clientes em Wörth am Rhein. Os clientes do caminhão elétrico podem testar estações de recarga e conceitos de recarga de vários fabricantes no eTruck Charging Park (Pátio de Recarga de Caminhões Elétricos) e trabalhar com especialistas da Mercedes-Benz Trucks no local para desenvolver soluções de recarga personalizadas para suas aplicações específicas.

  • Clique AQUI para mais informações sobre o eTruck Charging Park.
  • Clique AQUI e acesse também o press release “PBT de 40 toneladas: eActros com reboque entra em ação nas estradas do norte da Floresta Negra, na Alemanha”.